Estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado e atenção, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança.
Algumas pesquisas apontam que ler entrega uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, além da redução dos níveis de estresse e a crescente criatividade.
Divulgada em setembro do ano passado, reverberando uma coleta de dados de 2019, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, empreendida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, apontou que a única faixa etária que apresentou um aumento no número de leitores foi a de 5 a 10 anos: passou de 67% (2015) para 71% (2019). A pesquisa também mostra que as crianças são as que leem mais, leem mais livros de literatura, por vontade própria e com mais frequência.
Ela ainda salienta que momentos simples de vínculo entre os pais com a criança, incentivam a leitura a se tornar um hábito: “O momento de colocar o filho para dormir, por exemplo, pode ser um momento de reserva para ler com a criança. Mas não necessariamente precisa ser a noite. Outras ocasiões como uma ida no parque, visita em bibliotecas infantis ou em livrarias também são maneiras de manter o gosto pela leitura”, explica.
A coordenadora também separou algumas dicas e recomendações sobre os benefícios da leitura nesta fase. Confira:
1.Promove o desenvolvimento
Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação. Essa é uma das muitas competências que serão extremamente importantes para o crescimento do jovem e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.
2.Apura o senso crítico
Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo. No final das contas, ao inserir a leitura na rotina seu filho, conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.
3.Proporciona entretenimento
Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos online e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração.
Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.
4.Enriquece o vocabulário
Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário – além de melhorar a gramática, ser uma forma de aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.
5. Reduz o estresse
A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse. Um levantamento feito pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir o estresse em até 68%, o que indica que apenas alguns minutos na companhia de um livro, por dia, são capazes de diminuir os níveis de ansiedade .