Bachiana Filarmônica SESI-SP faz concerto, com João Carlos Martins, para crianças apoiadas pela ABCP

A Bachiana Filarmônica SESI-SP vai se apresentar no dia 19 de novembro, sexta-feira, sob regência do renomado maestro João Carlos Martins, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Projeto Alvo Certo, da Associação Beneficente e Comunitária do Povo (ABCP), bem como suas famílias. A previsão é de que o evento, na Vila São José, Região Sul da capital paulista, seja assistido por 500 pessoas.

“Um dos grandes objetivos do projeto é levar a cultura para crianças e adolescentes que têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de espetáculo. A orquestra Bachiana Filarmônica é formada por alguns dos melhores profissionais do Brasil e regida pelo renomado maestro João Carlos Martins, o que será uma excelente oportunidade para que tenham contato com a música clássica”, afirma o presidente da ABCP, Helcio Honda.

A entidade, por meio do Projeto Alvo Certo, tem incentivado cada vez mais o acesso a iniciativas culturais. Em setembro, firmou convênio com o Instituto Artium de Cultura, para a doação de mil ingressos da peça infanto-juvenil “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, no Teatro Renault, em São Paulo. As entradas foram doadas a crianças que moram nas localidades de Grajaú e Vila São José, na Região Sul da cidade de São Paulo.

“A ABCP tem o objetivo tanto de levar as atividades culturais para essas regiões, como no caso da orquestra, quanto de proporcionar espetáculos de difícil acesso às crianças e adolescentes, como a peça teatral”, afirma Honda.

A orquestra

A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004, na prestigiada Sala São Paulo. Depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e outros compositores, apresentou-se nos mais importantes auditórios de concertos do Brasil e no exterior. O grupo gravou as Suítes Orquestrais de Bach, que são obras precursoras das grandes sinfonias compostas nos séculos seguintes.

Em 2006, o renomado maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que tinha por objetivo trabalhar na evolução musical de musicistas iniciantes e, ao mesmo tempo, democratizar a música clássica, com apresentações para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto.

As apresentações estenderam-se desde pequenas cidades, como Sobradinho, até comunidades mais carentes, por meio da série de concertos em todos os CEUs da capital paulista e diversas escolas públicas e praças pelo Brasil afora. A Bachiana Jovem também gravou sob a regência do maestro o CD “Paixões”, com diversas faixas em que ele volta ao piano.

Em 2009, as duas orquestras fundiram-se, formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo composto por alguns dos melhores profissionais brasileiros e jovens que se destacaram sobremaneira no universo da música clássica no Brasil, no total de 65 integrantes. Naquele ano, foi adotada pelo SESI-SP, formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil.

A ABCP

Fundada em 2007, a ABCP atua na promoção da reintegração social. Busca o resgate da dignidade e autonomia de pessoas em situação de rua e ampliação da visão de mundo para crianças e adolescentes da periferia de São Paulo.

Além do trabalho com a população de rua, ao longo dos anos foram desenvolvidos projetos com famílias, crianças e adolescentes, gestantes em situação de vulnerabilidade e famílias em processo de adoção, por meio de atendimentos sociais, concessões de cestas básicas, palestras, cursos de capacitação e oficinas de esportes e cultura.

O Objetivo do Programa Alvo Certo é promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo uma visão de mundo baseada no ensino, amizade, amor e respeito, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares.

Concerto da Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo

Espetáculo gratuito

Quantidade: 500 pessoas

Rua Elvira Garrelli Wafae, 355 – Vila São José (Cidade Dutra), São Paulo – SP

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!