Itaú Cultural tem atividades online e presencial para as crianças no primeiro fim de semana do mês, com peça e aula de bonecos de jornal

No primeiro fim de semana de junho, dias 4 e 5, a família tem três opções de atividades para curtir na programação do Itaú Cultural: o IC para Crianças, o Palco Virtual para Crianças e o Arte na Rua. As duas primeiras são atividades online, disponíveis em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural.

Nelas, os participantes aprendem a criar mini cenários, bonecos e figurinos, com a educadora e historiadora Jéssica Nascimento, e assistem o espetáculo Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido. A terceira, como o nome sugere, é presencial e conta com a apresentação da performance Concerto para La Ursa, da Cia. Brasílica.

IC para Crianças

A Construção de Uma Mini Tenda de Circo é a brincadeira que a educadora e historiadora Jéssica Nascimento comanda em novo episódio da série, que vai ao ar às 11h do sábado, dia 4. No vídeo, ela ensina os espectadores a criarem uma pequena tenda circense, usando um guarda-chuva, tecidos coloridos, tesoura, papel e barbante. A proposta é fazer uma homenagem ao circo, espaço de fantasia, palhaçada e magia.

O projeto IC para Crianças é desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização. Criado no início da pandemia para atender a demanda dos pequenos em casa, ele é hoje uma ferramenta acessível e democrática, que pode ser acessada por crianças de todo o Brasil. Todos os episódios do projeto podem ser acessados no Youtube da organização, incluindo a temporada anterior, dedicada ao circo.

Palco Virtual para Criança

De 5 de junho (domingo), às 11h, até o dia 26, o público pode assistir à Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, primeiro espetáculo da Cia. Pé do Ouvido. A história gira em torno de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da bela indígena Kamakuã.

Juruá é um excelente caçador, que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro e vive buscando o sol e caçando as estrelas. Por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, a proposta é refletir sobre o bem viver entre as pessoas e a Terra.

A Cia. Pé do Ouvido foi criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes, para compartilhar contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. A dupla já participou de programas como o Viagem Literária e o SESI Literatura Viva, além de gravar histórias no programa de televisão Quintal da Cultura, da TV Cultura.

Arte na Rua

Em Concerto para La Ursa, a Cia Brasílica se transforma e traz para a Avenida Paulista a personagem da La Ursa, que na cultura popular pede dinheiro e importuna foliões e crianças pelas ruas durante o carnaval de Pernambuco. A apresentação acontece na calçada do Itaú Cultural, no dia 5, em dois horários: às 13h e às 15h.



Na performance, a personagem analisa a sobrevivência dos artistas das danças de matriz tradicional brasileira no cenário mercadológico do século XXI. Estando na avenida que simboliza o centro financeiro de São Paulo, a Companhia questiona a visibilidade e o lugar comercial dos profissionais das artes, que usam as culturas tradicionais como linguagem para sobreviverem no mercado da dança.



A Cia Brasílica foi fundada em 2006 por Deca Madureira e Lucila Poppi. As atividades tiveram início com um grupo de estudos, que tinha a finalidade de levantar as inter-relações possíveis das danças e ritmos populares brasileiros no contexto paulistano, levantando material teórico, promovendo discussões, aulas de dança e percussão e intervenções artísticas.





IC para Crianças

Dia 4 de junho, às 11h

Em www.youtube.com/itaucultural

Classificação: livre




Palco Virtual

De 5 à 26 de junho

Duração: 60 minutos

Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br

Classificação: 10 anos






Arte na Rua: Concerto para La Ursa – com Cia Brasílica

Dia 5 de junho, às 13h e 15h

Duração: 15 minutos aproximadamente

Local: calçada do Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149

Classificação: livre



Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!