5ª Edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura promovido pelo Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo apresenta a quinta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, programa lançado pela instituição em 2017, com o objetivo de promover a alimentação adequada e saudável, além de ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares. As atividades propostas serão totalmente gratuitas, online, e com opções para toda a família, de 16 a 24 de outubro. As inscrições foram abertas no último dia 8 e tem nova chamada a partir do próximo dia 15 de outubro (sexta-feira), pelo site https://inscricoes.sescsp.org.br . Há também atividades livres, que não necessitam de inscrição prévia.

SESC SP
Material para GSAL – FT Dani Sandrini

A programação da quinta edição do projeto trará ao público diversos modelos de ações, como: oficinas, documentários, podcasts, palestras, bate-papos, meditação e cursos. Os temas estão relacionados ao desenvolvimento de habilidades culinárias, à valorização das diferentes expressões da cultura alimentar e do uso de vegetais nas refeições, além da abordagem ao sistema alimentar de forma integral, entre outros. Dentre os destaques, estão iniciativas que tratam dos benefícios e aplicação de experiências de produção no campo, hortas, cozinha africana, indígena, pesca, empreendedorismo e agricultura urbana.

As atividades reúnem um time de nutricionistas, sociólogos, biólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, geógrafos, agricultores, pescadores e demais especialistas que possam colaborar com a educação alimentar de toda a população.
Desde 2017, as quatro edições anteriores do Experimenta! já levaram ao público mais de 900 atividades. Neste ano a programação será totalmente online, com atividades em salas virtuais, priorizando a troca de experiências em grupo, e contará também com outros conteúdos digitais que levantam pontos de vista sobre temas atuais relacionados à alimentação.

As transmissões das atividades acontecerão via canal do Sesc São Paulo no Youtube e redes sociais das unidades do Sesc, além de outras plataformas virtuais. Para saber mais acesse https://bit.ly/3EZuo6n

• DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Dia 17 – Domingo

Oficina
Mãozinhas na terra: Horta em casa para crianças
Nesta oficina virtual para crianças, serão apresentadas diversas dicas para o cultivo de alimentos a partir daqueles que já estão na nossa cozinha no dia a dia, como salsinha, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.

Ação Online Zoom
Das 10h às 11h
Com Canto da Horta (André de Marco e Andréia Pimentel Gurgueira).
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 18 – segunda-feira

Oficina
Do pescado ao peixinho panc: tradições e tendências alimentares no Vale do Paraíba
Nesta oficina, abordaremos a alimentação do Vale do Paraíba, visando um olhar para o consumo da tilápia, peixe tradicional e acessível na região, bem como os vegetais que complementam preparações com o mesmo.

Ação Online Zoom
Das 18h às 19h30
Com o Mato no Prato, grupo de empreendedorismo social.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br

Dia 20 – quarta-feira

Palestra + meditação
Alimentação: vínculo e conexão com a vida
A alimentação vai além do alimento. A primeira relação que se faz em vida é com mãe, por meio da nutrição. Da mesma forma que o corpo materno sabe o que o bebê precisa, produz e fornece a ele via amamentação; a terra também sabe o que as pessoas que ali vivem precisam.

Com Renata Pinotti
Das 19h às 21h
Ao vivo, na plataforma Zoom.
Inscrições a partir de 8/10, em inscricoes.sescsp.org.br.

Dia 23 – sábado

Oficina
Cozinheirinhos da Diáspora
A Chef Aline Chermoula lança livro infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas. O livro é ilustrado para crianças e exalta ingredientes como abóbora, coco, inhame, batata doce, quiabo em receitas práticas. Reúne receitas de pratos inspirados na cultura culinária afro-ameríndia. A obra introduz também boas práticas de cozinha para que os pequenos aprendam quais são os cuidados necessários nesse ambiente da cozinha.

Ação Online – Zoom
Das 16h às 17h
Com a Chef Aline Chermoula, pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas.
Inscrições a partir de 15/10, em inscricoes.sescsp.org.br

•••
SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba+: sescsp.org.br/sobreosesc
•••

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!