Último episódio da Expedição Brasiliana vai ao ar neste fim de semana

No dia 11, sábado, às 11h, o público se despede da quarta temporada da Expedição Brasiliana, que é encerrada neste sexto episódio, chamado Um presente para lúcio. Segue em cartaz, no Palco Virtual, a peça Memória do Futuro, em que duas artistas bonequeiras acreditam ser possível viajar para o tempo que ainda virá. O espetáculo fica disponível até 2 de janeiro, com Libras e audiodescrição.

Ainda, para todas as idades, até o dia 27 de fevereiro o respeitável público pode se encantar com a magia, as cores e sons do circo, na última Ocupação do ano, dedicada exclusivamente à vida, obra e carreira do palhaço e empreendedor circense Benjamim de Oliveira (1870-1954). Em um espaço ambientado no circo, alegre, colorido e com a rica história de Benjamim, este é um ótimo passeio para se fazer com crianças. Mais informações sobre a Ocupação podem ser acessadas no press kit da mostra: https://www.itaucultural.org.br/presskit/ocupacao-benjamim-de-oliveira/

Expedição Brasiliana
No último episódio desta temporada, Joca está em sua casa concentrado, escrevendo canções, quando de repente tem uma dúvida, como se estivesse esquecendo alguma coisa. Ao checar a data no celular, ele lembra: é aniversário de Lúcio, seu melhor amigo. Por um momento, o rapaz fica aflito, mas logo começa a pensar no que fazer para presenteá-lo. Joca ensina então, a fazer uma caixinha de recordações para oferecer para pessoas queridas. Todos os episódios dessa e das outras temporadas ficam disponíveis na íntegra, com Libras, no Youtube da organização para serem vistos a qualquer momento.

Junto dos episódios, vai ao ar semanalmente uma tirinha para quem quiser colorir e se divertir ainda mais. Agora, no final de mais uma jornada, o público pode reuni-las conectando todos os vídeos da temporada.

Com novo formato, nos seis episódios desta temporada da Expedição Brasiliana, o público acompanhou a trajetória do personagem Joca e seu amigo Lúcio, ambos interpretados por Joelson Oliveira, ator e educador da organização. O primeiro é um jovem do interior, músico e poeta, conectado com a natureza e a arte. O outro, é ligado à ciência e à matemática. Juntos, constroem itens que revelam seus vínculos com a arte e a natureza. A série explora aspectos da Coleção Brasiliana, que tem um recorte exposto permanente no Espaço Olavo Setúbal, de maneira lúdica e divertida para crianças e familiares.

Palco Virtual
Em Memória do Futuro, as personagens Escuta e Cordelina acreditam ser possível mandar uma mensagem para o que está para acontecer. Elas têm essa crença pois entendem que o futuro está dentro de cada pessoa, só é preciso escutá-lo. Com orelhas e coração atentos, as artistas Juliana Notari, selecionada na edição de 2019-2020, do Rumos Itaú Cultural, com o projeto 20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto, e Odília Nunes trazem, neste primeiro trabalho juntas, uma ponte de encantamento para mostrar que se pode renascer todos os dias. O espetáculo fica disponível até dia 2 de janeiro com Libras e audiodescrição.

Sobre as intérpretes
Juliana Notari neste ano completou 20 anos dedicados à pesquisa, criação e pedagogia nas artes das marionetes. Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou mais de 30 obras, dezenas de festivais, blocos e cabarets e centenas de oficinas, realizando turnês por Brasil, México, Bolivia, Argentina, Colômbia, Espanha, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros.

De 2013 a 2019 foi gestora do Condomínio Cultural, em São Paulo. É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea, ao lado de Cleber Laguna e Marcia Fernandes, da Cia Mevitevendo. Em 2020, com a crise causada pela pandemia do Covid 19, realiza a minissérie audiovisual experimental SELVA, ao lado da artista e jornalista Laura Corcuera e do editor Yuri de Francco. Em 2021-2022 realiza o projeto 20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Odília Nunes é palhaça, atriz, dramaturga, cordelista e produtora cultural do sertão do Pajeú, no Pernambucano. Realiza, desde 2015, o projeto No Meu Terreiro Tem Arte que compartilha artes integradas em comunidades rurais.

SERVIÇO:
Expedição Brasiliana
Dia 11 de dezembro, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre

Memória do Futuro
Disponível até 2 de janeiro
Duração: 20 minutos
Classificação: livre

Ficha técnica
Criação geral, dramaturgia e interpretação: Juliana Notari e Odilia Nunes
Montagem e finalização: Jaime Guimarães
Mixagem: Romero Coelho

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!