Black Friday: um check list para não cair em ciladas

Um evento que já está consolidado no calendário anual do consumidor, a Black Friday, que este ano acontece em 26 de novembro, é aguardada com muita expectativa pelo consumidor. Já para o comerciante, no entanto, apesar das previsões serem positivas em relação às vendas de forma geral, não será fácil aplicar grandes descontos, visto que a inflação e o dólar em alta, somados à pandemia ainda em vigor, assombram as margens de lucro. É o que explica Valéria Guerra, docente do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, especialista em comércio eletrônico.

black friday
glowing yellow neon lights black friday background

Para ela, o consumidor pode esperar boas ofertas em livros, e-books, itens que costumam valer muito a pena nesta época do ano. Assim como roupas, acessórios, calçados e eletrônicos. “Não espere grandes descontos em eletrodomésticos, principalmente na linha branca”, enfatiza.

A crise econômica acende um alerta para o consumidor também durante a Black Friday. É preciso atentar-se aos valores reais dos produtos para não cair em ciladas na hora das compras on-line. A dica é fazer uma extensa pesquisa em diversos sites, comparando preços e condições de pagamento. “Pesquise com antecedência e faça prints das promoções para comparar depois, evitando cair naquelas ofertas ‘tudo pela metade do dobro do preço’.

Abaixo, a especialista preparou um check list para você realizar antes de suas compras online e aproveitar a Black Friday sem transtornos posteriores:

• Em primeiro lugar, lembre-se de atualizar o antivírus do seu computador ou celular.

• Verifique certificados de segurança das plataformas. Sites seguros normalmente começam com Https. Este “s” indica que a sua conexão com o site é feita de forma segura e seus dados não serão roubados.

• Cuidado com links encurtados: eles costumam aparecer no WhatsApp, Facebook e em e-mails. Acesse diretamente o site oficial pelo navegador.

• Não use redes Wifi públicas, como as que existem em aeroportos, shoppings, bares e restaurantes.

• Cheque as informações da loja, como Razão Social, CNPJ, endereço e telefone.

• Antes de comprar, visite sites como Procon e Reclame Aqui para verificar as referências das lojas: cheque se existem ou não reclamações sobre os produtos, condições de pagamento, promessas mágicas, entregas etc.

• Observe se o produto desejado ainda está em linha. Isto vale para computadores, celulares, roteadores e objetos de maior valor.

• Para produtos perecíveis, verifique a data de validade.

• Atenção redobrada para produtos seminovos: verifique garantias e especificações técnicas.

• Desconfie se o mesmo produto está sendo vendido por um preço muito superior nos demais comércios eletrônicos.

• Verifique se o valor do frete não está embutido no valor do produto e preste atenção se o frete não é maior do que o valor do produto.

• Por fim, não caia na tentação da compra por impulso. Pense sempre na finalidade que você dará ao objeto e se realmente precisa dele. Isto é sustentabilidade!

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!