Diante de uma preocupante realidade onde mais de 80% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de seus próprios lares, o ChildFund Brasil, em parceria com a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), lança o Igreja Guardiã. O programa oferece um curso on-line e gratuito, com duração de 20 horas, e visa capacitar igrejas de todas as denominações e suas lideranças para identificar, prevenir e intervir em situações de abuso e violência contra crianças e adolescentes, promovendo uma cultura de proteção e cuidado dentro das comunidades religiosas.
O programa Igreja Guardiã disponibiliza material didático, incluindo módulos de treinamento e materiais de apoio de forma gratuita, e é dividido em diversos temas como: psicologia na proteção infantil, estratégias para garantir a segurança das crianças nos ambientes das igrejas, mitos e verdades sobre a violência contra a criança, perfil da vítima e dos abusadores, orientação pastoral para líderes sobre como conduzir esse ministério com excelência, entre outros.
“A realidade alarmante dos abusos contra crianças ocorre dentro do ambiente familiar, onde elas deveriam se sentir mais seguras, revela a necessidade urgente de intervenção em todas as esferas da sociedade. O Igreja Guardiã surge como uma resposta, capacitando lideranças religiosas e também pessoas para atuar na prevenção e identificação de abusos, promovendo uma rede de proteção eficaz. Além disso, a iniciativa incentiva a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, transformando culturalmente as comunidades em espaços de vigilância e cuidado”, explica Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.
Ao concluir o curso, as instituições ou pessoas participantes vão receber um certificado e um selo que comprova seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes. Este selo, que pode ser exibido tanto de forma digital quanto física (opcional), serve como um símbolo de credibilidade e responsabilidade, destacando as igrejas ou pessoas como espaços seguros e dedicados ao bem-estar dessas crianças e jovens, já que ocupam uma posição central nas comunidades, sendo vistas como locais de confiança e suporte.
“Dessa forma, o programa promove uma transformação cultural, a proteção de crianças e adolescentes se torna uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade”, complementa Mauricio.
Como participar
Instituições e pessoas interessadas em fazer parte do programa Igreja Guardiã podem se inscrever por meio do link www.igrejaguardia.com.br. Após o registro, os participantes terão acesso a uma plataforma de ensino a distância (EaD) que oferece todo o material necessário para a capacitação.
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 14,8 milhões de crianças e suas famílias; e está entre as 25 melhores organizações do Brasil, segundo o ranking emitido pela The Dot Good, foi eleita a melhor ONG de assistência social do Brasil em 2022 e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), pelo Prêmio Melhores ONGs.