Atração da Temporada Alfa Criança, O Muro de Sam faz reflexão sobre a importância de conviver com as diferenças

A importância de convivermos com o “outro” e de “derrubarmos” as barreiras que separam as pessoas são reflexões propostas pela peça O Muro de Sam, com direção de Thaís Medeiros e dramaturgia de Rhena de Faria. O espetáculo estreou em julho de 2022 e cumprirá uma nova temporada a partir do dia 3 de setembro no Teatro Alfa, onde segue em cartaz até o dia 16 de outubro, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h.

A montagem é inspirada no livro “Querido Senhor Presidente”, da escritora neozelandesa Sophie Siers e da ilustradora canadense Anne Villeneuve. O elenco é formado por Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo. A trama acompanha o menino Samuel, que deseja construir um muro em seu quarto para separá-lo de seu irmão mais velho. Esse interesse é despertado pela notícia de que o presidente dos Estados Unidos vai erguer um muro na fronteira com o México. Sem a aprovação de sua mãe, ele decide escrever cartas ao presidente americano para contar a sua id eia.

Enquanto isso, Samuel e seus colegas de classe vivem um drama: sua escola está prestes a ser demolida para dar lugar a um shopping. A ideia da peça é convidar o público a refletir sobre os relacionamentos e convivência entre as pessoas, além da importância de resolvermos as diferenças por meio do diálogo, da escuta e da empatia. “Para a adaptação teatral, mudamos o título original do livro para que passasse a ter duplo sentido, uma vez que o nome Sam pode se referir tanto ao apelido do protagonista (Samuel) como ao ‘Tio Sam’ (como os Estados Unidos são popularmente conhecidos)”, conta a dramaturga Rhena de Faria.

Alguns personagens da obra original foram retirados e outros inseridos, como, por exemplo, o pai de Sam, que tinha pouca importância na trama e passou a ser substituído pela figura da mãe, a chefe da casa que cria os dois filhos sozinha – algo que representa melhor uma família tipicamente brasileira. Outras adições foram Maria Angélica, uma amiga cheia de opiniões que ajuda o protagonista a observar o mundo ao seu redor; e Suzana, por quem o menino é apaixonado e que tem também o papel de auxiliá-lo em sua transformação.

Sinopse

O Muro de Sam se passa nas férias, em pleno mês de janeiro. Samuel acaba de saber do muro que o Presidente dos Estados Unidos vai construir na fronteira com o México para barrar a entrada de imigrantes no país e manifesta à sua melhor amiga, Maria Angélica, o desejo em construir um muro em seu quarto, separando-o de seu irmão. Paralelamente ao desejo de Samuel existe o drama da escola onde as crianças estudam: a escola será demolida para a construção de um shopping.

O Muro de Sam
Temporada: 03 de setembro a 16 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h.
Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 06 anos. Duração: 65 minutos
Preço: R$40,00 inteira | R$20,00 Meia Entrada
Bilheteria Teatro Alfa – Por telefone – (11) 5693-4000 de segunda a sexta-feira das 11h às 16h, pagamento com cartão de crédito. Presencialmente: Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 (sem taxa de conveniência). Tiqueteira oficial: www.sympla.com.br (com taxa de conveniência)

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!