A sétima peça do repertório inspirada em William Shakespeare nos 19 anos da cia é uma adaptação do clássico Ricardo III, Meu Reino por um Cavalo e faz temporada online de 2 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.
De graça. Disponível no canal do YouTube youtube.com/CentroCulturalFiesp Com direção musical de André Abujamra, figurinos de Christiane Galvan, cenografia de Bira Nogueira, direção de movimento de Vivien Buckup e caracterização de Leopoldo Pacheco, a montagem conta a trajetória do personagem Ricardo lll ao trono da Inglaterra e tem uma estética inspirada nos grandes shows de rock, contada pelo olhar do Palhaço e dos Bobos da Corte. Na história, um nobre ambicioso e sem escrúpulos decide fazer o que for preciso para se tonar rei, eliminando todos que estiverem no seu caminho, atrapalhando seus objetivos.
A versão do clássico Ricardo III ganha linguagem moderna e atraente, com músicas originalmente compostas por André Abujamra e letras de Angelo Brandini, numa conversa sobre os temas mais profundos e concretos com humor e poesia, estimulando o pensamento crítico do espectador com cenas que libertam a imaginação e a criatividade que alimenta sonhos e curiosidades a respeito do ser humano. A versão do clássico Ricardo III ganha linguagem moderna e atraente, com músicas originalmente compostas por André Abujamra e letras de Angelo Brandini, numa conversa sobre os temas mais profundos e concretos com humor e poesia, estimulando o pensamento crítico do espectador com cenas que libertam a imaginação e a criatividade que alimenta sonhos e curiosidades a respeito do ser humano.
Meu Reino por um Cavalo dará continuidade à linha de pesquisa da Cia Vagalum Tum Tum, com cenas repletas de movimentos corporais que passeiam entre o acrobático circense aliado ao jogo das máscaras, à música e ao canto, linguagens já incorporadas ao repertório das companhias. Marca registrada do grupo, a linguagem une o teatro mais clássico que vem da formação de Angelo na EAD e sua pesquisa sobre o arquétipo do Palhaço. Os elementos trágicos do texto original serão transpostos pela ação do raciocínio do palhaço em momentos que remetem à graça e à poesia sem perder, porém, a essência do texto original.
Todas as músicas e pontuações sonoras são executadas ao vivo pelo próprio elenco, como se fosse também uma banda, que hora está atuando como personagens, ora como músicos dando apoio às cenas. Isto faz com que os elementos sonoros sejam orgânicos, em perfeito sintonia com todos os outros elementos do espetáculo. As mortes que ocorrem no texto original serão transformadas, ressignificadas, nesta adaptação em “enquadramentos”, quando todos os eliminados serão emoldurados para a prosperidade, em quadros na parede, fazendo um distanciamento do ato de matar, que eternizará os personagens em quadros compostos ou individuais que continuarão a fazer parte da trama até o final da história.
Meu Reino Por um Cavalo.
Teatro SESI-SP. A. Paulista 1313. Temporada – aos sábados e domingos às 15 horas até 12 de dezembro de 2021. Ingressos gratuitos. Reservas – antecipadas pelo site sesisp.org.br/meu-sesi.
Estreou presencialmente – Dia 9 de outubro de 2021 – sábado, 15h.
Solicite reserva antecipada pelo e-mail: ccfagendamentos@sesisp.org.br e aguarde confirmação.
Temporada on-line – De 2 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Disponível no canal do YouTube youtube.com/CentroCulturalFiesp