Projeto distribui 2,8 mil livros sobre visibilidade de criança com deficiência

O projeto Conviver para Conhecer realiza, entre os dias 18 e 22 de outubro, a distribuição de 700 coleções de livros que abordam, de forma diversa e lúdica, a representatividade da criança com deficiência. O itinerário da ação passa por 11 escolas, de quatro Estados brasileiros – São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco – e, além dos livros, haverá também uma ação online de contação de histórias.

Com o objetivo de conscientizar sobre o potencial humano, artístico e afetivo da criança com algum tipo de deficiência, o projeto leva em consideração a necessidade de visibilidade e mostra a todos que, apesar das diferenças, as crianças podem e devem ocupar o mesmo espaço de respeito e oportunidades. Ao todo, serão 2,8 mil livros entregues.

A coleção é composta pelas obras: Lara Sol, a Menina Extraordinária, com foco na surdez; Pedro Valente, o Caçador de Palavras, sobre um menino que convive com a deficiência física; Ester, a Bailarina, que traz uma protagonista deficiente visual; e Davi, o Menino Trapezista, cujo personagem principal tem Síndrome de Down. A coleção ainda inclui o livro O Resgate do Reino de Faz de Conta, voltado aos professores.

Em paralelo, haverá uma programação de oficinas de contação de histórias para as crianças, com o objetivo de sensibilizá-las por meio dos diferentes assuntos abordados nos livros e também incentivar o hábito da leitura.

ACESSIBILIDADE Conviver para Conhecer tem ainda um app que disponibiliza, gratuitamente, o audiolivro de cada obra, com foco em possibilitar que pessoas com deficiência visual e intelectual tenham acesso à coleção. Para baixar basta clicar aqui (Android) ou aqui (iOS).

CONVIVER PARA CONHECER A iniciativa é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e tem patrocínio da empresa Ingredion Brasil, especialista no ramo de processamento e refino de ingredientes industriais, principalmente à base de milho.

A realização é da Renovarte Produtora Cultural, que promove projetos de transformação social e sustentável para formar pessoas por meio da valorização do ser humano, da criatividade, do desenvolvimento e da comunicação, e apoio da empresa Núcleo Cultural.

PROGRAMAÇÃO:
São Paulo (SP)
18/10 | 09h e 14h
Escola Estadual Prof. Ceciliano José Ennes

Balsa Nova (PR)
19/10 | 09h e 14h
Escola Municipal Irmã Rosalina
Escola Municipal Boleslau Liana
Escola Rural Municipal Itambé

São Gonçalo (RJ)
20/10 | 09h e 14h
EM Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra
EM Desembargador Ronald De Souza
EM Raul Veiga

Mogi Guaçu (SP)
21/10 | 09h e 14h
EMEF Antonio Giovani Lanzi
EMEF João Bueno Junior
EMEF Anira Franco De Campos Professora

Cabo de Santo Agostinho (PE)
22/10 | 09h e 14h
Escola Municipal José Clarindo Gomes


Projeto Conviver para Conhecer
Estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco
Data: de 18 a 22 de outubro
Público: estudantes de 6 a 10 anos de idade
Aplicativo: Android | iOS

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!