Inspirado nas canções de Adriana Calcanhotto, musical infantojuvenil “Baile Partimcundum” estreia on-line

Aos 9 anos, quando Isabel saiu sozinha pela primeira vez, o lugar escolhido para visitar foi uma livraria. Agora, aos 12 anos, sua paixão por livros não diminuiu – e, em meio às histórias que lê, acaba descobrindo o primeiro amor no príncipe Alexandre, o menino que nasceu de um raio que veio do céu. Inspirado nas canções do disco “Partimpim 2”, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, o musical infantojuvenil “Baile Partimcundum” dá continuidade ao projeto iniciado com o espetáculo “Lá Dentro Tem Coisa” (2017), idealizado pelo ator e empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima. Com dramaturgia de Adriana Falcão e Matheus Torreão, a peça estreia sua versão on-line em 2 de outubro, com exibição via plataforma Sympla. A montagem tem direção de Renato Linhares e direção musical de Felipe Habib e Maíra Freitas.

Criado por Bia Junqueira, o cenário evoca o interior de um livro. Todo feito por papéis de texturas e cores diferentes (craft, vegetal e manteiga) e com poucos objetos cênicos, o cenário transita entre os universos da casa da protagonista e o da imaginação e dos sonhos. Ao contornar todo o palco de papéis, Bia propõe transformar o espaço nesses dois universos no decorrer da história. “Todo o entorno virou a capa, a estrutura do livro; e palco seria o miolo, onde se passam a história e as músicas”, diz. “O papel permitiu criar movimento. O papel, que é a casa da menina, se transforma no livro em que os personagens entram. Sempre transitando entre o real e o onírico.”

Com diferentes estampas e cores, os figurinos remetem a uma grande brincadeira surrealista. A figurinista Karen Brusttolin buscou no ambiente da casa da família o ponto de partida para a criação das peças. “Para a criança, a roupa se transforma e tudo é possível. Com um lençol, ela pode virar um herói”, diz. A maior parte das peças são originais de figurinos de cinema entre os anos 60 e 80.

Idealizador do projeto, Felipe Heráclito Lima ressalta a importância de levar para a cena infantojuvenil temas como o primeiro amor e as novas formações familiares. “Como é se apaixonar por um personagem inventado, que só existe no mundo da imaginação? De certa forma, quando a gente se apaixona por uma pessoa, a gente também fantasia, vai colocando nela os adjetivos que a gente projeta”, acredita. “Ainda estamos vivendo um momento delicado no retorno do teatro presencial e achamos que seria mais apropriado continuar essa história no formato on-line. O texto da Adriana Falcão vai ao encontro com essa proposta híbrida do teatro produzido com recursos do cinema”, diz.

A HISTÓRIA – Com dramaturgia de Adriana Falcão e Matheus Torreão, a peça foi criada a partir das músicas do disco “Partimpim Dois”. Assim como em “Lá Dentro Tem Coisa”, Isabel é o fio condutor dessa nova história. Aqui, a menina cuja paixão por livros permanece viva, tem duas mães e descobre-se apaixonada por Alexandre, o herói um pouco inseguro e um tanto misterioso de uma das histórias que leu.

O universo da peça transita entre a casa de Isabel e o Reino do Partimcundum, onde vive o príncipe Alexandre. Certa noite, a menina é surpreendida pelo cavalo Aristócrates, fiel escudeiro do príncipe Alexandre, na janela do seu quarto, com um pedido de ajuda para encontrar o jovem nobre, que sumiu no dia de sua coroação – e o Leão é o principal suspeito de tê-lo raptado. Isabel, então, aceita ir para o Reino Partimcundum com Aristócrates em busca do príncipe desaparecido. A partir desse momento, ela entra no livro e começa a contar essa história junto com os personagens. Em meio a sua aventura, ela passa pelo mágico Poço de Partimcundum, onde todos os desejos se realizam, o Bosque das Alfaces e a Toca do Leão.

Espetáculo on-line: “Baile Partimcundum”.

Temporada: De 02/10 a 28/11.

Dias e horários: Sábados e domingos, às 17h.

Local: Exibição via plataforma Sympla

Ingressos: Sympla – R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)

https://www.sympla.com.br/produtor/sevenxproduesartsticas

Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Gênero: Musical infantojuvenil.

Teaser

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!