Projeto distribui 2,8 mil livros sobre visibilidade de criança com deficiência

O projeto Conviver para Conhecer realiza, entre os dias 18 e 22 de outubro, a distribuição de 700 coleções de livros que abordam, de forma diversa e lúdica, a representatividade da criança com deficiência. O itinerário da ação passa por 11 escolas, de quatro Estados brasileiros – São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco – e, além dos livros, haverá também uma ação online de contação de histórias.

Com o objetivo de conscientizar sobre o potencial humano, artístico e afetivo da criança com algum tipo de deficiência, o projeto leva em consideração a necessidade de visibilidade e mostra a todos que, apesar das diferenças, as crianças podem e devem ocupar o mesmo espaço de respeito e oportunidades. Ao todo, serão 2,8 mil livros entregues.

A coleção é composta pelas obras: Lara Sol, a Menina Extraordinária, com foco na surdez; Pedro Valente, o Caçador de Palavras, sobre um menino que convive com a deficiência física; Ester, a Bailarina, que traz uma protagonista deficiente visual; e Davi, o Menino Trapezista, cujo personagem principal tem Síndrome de Down. A coleção ainda inclui o livro O Resgate do Reino de Faz de Conta, voltado aos professores.

Em paralelo, haverá uma programação de oficinas de contação de histórias para as crianças, com o objetivo de sensibilizá-las por meio dos diferentes assuntos abordados nos livros e também incentivar o hábito da leitura.

ACESSIBILIDADE Conviver para Conhecer tem ainda um app que disponibiliza, gratuitamente, o audiolivro de cada obra, com foco em possibilitar que pessoas com deficiência visual e intelectual tenham acesso à coleção. Para baixar basta clicar aqui (Android) ou aqui (iOS).

CONVIVER PARA CONHECER A iniciativa é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e tem patrocínio da empresa Ingredion Brasil, especialista no ramo de processamento e refino de ingredientes industriais, principalmente à base de milho.

A realização é da Renovarte Produtora Cultural, que promove projetos de transformação social e sustentável para formar pessoas por meio da valorização do ser humano, da criatividade, do desenvolvimento e da comunicação, e apoio da empresa Núcleo Cultural.

PROGRAMAÇÃO:
São Paulo (SP)
18/10 | 09h e 14h
Escola Estadual Prof. Ceciliano José Ennes

Balsa Nova (PR)
19/10 | 09h e 14h
Escola Municipal Irmã Rosalina
Escola Municipal Boleslau Liana
Escola Rural Municipal Itambé

São Gonçalo (RJ)
20/10 | 09h e 14h
EM Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra
EM Desembargador Ronald De Souza
EM Raul Veiga

Mogi Guaçu (SP)
21/10 | 09h e 14h
EMEF Antonio Giovani Lanzi
EMEF João Bueno Junior
EMEF Anira Franco De Campos Professora

Cabo de Santo Agostinho (PE)
22/10 | 09h e 14h
Escola Municipal José Clarindo Gomes


Projeto Conviver para Conhecer
Estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco
Data: de 18 a 22 de outubro
Público: estudantes de 6 a 10 anos de idade
Aplicativo: Android | iOS

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!