Após ser cancelada em 2020 em função da pandemia da Covid-19, a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo retomará sua programação presencial este ano na capital paulista. O evento será realizado de 2 a 10 de julho e contará com a presença das editoras Moderna e Salamandra, que vão promover o lançamento de obras e sessão de autógrafos com seus autores exclusivos Eva Furnari, Ilan Brenman, Pedro Bandeira e Walcyr Carrasco, além de ativações no estande durante todo o evento.
Esta será a primeira Bienal em que as editoras serão apresentadas ao público como integrantes da Santillana Educação, a nova marca da Santillana no Brasil voltada para o mercado privado de educação. Além de conferir os lançamentos e acervos da Moderna e da Salamandra, o visitante também poderá conhecer outras soluções oferecidas pela Santillana Educação, como os projetos Leiomundo e Território da Leitura, voltados para escolas, professores e alunos.
O estande contará também com vários ambientes para interação dos visitantes conectando ações presenciais ao ambiente digital nas redes sociais.
“A pandemia fez o hábito da leitura aumentar no Brasil. A Bienal volta em contexto de mercado aquecido para as editoras e de leitores ávidos pela retomada das feiras presenciais. Ao mesmo tempo, as restrições da pandemia fizeram com que novas soluções digitais fossem criadas para o segmento literário. Este ano trazemos inovação com a plataforma de leitura digital Leiomundo para as escolas”, diz Fagner Vinícius, Gerente de Marketing da Santillana Educação.
Livro inédito de Walcyr Carrasco
Entre os principais lançamentos deste ano está a obra Meu Lugar no Mundo, do escritor, dramaturgo, cronista e roteirista Walcyr Carrasco. O livro, publicado pela Moderna, traz à tona um assunto por vezes delicado para o público jovem: suicídio e saúde mental na adolescência.
Walcyr conta a história de Aleph, um adolescente que não se encaixa em sua realidade e que é constantemente submetido a comparações com seu irmão Ariel, considerado por seus pais um jovem exemplo. O protagonista questiona seu lugar no mundo e se considera um extraterreste em seu ciclo social, remetendo a dilemas comuns da adolescência, como os sentimentos de pertencimento e auto-aceitação. A trama muda de rumo após Aleph tomar conhecimento de um caso inesperado de suicídio.
A obra tem posfácio assinado por Vera Iaconelli, psicanalista, autora, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Ela destaca o brilhante trabalho de Walcyr ao mostrar as redes de apoio e laços afetivos como condição necessária na transição da adolescência. “Para o jovem, o risco de dar cabo de tudo num gesto impensado não é negligenciável, e o autor acerta ao abordá-lo diretamente, pois sabemos como os números de suicídios de crianças são cada vez mais alarmantes”, comenta no posfácio.
Autores exclusivos na Bienal
Além da variedade de obras que o leitor poderá encontrar no estande, as editoras Moderna e Salamandra vão promover ao longo do evento sessões de autógrafos com seus autores exclusivos. Eva Furnari, Ilan Brenman, Pedro Bandeira e Walcyr Carrasco receberão seus leitores em horários específicos entre os dias 2 e 9 de julho.
Confira a programação:
02/07 às 13h30 — Eva Furnari
03/07 às 15h — Ilan Brenman
07/07 às 15 — Pedro Bandeira
09/07 às 16h — Walcyr Carrasco
Papo de Mercado
A Santillana Educação também marca presença no Papo de Mercado, um espaço dentro da Bienal onde ocorrerá cerca de 80 palestras ao longo dos nove dias de evento.
O primeiro papo será sobre metaverso e educação, com a consultora de Inovação da Santillana, Gabriela Dias, que participa no dia 05/07, às 14h, da palestra Há oportunidades para o setor editorial no Metaverso?
Ainda no dia 05/07, às 17h30, a diretora Editorial da Santillana Educação, Maristela Petrili, participa da palestra A Marca do Editor — Os editores por trás de grandes sucessos editoriais. Ela vai contar um pouco sobre a experiência de editar autores consagrados como Pedro Bandeira e seus clássicos da literatura infantil e juvenil.
Por fim, o papo do dia 07/07 será sobre sustentabilidade e contará com a participação do diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro. Ele participa da conversa ao lado de Manoel Manteigas de Oliveira, da Two Sides. O tema da palestra, marcada para 17h30, é Sustentabilidade e eficácia da mídia impressa: mitos e fatos.
As palestras são abertas para profissionais do setor que se credenciarem para a Bienal.
Sobre a Moderna
A Moderna, uma das marcas da Santillana Educação, atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento. Uma empresa que se renova sempre e se reposiciona para atender às demandas reais da educação de hoje. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem primordialmente as necessidades e as particularidades regionais das instituições de ensino brasileiras, a moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e produzir conteúdos didáticos, literários e serviços educacionais efetivos. Assim, coloca-se como parceira de secretarias de educação, escolas e famílias, desenvolvendo habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão por vir.
Desde 2001, como parte do Grupo Santillana, presente em 21 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para incentivar reflexões e políticas públicas em prol da equidade e da qualidade do ensino público brasileiro. Acesse o site da editora Moderna.
Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros para diferentes fases da vida, a Salamandra publica títulos que dialogam com o leitor, desde bebês até jovens leitores, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada.
Incentivar o hábito da leitura e criar uma comunidade de leitores desde cedo é nosso objetivo. Por isso oferecemos títulos que atendem a todos os tipos de gosto: livros cartonados, livros tipo álbum para leitores iniciantes, e, para os maduros, os mais variados temas para encantar e divertir.