O evento, que já se tornou tradição entre mães, pais e gestantes de São Paulo, é gratuito e conta com a participação de uma equipe multiprofissional para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a amamentação.
No dia 4 de agosto, a partir das 9h, o Hospital e Maternidade Santa Joana, uma das instituições mais tradicionais de São Paulo, realiza a 8ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação, no parque do Ibirapuera. O principal objetivo da Caminhada é fornecer informações fundamentais sobre aleitamento materno e proporcionar momentos de lazer e diversão em família. No dia do evento, antes do início da Caminhada, será realizada a entrega de kits para os participantes e exercícios físicos de alongamento com um profissional da área de Educação Física. As gestantes devem levar autorização do obstetra para a prática de exercícios físicos.
A ação está alinhada à 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (sigla WABA em inglês) e com ações realizadas em mais de 120 países. Esta semana, celebrada de 1º a 7 de agosto, tem como tema central “Aleitamento materno: a base da vida”. De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. O objetivo é informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, vincular o aleitamento materno dentro da agenda de nutrição, envolver organizações que trabalham este tema e motivar ações que promovam a amamentação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a criança seja alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida. “A amamentação é muito importante para a saúde do recém-nascido. Ela colabora no fortalecimento do sistema imunológico do bebê, no desenvolvimento neurológico e ainda aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, para as mães, colabora para o pós-parto”, ressalta a dra. Clery Bernardi Gallacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.santajoana.com.br/caminhada-amamentação2018.
Programação
9h – Entrega do Kit Caminhada
9h30 – Alongamento
10h – Início da Caminhada
10h30 – Fim da Caminhada
Inscrição gratuita pelo site: www.santajoana.com.br/caminhada-amamentação2018
8ª Caminhada em Apoio à Amamentação – Santa Joana
Dia 04 de agosto de 2017 , à partir das 9h
Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – (próximo à ponte de ferro).