PinaFamília digital usa a libras para falar de obra arte e propor atividades

No mês das crianças, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga o vídeo do mês de outubro do PinaFamília digital em libras, ampliando o acesso à arte para mais públicos. A produção já está disponível no site e redes sociais da Pina. 


Utilizando a Língua Brasileira de Sinais, o Núcleo de Ação Educativa aborda as histórias por trás de dois trabalhos do acervo do museu: Infância de Giotto, 1895, de Oscar Pereira da Silva, e Carnaval em Madureira, 1924, de Tarsila do Amaral.

Além disso, com base nos cenários encontrados nas obras, o telespectador pode aprender quais gestos, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, representam os seguintes elementos: menino, pedra, cabra, chapéu, planta, flauta, Carnaval, crianças, mulheres, cão e balão.

A atividade lúdica não para por aí, e ainda Inspirado nas telas de Tarsila do Amaral e Oscar Pereira da Silva, o educativo propõe que o telespectador desenhe o seu passatempo favorito ou até mesmo caminhe até uma janela e pinte uma paisagem ou alguma situação rotineira com base na sua observação.

O vídeo-oficina também é um convite para que todos possam visitar o museu, onde os trabalhos estão expostos na mostra Pinacoteca: Acervo. Aos sábados, a entrada é gratuita, mesmo assim, é preciso reservar pelo site www.pinacoteca.org.br.

O Pinafamília digital começou em abril deste ano e os vídeos abordam sempre obras da coleção do museu. Os novos conteúdos são divulgados no segundo domingo de cada mês.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset Management, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.

PinaFamília digital

Vídeo-oficina em libras – https://www.youtube.com/watch?v=Cbt46jBXwl8

Todo segundo domingo do mês tem vídeo novo em https://www.pinacoteca.org.br e youtube/pinacotecadesaopaulo .

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!