“Arca de Noé”, a maior animação brasileira já realizada, estreia nos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, 7 de novembro. Dirigido por Alois Di Leo e Sérgio Machado, o longa é inspirado na obra de Vinicius de Moraes e traz ao público novas versões de clássicos como “A Casa” e “O Leão”, canções que marcaram gerações.
Com vendas confirmadas para mais de 70 países, “Arca de Noé” é uma coprodução internacional liderada pelo Brasil e conta com um elenco estrelado, incluindo Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Lázaro Ramos, Gregório Duvivier, Bruno Gagliasso, Monica Iozzi e Adriana Calcanhotto, totalizando mais de 25 nomes renomados da música e do audiovisual. Recentemente, o filme teve eventos de pré-estreia com presença do elenco em São Paulo e no Rio de Janeiro, que foram verdadeiros sucessos, com salas lotadas e excelente recepção do público.
O roteiro, assinado por Sérgio Machado com colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães, narra a jornada dos ratos Tom (dublado por Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro) a bordo da Arca de Noé (voz de Júlio Andrade). Durante a travessia, eles precisam enfrentar o leão Baruk (Lázaro Ramos) usando o poder da música e da amizade. Inspirado nos discos Arca de Noé 1 e 2, de Vinicius de Moraes, o projeto nasceu de uma ideia da filha do poeta, Susana Moraes. “Ela procurou o Walter Salles e a mim com o desejo de transformar as canções e poemas que fazem parte do imaginário brasileiro há décadas, num longa de animação”, comenta o diretor Sérgio Machado. “Foi um sonho acalentado por nós durante anos. Quando ficou pronto, foi uma grata surpresa descobrir o quanto a poesia de Vinicius é internacional, já que o filme foi vendido praticamente para o mundo inteiro, incluindo países como Camboja e Vietnã. Agora fica essa ansiedade enorme de ver como a nossa Arca será recebida pelos brasileiros, que conhecem as canções de cor e vão cantar no cinema.”
O longa é uma produção de Caio e Fabiano Gullane, da Gullane, e Walter Salles e Maria Carlota Bruno, da Videofilmes, realizada em coprodução com Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes, que também assina a distribuição, em associação com NIP, CMG e Kabuletê. Com apresentação da Brasilprev, o filme conta com apoio institucional da Ancine, investimento do Fundo Setorial do Audiovisual e da BB Asset, e patrocínio de Telecine, Suzano, RioFilme e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, além de fomento via ProAC LAB.
Arca de Noé se destaca pela sua excelência técnica, integrando elementos clássicos e contemporâneos para criar uma experiência cinematográfica enriquecedora para toda a família. Com distribuição nacional da Imagem Filmes, o longa estreia na próxima quinta-feira, 7 de novembro, prometendo encantar o público brasileiro e reafirmar a importância cultural e artística de Vinicius de Moraes.
SINOPSE
Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.