Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil visa atender mais comunidades em 2022

Em um ano marcado por números exorbitantes da pandemia da COVID-19 e pelo aumento da desigualdade social, que fizeram com que o Brasil voltasse a ter a fome como um problema estrutural, a Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil retoma suas ações presenciais com o “Ocupa Riso – Da Tela pra rua”, projeto financiado pelo Sida através do Forum Civ, em colaboração com a Clowner Utan Granser – Palhaços Sem Fronteiras Suécia.

Com atividades gratuitas, as seis companhias de palhaçaria: Gira Gira Brincadeiras, Rainhas do Radiador, Catappum, Cia dos Tortos, Cia Pé no Asfalto e Teto, Trampo e Tratamento, realizaram 16 espetáculos alcançando cerca de 840 pessoas de diferentes comunidades e ocupações por moradia.

Os coletivos artísticos buscaram, por meio da palhaçaria e do circo, estabelecer um encontro cheio de acolhimento e afetividade para as populações que foram fortemente impactadas pela pandemia e pela invisibilidade causada em razão do aumento da desigualdade social no nosso país.

Inspirando a população através do riso e servindo de alento para crianças, jovens, pais, mães e outras pessoas cuidadoras, o projeto incentiva a ressignificação do espaço público para que as pessoas possam rir e se divertir juntas, como uma forma de resistir a tantas adversidades.

“As comunidades nos recebem com muito carinho, alegria e se mobilizam para que as apresentações aconteçam da melhor forma possível. Buscam cadeiras, limpam o espaço, convidam outras pessoas para participar. Esse movimento gera curiosidade e agita a comunidade toda! Escutamos histórias, as crianças tentam fazer igual o que acabaram de assistir. E neste momento de retomada das ações presenciais, temos notado uma grande necessidade nessa troca de experiências, afetos e boas risadas, tanto que, ao final das apresentações, o que mais ouvimos é: “Quando vocês voltam?”, comenta Aline Hernandes, coordenadora do Ocupa Riso.

A ações foram realizadas no Jardim São Marcos e Jardim Santa Júlia, em Itapecerica da Serra; Parque Imigrantes, Aldeia Guyrapaju e Aldeia Brilho do Sol, em São Bernardo do Campo; Jardim Oratório, Vila Mercedes e Vila Bocaina, em Mauá; Cracolândia, Quebrada da Malvina, Sapopemba, Ocupação Jardim do Pinheiral e Ocupação Jardim da União, em São Paulo e Ocupação Esperança, em Osasco.

“O Ocupa Riso surgiu em 2016, como um projeto constante de diálogo com as populações que vivem na luta pela garantia de seus direitos de moradia e de vida digna. As apresentações de circo são realizadas uma vez por mês, de forma contínua e rotativa, em cerca de 15 territórios da grande São Paulo. Acompanhar os desenvolvimentos dessas lutas é um privilégio que temos ao realizar esse projeto e uma troca de imenso valor para a organização”, finaliza Aline Hernandes.

Utilizando metodologias adotadas em contextos de emergência humanitária em todo o mundo para atuar com crianças e pessoas adultas que possuem o trato direto com elas, o projeto faz do riso um potente instrumento de transformação social coletiva.

Em 2022, além de ampliar o alcance do projeto “Ocupa Riso” para outros estados com mais populações em situação de vulnerabilidade social sendo atendidas, a organização está planejando ações em diversas frentes, visando desde fortalecer o setor cultural, também fortemente impactado pela COVID-19, com ações de formação, empregabilidade e geração de renda, até ações humanitárias dentro e fora do país.

Por isso, a organização convida pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fortalecer esta rede a participar desta campanha natalina de arrecadação de fundos para 2022.

Entre as ações da campanha, no dia 22 de dezembro de 2021 (quarta-feira), às 19:00, a organização promove em sua página do Facebook a live “O Riso que transcende Fronteiras”, com participação do Pastor Henrique Vieira, teólogo; pastor; ator; pesquisador da arte do palhaço; professor; cientista social; historiador e escritor. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Em maio, lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução”.

Para participar da Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil basta acessar o site http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/ e fazer a sua colaboração.

Uma grande oportunidade de colaborar com essa organização que através do riso vem transformando realidades ao inspirar pessoas a expandirem sua capacidade de resistir na adversidade, promovendo acolhimento e ferramentas de fortalecimento da saúde mental e emocional.

Sobre a ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil são uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016, tornando-se a primeira organização da América Latina a ser aceita como integrante da organização internacional Clowns Without Borders International (CWBI), entidade mundialmente reconhecida que nasceu na Espanha em 1993 e hoje está em catorze países.

Desde sua fundação no Brasil, em 2016, a organização realizou 387 espetáculos e 47 oficinas (para crianças, artistas e trabalhadores sociais). Já realizou projetos na Nicarágua, Saara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce (ES e MG), Ocupações e Favelas em São Paulo, terras Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul, México, Altamira e Venezuela, entre outros, beneficiando mais de 309 mil pessoas diretamente.

Saiba mais em: www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil e www.instagram.com/palhacossemfronteiras

SERVIÇO: Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Para colaborar com a Organização acesse: http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/

Live: O Riso que transcende Fronteiras

Participação especial: Pastor Henrique Vieira

Dia 22 de dezembro de 2021 (quarta-feira) – Horário: 19:00

Onde assistir: Facebook dos Palhaços Sem Fronteiras – www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!