Programa Viagem Literária do Governo do Estado de São Paulo

Entre os dias 25 a 29 de outubro de 2021, as cidades de Monte Mor, Itu, Alumínio e São Paulo, no estado de São Paulo, recebem Allice Oliveira durante a terceira – e última – semana do 13º Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares, programa de estímulo à leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Iniciado em novembro do ano passado, continua de 4 a 29 outubro de 2021 em diversas cidades do estado.

contação de hitórias

As narrativas de Allice Oliveira permeiam o universo lúdico dos objetos sonoros, música e histórias e criam a atmosfera do ambiente ideal para uma viagem ao mundo do faz de conta. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, iniciou a carreira de atriz em 1994 e, desde 2005, dedica-se à arte de contar histórias.

“Em algum momento de nossas vidas, nos encontraremos com outras histórias que nos farão sentido e que poderão nos ajudar a compreender questões sobre a vida.”, diz a contadora que realiza oficinas e espetáculos em eventos culturais pelo Brasil e é idealizadora do III Encontro Nacional de Contadores de Histórias/MT. Em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o projeto Contos do Mato. Suas narrativas permeiam o universo lúdico dos objetos sonoros, música e histórias criam a atmosfera do ambiente ideal para uma viagem ao mundo do faz de conta.

Neste módulo – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.

Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.

Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

Confira o roteiro e locais de apresentação de Allice Oliveira no módulo Contação de Histórias: Contos Populares:

25.10.2021 | Monte Mor • 9h e 14h

26.10.2021 | Itu • 9h e 14h

27.10.2021 | Alumínio • 9h e 14h

29.10.2021 | São Paulo • 10h e 15h

Acesse o site do Viagens Literárias e confira a programação completa. https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!