5ª Edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura promovido pelo Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo apresenta a quinta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, programa lançado pela instituição em 2017, com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável, além de ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares. As atividades propostas serão totalmente gratuitas, online, e com opções para toda a família, de 16 a 24 de outubro. As inscrições foram abertas no último dia 8 e tem nova chamada a partir do próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), pelo site https://inscricoes.sescsp.org.br . Há também atividades livres, que não necessitam de inscrição prévia.

SESC SP
Material para GSAL – FT Dani Sandrini

A programação da quinta edição do projeto trará ao público diversos modelos de ações, como: oficinas, documentários, podcasts, palestras, bate-papos, meditação e cursos. Os temas estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades culinárias, à valorização das diferentes expressões da cultura alimentar e do uso de vegetais nas refeições, além da abordagem ao sistema alimentar de forma integral, entre outros. Dentre os destaques, estão iniciativas que tratam dos benefícios e aplicação de experiências de produção no campo, hortas, cozinha africana, indígena, pesca, empreendedorismo e agricultura urbana.

As atividades reúnem um time de nutricionistas, sociólogos, biólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, geógrafos, agricultores, pescadores e demais especialistas que possam colaborar com a educação alimentar de toda a população.
Desde 2017, as quatro edições anteriores do Experimenta! já levaram ao público mais de 900 atividades. Neste ano a programação será totalmente online, com atividades em salas virtuais, priorizando a troca de experiências em grupo, e contará também com outros conteúdos digitais que levantam pontos de vista sobre temas atuais relacionados à alimentação.

As transmissões das atividades acontecerão via canal do Sesc São Paulo no Youtube e redes sociais das unidades do Sesc, além de outras plataformas virtuais. Para saber mais acesse https://bit.ly/3EZuo6n

• DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Dia 17 – Domingo

Oficina
Mãozinhas na terra: Horta em casa para crianças
Nesta oficina virtual para crianças, serão apresentadas diversas dicas para o cultivo de alimentos a partir daqueles que já estão na nossa cozinha no dia a dia, como salsinha, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.

Ação Online Zoom
Das 10h às 11h
Com Canto da Horta (André de Marco e Andréia Pimentel Gurgueira).
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 18 – segunda-feira

Oficina
Do pescado ao peixinho panc: tradições e tendências alimentares no Vale do Paraíba
Nesta oficina, abordaremos a alimentação do Vale do Paraíba, visando um olhar para o consumo da tilápia, peixe tradicional e acessível na região, bem como os vegetais que complementam preparações com o mesmo.

Ação Online Zoom
Das 18h às 19h30
Com o Mato no Prato, grupo de empreendedorismo social.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 20 – quarta-feira

Palestra + meditação
Alimentação: vínculo e conexão com a vida
A alimentação vai além do alimento. A primeira relação que se faz em vida é com mãe, por meio da nutrição. Da mesma forma que o corpo materno sabe o que o bebê precisa, produz e fornece a ele via amamentação; a terra também sabe o que as pessoas que ali vivem precisam.

Com Renata Pinotti
Das 19h às 21h
Ao vivo, na plataforma Zoom.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br.

Dia 23 – sábado

Oficina
Cozinheirinhos da Diáspora
A Chef Aline Chermoula lança livro infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas. O livro é ilustrado para crianças e exalta ingredientes como abóbora, coco, inhame, batata doce, quiabo em receitas práticas. Reúne receitas de pratos inspirados na cultura culinária afro-ameríndia. A obra introduz também boas práticas de cozinha para que os pequenos aprendam quais são os cuidados necessários nesse ambiente da cozinha.

Ação Online – Zoom
Das 16h às 17h
Com a Chef Aline Chermoula, pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas.
Inscrições a partir de 15/10, em inscricoes.sescsp.org.br

•••
SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba+: sescsp.org.br/sobreosesc
•••

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!