Theatro Municipal SP: Música clássica, teatro de bonecos e animação para crianças

Uma nova experiência musical e visual para as crianças vai ao ar no canal do youtube do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP), no dia 26 de dezembro, com a exibição de “Pedro e o Lobo”. No vídeo é possível conferir animações produzidas pelo Giramundo e música da Orquestra Experimental de Repertório (OER) em cenas gravadas durante apresentação no TMSP.



“Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, é a peça mais apresentada do grupo mineiro de teatro de bonecos. Mas, dessa vez, o espetáculo está diferente! Os bonecos a fio foram transformados em bonecos digitais e animados para se movimentarem em sincronia com a música. O resultado é o primeiro espetáculo do Giramundo apresentado sem marionetistas.

“A nova versão de Pedro e o Lobo marca uma importante fase na história do Giramundo em que estamos nos aprofundando cada vez mais na animação. Embora o grupo já desenvolva trabalhos no meio desde de 2006, foi em 2021 que nós produzimos os dois projetos mais longos e complexos em cinema de animação. O “Pedro e o Lobo” é um deles, e o filme “O Pirotécnico Zacarias” é outro”, é o que declara Ulisses Tavares, um dos diretores do grupo.

Parte desse mergulho no cinema de animação é uma resposta aos desafios causados pela pandemia, com a restrição aos espetáculos presenciais, e outra parte é a curiosidade pelo movimento e por novas formas de fazer teatro de bonecos, que está na essência do Giramundo.

A nova montagem mantém os propósitos da peça musical de Prokofiev, de 1936, de aproximar as crianças das diversas sonoridades componentes de uma orquestra, associando timbres e naipes de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão) a cada um dos personagens da história.

Os concertos têm a regência dos maestros Jamil Maluf e Thiago Tavares, direção de Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, produção do Theatro Municipal de São Paulo, animação e vídeo do Estúdio Giramundo e design de bonecos originais de Álvaro Apocalypse.

Sobre o Giramundo:

Com 50 anos de atuação, o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. Com 38 montagens realizadas, cerca de 1500 bonecos já ganharam vida pelas mãos do grupo – criados com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, eles atuaram nos espetáculos ou posaram para os visitantes, no museu, quando não estavam em ação. O Giramundo já marcou presença em 13 estados brasileiros e 11 países estrangeiros.


SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.


O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.


Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.


Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.


Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

  • Mais Acessados
  • Arquivo

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!