A Viagem do Jiló, estreia em outubro nos CEU´s e parques em SP

Ao lado do seu fiel escudeiro Cachorro Caramelo, o palhaço Jiló embarca em uma aventura de bicicleta de São Paulo até a cidade de Olinda. Esse é o ponto de partida do espetáculo circense A Viagem do Jiló, que celebra os 20 anos de carreira de Giba Freitas e faz sua temporada de estreia entre os dias 08 e 28 de outubro, com sessões gratuitas nos parques e nos CEU´S da cidade. A direção é do artista Fernando Sampaio, ator e palhaço, fundador da Cia LaMínima de Teatro e diretor artístico do Circo Zanni.

“O trabalho conta a história de um palhaço que vê uma notícia de que o Carnaval de Olinda não vai mais existir e resolve investigar se isso é falso ou não. Ele sobe em sua bike e, assim que passa pelo Parque Ibirapuera, encontra um cão caramelo que se torna seu parceiro inseparável”, conta Giba.

O público acompanha essa aventura, divertindo-se com números clássicos da palhaçaria criados a partir de uma pesquisa de teatro de circo, com música ao vivo executada pelo artista Maral.

A cenografia e o figurino são assinados por Andreas Mendes. Para as vestimentas, a inspiração foi em figuras como Charlie Chaplin, O Gordo e o Magro e os palhaços dos grandes circos. Já o cenário é formado por uma estrutura que remete à lona do circo e a um mapa de viagem.

Criação

O espetáculo nasceu a partir de uma experiência mambembe de Giba Freitas. Em dezembro de 2022, ele embarcou em uma cicloviagem com a palhaça Formiga (Marisa Silva) para chegar até o Recife a tempo de aproveitar o Carnaval. Depois, os amigos seguiram por mais 150 km até a Paraíba, complementando mais um estado.

Durante o trajeto, o artista começou a refletir sobre como os costumes são importantes para a criação de uma identidade coletiva. E, a partir disso, quis investigar quais seriam as identidades de cada região do Brasil hoje: o que ficou pelo caminho e o que está enraizado em nós?

Giba encontrou figuras clássicas do imaginário brasileiro, como o caipira, as vizinhas, as madames, as famílias tradicionais decadentes e os caboclos. Então, ele buscou a essência de todos esses personagens, considerados até arquétipos, para falar com crianças e adultos sobre a imensidão que é o nosso Brasil.

Assim, os espectadores das mais variadas idades poderão pensar sobre a diversidade cultural brasileira, principalmente em tempos de extrema polarização. “É necessário que o Brasil conheça o Brasil para que aprenda de fato a respeitá-lo”, defende o artista.

O Cão Cantarolante – Giba Freitas também faz uma circulação gratuita por bibliotecas da cidade do número O Cão Cantarolante, extraído de A Viagem do Jiló.

A ideia é que, quando a dupla de amigos chega em Alagoas, percebe que está sem comida e sem dinheiro. “Jiló decide criar um número musical e eis que Caramelo começa a cantar e alega que o palhaço está abusando da beleza dele”, completa. Trata-se de uma apresentação com duração de 15 minutos que explora diversas técnicas, como palhaçaria clássica, manipulação de bonecos, dublagem e lip Sync.

A circulação começou dia 11 de setembro na Biblioteca Belmonte, em Santo Amaro, e na sequência vieram Biblioteca Malba Tahan, no Jardim Susana, a Álvares de Azevedo, na Vila Maria, a Anne Frank, no Itaim Bibi, a Mauro Vasconcelos, no Parque Edu Chaves, a Affonso Taunay, na Mooca; a Garoto Cidadão, na Cidade Nova Heliópolis e a Biblioteca Hans Christian Andersen, no Tatuapé, no dia 23 de setembro. Outras sessões estão sendo negociadas.

Sinopse
Jiló está de bike equipada para seguir rumo a maior festa do Brasil quando se depara com um cachorro caramelo cansado das ruas e precisando de um pouco de energia. De carona na bike, a dupla encontrará muitos desafios, aventuras, riso e diversidade. O trabalho é uma homenagem à identidade plural brasileira, enfatizando a beleza das diferenças e misturando a tradicionalidade do circo e o momento atual, ao tempo em que explora musicalidade e técnicas de manipulação de bonecos, dando vida a personagens inimagináveis.

A Viagem do Jiló
De 08 a 28 de outubro de 2024
Ingressos GRÁTIS
Duração: 50min | Classificação: 7 anos

Programação:

Dia 08/10, terça, às 14h

CEU Guarapiranga (Estr. da Baronesa, 1120 – Parque Bologne, São Paulo – SP)

Dia 09/10, quarta, às 10h

CEU Capão Redondo (Rua Daniel Gran, s/n – Jardim Modelo, São Paulo – SP)

Dia 09/10, quarta, às 14h

CEU Paraisópolis (Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi – SP)

Dia 19/10, sábado, às 11h

Parque do Carmo (Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera, São Paulo – SP)

Dia 20/10, domingo, às 13h

Parque Nabuco (R. Frederico Albuquerque, 120 – Jardim Itacolomi, São Paulo – SP)

Dia 21/10, segunda, às 10h

CEU Uirapuru (R. Nazir Miguel, 849 – Jardim João XXIII, São Paulo – SP)

Dia 23/10, quarta, às 10h

Parque Piqueri (R. Tuiuti, 515 – Tatuapé, São Paulo – SP)

Dia 23/10, quarta, às 16h

Centro Cultural Penha (Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP)

Dia 24/10, quinta, às 10h

CEU Carrão (Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé, São Paulo – SP)

Dia 24/10, quinta, às 15h

Pombas Urbanas (Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP)

Dia 28/10, segunda, às 10h

CEU Jaçanã (R. Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira, São Paulo – SP)

Dia 28/10, segunda, às 14h

CEU Tremembé (Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra – São Paulo – SP)

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!