Parques e atrações abrem as portas para Dia Nacional da Pessoa com Deficiência 2021

No início de dezembro, entre os dias 6 e 10, parques e atrações turísticas associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) abrirão suas portas para comemorar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD). O evento foi idealizado pelo Sindepat e entra em sua 11ª edição em 2021, depois de um ano de interrupção, por conta da pandemia de Covid-19. Vinte parques e atrações já confirmaram participação na semana comemorativa, recebendo gratuitamente pessoas com deficiências e seus acompanhantes para momentos de muita diversão. A ação conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), que convida seus associados a se juntarem às comemorações.

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Cada parque ou atração turística escolhe um dia entre os sugeridos pelo Sindepat para comemorar a data, que celebra a inclusão. “Trabalhamos muito para que todos tenham a oportunidade de experimentar a alegria que nossos parques e atrações podem oferecer. Infelizmente, a pandemia não permitiu que a ação fosse realizada em 2020, mas estamos muito felizes em poder receber novamente esse público tão especial”, diz o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal. “Depois de tudo que vivemos nos últimos tempos, entendemos que o lazer é direito de todos e fundamental para nosso bem-estar. Nosso trabalho diário é para que todos tenham a oportunidade de vivenciar a emoção e alegria dos nossos empreendimentos”, completa.

“Sabemos que muitas crianças, jovens e adultos com deficiências conhecem os parques pela primeira vez durante o DNPD”, acrescenta a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri. “Depois de meses tão difíceis que enfrentamos, acredito que a edição deste ano será ainda mais especial. Prova disso é que temos muitos associados participando pela primeira vez, como o parque aquático do Tauá Atibaia, no interior de São Paulo, e a Turismo Itaipu, em Foz do Iguaçu”, destaca.

Para ampliar o número de pessoas atendidas, alguns parques e atrações optaram por celebrar a data em mais de um dia, como o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), que realizará a ação durante toda a semana. No Rio de Janeiro, o BioParque e o AquaRio, administrados pelo Grupo Cataratas, também receberão visitantes convidados quatro dias da semana. “Fizemos esse convite a nossos associados ainda neste mês, acompanhando os números da pandemia e da vacinação, e ficamos muito satisfeitos com a rápida aceitação por parte deles”, conta Carolina. “Duas dezenas de parques já confirmaram participação, mas acreditamos que esse número ainda vá aumentar até a realização do evento”, completou.

Como funciona

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado em 3 de dezembro. O objetivo é valorizar a inclusão e as diferenças. Instituições e ONGs inscrevem-se junto aos parques e atrações turísticas para participar da ação promovida pelo Sindepat. A entrada é gratuita e cada parque ou atração é responsável pelas atividades oferecidas aos visitantes e seus acompanhantes.

“Temos muito orgulho em apoiar essa ação desde o seu lançamento, pois acreditamos que com ela muitos podem ter uma experiência única, que irá gerar memórias afetivas”, diz a presidente da Adibra, Vanessa Costa. “Isso, somente um parque de diversões pode proporcionar, independentemente do tipo de parque, seja aquático, temático, itinerante ou um centro de entretenimento familiar dentro de um shopping. Algumas das vantagens do nosso setor são a pluralidade e a abrangência nacional”, conclui Vanessa.

Conheça os parques/atrações com participação confirmada neste ano:

CEARÁ

Beach Park

GOIÁS

Hot Park

PARANÁ

Blue Park Foz

Marco das Três Fronteiras

Parque Nacional do Iguaçu

Turismo Itaipu

PERNAMBUCO

EcoNoronha

RIO DE JANEIRO

AquaRio

BioParque do Rio

Bondinho Pão de Açúcar

Paineiras-Corcovado

SANTA CATARINA

Beto Carrero World

FG Big Wheel

Oceanic Aquarium

Parque Unipraias

SÃO PAULO

Magic City

Playcenter Family

Playland Osasco

Tauá Atibaia

Wet´n Wild

Sobre o SINDEPAT – Fundado em 2003, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Representamos e defendemos os interesses do setor juntos aos Poderes Legislativos e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para o crescimento contínuo dos negócios (www.sindepat.com.br).

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!