Inclusão e representatividade marcam acervo infantojuvenil do estande da Vaga Lume n’A Feira do Livro 2023

A aguardada Feira do Livro está pronta para encantar a cidade de São Paulo, de 7 a 11 de junho, no Estádio do Pacaembu, e o estande da Vaga Lume convida todos os visitantes a explorar a riqueza do seu acervo e se envolver com o poder transformador da leitura. Ao promover a inclusão, a representatividade e o amor pelos livros, a ONG Vaga Lume produz um impacto significativo na região amazônica onde, há 21 anos, implanta bibliotecas comunitárias em áreas rurais.

O estande da Vaga Lume apresenta uma variedade de títulos destacando o poder da inclusão. Alguns exemplos notáveis são “Julián É Uma Sereia”, de Jessica Love, vencedor do Prêmio Stonewall de Melhor Livro Infantil LGBTQIA+, com foco em temas transgêneros. Outra adição empolgante é “A Coruja Esperta”, de Jinan Wellda Trade, um livro de tecido projetado para leitores da primeira infância.

Além disso, “É uma rã?” ,de Guido van Genechten, um livro ilustrado da coleção “O que é? O que é?”, cativa os leitores com ilustrações surpreendentes à medida que viram cada página. Além disso, o estande apresentará “A Boca da Noite”, de Cristino Wapichana, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil em 2022.

Outros títulos notáveis incluem “O Mundo no Black Power de Tayó” de Kiusam de Oliveira, vencedor do Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 e listado entre os dez livros mais importantes do mundo em direitos humanos pela ONU. Também serão destaque “Afrofuturo: ancestral do amanhã” de Henrique André, “O canto do Uirapuru” de Tiago Hakiy, vencedor do Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas em 2012, e “Da minha janela” de Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti em 2020.

Com base no sucesso da colaboração do ano passado, a Vaga Lume mais uma vez terá um espaço dedicado às crianças dentro da Feira do Livro. A ONG, conhecida por sua experiência em formar mediadores de leitura e estabelecer bibliotecas na Amazônia, realizará atividades de mediação de leitura durante o final de semana.

Fernanda Prado, Gerente de Relações Institucionais da Vaga Lume, expressa o compromisso da organização em selecionar livros que despertem emoções e promovam conversas significativas. “Buscamos livros que inspirem mediadores e ouvintes. Obras que despertam afeto, ampliam o vocabulário e expandem o conhecimento sobre diferentes culturas e paisagens. Como Paulo Freire disse, os livros são ferramentas de liberdade, e essa é a missão da Vaga Lume ao espalhar livros pela Amazônia”, afirma.

Sobre a Vaga Lume

Criada há 21 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 163 mil livros doados, 89 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados. O seu propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

Alguns números da Vaga Lume

+163 mil livros doados

+109 mil crianças, jovens e adultos impactados

+5 mil mediadores de leitura formados

+880 voluntários ativos na Amazônia

Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube.

Fotos ilustrativas do trabalho da Vaga Lume: Link

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!