Espetáculo Diário de Pilar na Grécia

A comédia infantil conta a história de Pilar, uma menina aventureira e curiosa. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu seu pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida antes mesmo dela nascer. Um dia, seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela, morrendo de saudade, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia que seu avô não voltará mais de lá. Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Ao embarcar para a Grécia em sua rede, vive histórias incríveis acompanhada de seu amigo Breno e de seu gatinho Samba.

Com muitos prêmios na bagagem e uma temporada internacional, o espetáculo Diário de Pilar na Grécia desembarca em São Paulo no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, no dia 6 de agosto.

Idealizado e estrelado pela atriz Miriam Freeland, é a primeira adaptação para o teatro de um dos selos literários mais vendidos no país, a série Diário de Pilar, da escritora Flavia Lins e Silva, com mais de 600 mil leitores.

No elenco também estão Roberto Bomtempo, Pedro Monteiro, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Viviana Rocha, Ana Amélia Vieira e Symone Strobel, que assina a adaptação e direção.

A peça segue em cartaz até 11 de setembro, com sessões aos sábados e domingos, às 15h.

Assim como sua protagonista, a peça também viajou. Ela estreou em 2018 no Rio de Janeiro, quando ganhou importantes prêmios: melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor texto adaptado no Prêmio CBTJ de Teatro para Crianças; e melhor espetáculo, melhor atriz e melhor ator no Prêmio Botequim Cultural.

Depois disso, ganhou uma montagem em Portugal, com um elenco misto de brasileiros e portugueses, e foi muito bem recebida no país europeu. Além das sessões comerciais, no Brasil, a produção apresentou a peça para alunos de escolas públicas e ONGs, e Miriam visitou mais de 40 escolas para promover também um bate-papo sobre a série de livros e o fomento da literatura infantil. Agora, quatro anos depois da estreia, ela volta ao Brasil com o elenco original.

A peça é um convite para que o público embarque junto com a protagonista. Com um texto leve, ágil e divertido, ela conta histórias e curiosidades sobre a civilização e a mitologia gregas, seus deuses e heróis mais famosos. Mas também convida a uma jornada de introspecção e sentimentos e ensina o valor da amizade e da coragem.


“Eu me apaixonei pelo livro quando a minha filha mais velha, que tem 23 anos, estava com 10, e nós iríamos fazer uma viagem longa sozinhas. Achei que Diário de Pilar na Grécia poderia ser nosso grande companheiro de viagem e inspirar a Maria Helena. Durante a viagem, quando estava lendo pra ela na cama de noite, aquela coisa de mãe e filha, eu simplesmente comecei a chorar e ela também. A gente ficou emocionada com a história. Não posso dar spoiler, mas foi assim que eu me encantei”, conta.

A autora do livro, Flávia Lins e Silva, também é a escritora por trás do fenômeno infantil DPA – Detetives do Prédio Azul, com adaptações exitosas para o cinema e a televisão. “Flávia Lins e Silva é uma autora extremamente sofisticada. Ela expõe em suas obras uma rica pesquisa e oferece ao seu público possibilidades de conhecimento e acesso raro na literatura brasileira atual”, diz Freeland.

A atriz se tornou fã da série e comprou a coleção inteira. Se aproximou da autora quando ela foi assistir a uma peça que Miriam e Bomtempo protagonizavam. Freeland tinha muita vontade de transformar o Diário de Pilar em um projeto audiovisual. Foi durante uma prática budista, em 2015, que veio a ideia de criar então uma peça. Com carta branca da escritora, Miriam resolveu ela mesma produzir o espetáculo, com a ajuda da educadora e diretora Symone Strobel. “Foram três anos para captar recursos porque eu acreditava que o projeto precisava de um investimento grande para que a gente pudesse criar o mesmo encantamento que o livro cria no leitor”, conta.

O maior desafio de adaptar a história para os palcos foi condensar toda a história. “Conseguimos manter a essência, emoção e o humor que a história tem, a forma pilaresca de viver, que é alegre, otimista e corajosa”, diz Freeland. Para ela, é justamente essa lição de vida da protagonista que faz tudo valer a pena. “Ela não paralisa diante dos medos e das dificuldades. Ela tem fé e vai à luta é uma heroína. A história é uma saga de herói. Eu brinco que esse personagem tocou em mim num lugar que eu acho que o mundo precisa, que é pensar num futuro melhor e não ficar paralisado diante dos medos e das inseguranças que a vida tem.”

Para criar este mundo mágico no palco, a diretora desafiou a cenógrafa Natália Lana e o técnico de luz Felipe Lourenço a montarem tudo apenas com elementos teatrais, sem trabalhar com projeções ou outros artifícios. “A gente queria que tivesse uma luz bem poderosa, que tivesse efeitos. Porque viajar para a Grécia no teatro com uma rede mágica, andar num cavalo Pegasus e voar pelos ares até o Olimpo não era fácil, né? A Natália foi muito feliz com o cenário dela, muito criativo e muito bonito esteticamente”, conta. Além disso, o cenário também conta com ilustrações originais do livro, assinadas pela Joana Penna. “É como se a criança tivesse a sensação de realmente estar ali num 3D, com a visão de que o livro está realmente se abrindo diante do espectador. E mesmo quem não conhece fica muito encantado.”

A idealizadora destaca que a história, apesar de acompanhar personagens infantis, tem ensinamentos para toda a família. “Como mãe, eu queria muito provocar e atrair os pais, que os adultos que estivessem na plateia embarcassem no humor e também na emoção que o espetáculo promove. E a gente comprovou, tanto no Brasil quanto em Portugal, que ele tem essa força.”

Diário de Pilar na Grécia
Estreia dia 6 de agosto de 2022, sábado, às 15h.
Temporada: 6 de agosto a 11 de setembro – Sábados e domingos, às 15h.

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$40 (meia-entrada).

Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Capacidade: 769 lugares.

TEATRO DAS ARTES – Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, Loja 409, Pinheiros, São Paulo, SP.

Bilheteria: De terça a domingo, das 13h15 às 20h.

Vendas online pelo site Sympla. Informações: (11) 3034-0075.

http://teatrodasartessp.com.br/peca/diario-de-pilar-na-grecia/

ATENÇÃO
Obrigatória a apresentação do passaporte da vacina com pelo menos 2 doses.

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!