Programa Viagem Literária do Governo do Estado de São Paulo

Entre os dias 25 a 29 de outubro de 2021, as cidades de Monte Mor, Itu, Alumínio e São Paulo, no estado de São Paulo, recebem Allice Oliveira durante a terceira – e última – semana do 13º Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares, programa de estímulo à leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Iniciado em novembro do ano passado, continua de 4 a 29 outubro de 2021 em diversas cidades do estado.

contação de hitórias

As narrativas de Allice Oliveira permeiam o universo lúdico dos objetos sonoros, música e histórias e criam a atmosfera do ambiente ideal para uma viagem ao mundo do faz de conta. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, iniciou a carreira de atriz em 1994 e, desde 2005, dedica-se à arte de contar histórias.

“Em algum momento de nossas vidas, nos encontraremos com outras histórias que nos farão sentido e que poderão nos ajudar a compreender questões sobre a vida.”, diz a contadora que realiza oficinas e espetáculos em eventos culturais pelo Brasil e é idealizadora do III Encontro Nacional de Contadores de Histórias/MT. Em 2009, recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, com o projeto Contos do Mato. Suas narrativas permeiam o universo lúdico dos objetos sonoros, música e histórias criam a atmosfera do ambiente ideal para uma viagem ao mundo do faz de conta.

Neste módulo – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.

Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.

Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

Confira o roteiro e locais de apresentação de Allice Oliveira no módulo Contação de Histórias: Contos Populares:

25.10.2021 | Monte Mor • 9h e 14h

26.10.2021 | Itu • 9h e 14h

27.10.2021 | Alumínio • 9h e 14h

29.10.2021 | São Paulo • 10h e 15h

Acesse o site do Viagens Literárias e confira a programação completa. https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!