Nestes tempos de distanciamento físico, quando há a necessidade de diminuir a interação entre as pessoas para frear a transmissão do novo Coronavírus, é um alento que conteúdos e atividades culturais de qualidade e dirigidas ao publico infantil estejam acontecendo, ainda que em ambiente online.
Os pequenos podem aproveitar a Visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) de forma virtual. Assistir a apresentações do grupo do grupo Tiquequê edacantora Vanessa Bumagny são outras atrações da programação do FESTIVAL CAMPO D O BRINCAR 2021 – Edição Online no Youtube.
https://youtube.com/c/CampodoBrincar
Voltado a crianças até 6 anos e adultos que convivem com crianças nesta fase da primeira infância, o evento acontece dias 10 e 11 de julho, sábado e domingo, entre 16 e 18h30 e reúne 8 atividades em 5 horas entre lives, shows e vídeos, tudo de graça. O conteúdo para crianças, que poderá ser assistido no festival, inclui contação de histórias, artes visuais, brincadeiras da cultura popular e apresentações musicais. O conteúdo para adultos apresenta lives com temas relevantes: o brincar na infância, o brinquedo e o estímulo à imaginação, a tecnologia no universo infantil, habilidades socioemocionais e a relação das crianças com as regr as e o convívio social.
Programação – FESTIVAL CAMPO DO BRINCAR
Dia 10 de julho (sábado)
16h – 17h – Live com Chico dos Bonecos (atividade para adultos)
17h – 18h30 – três atividades para as crianças
– Cia Truks – Contação de história – vídeo
– Haydeezita Arte e Poesia– Brincadeiras em vídeo
– Visita ao Museu – vídeo
Dia 11 de julho (domingo)
16 – 17h – Live sobre Habilidades Socioemocionais (atividade para adultos)
17h – 18h30 – três atividades para as crianças
– Atauara – Contação de História- filme
– Vanessa Bumagny – Canções Que Guardam Poemas
– Tiquequê – pocket show com o grupo
Lives para adultos abrem os dias 10 e 11/7 – com Chico dos Bonecos e Camila Tarif
A primeira hora do festival, 16h, tanto no sábado (dia 10) como no domingo (dia 11), será dedicada aos adultos. No primeiro dia uma live do poeta, contista, arte-educador e “desenrolador de brincadeiras” Chico dos Bonecos (Francisco Marquese) discorre sobre a importância do ato de brincar e da brincadeira em si, partindo do ponto que é por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo. Ele trabalha com o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas. Conversa sobre o que é o brincar para as crianças, a relação com o brinquedo, como os adultos podem explorar este momento para interagir e estimular o desenvolvimento infantil, e como a tecnologia s e integra de forma positiva no universo do brincar.
No segundo dia, na hora reservada aos adultos, das 16 às 17h, a psicóloga e mestre em psicologia escolar Camila Tarif, que realiza pesquisas sobre o desenvolvimento psicológico na infância, fala sobre Habilidades Sócio-Emocionais. No desenvolvimento infantil, um aspecto fundamental, e às vezes pouco reconhecido, é a maneira como as crianças podem reconhecer e compreender emoções, em si mesmas e nas relações com os outros. Estas habilidades são atualmente denominadas de habilidades sócio-emocionais, e esta live aborda este tema e como os adultos podem atuar para favorecer tais habilidades nas relações com as crianças.
No dia 10 tem Cia Trucks, brincadeiras e Visita ao Museu entre das 17 e 18h30
Entre 17 e 18h30, também nos dois dias, a programação é dirigidas às crianças. No dia 10 de julho tem Cia Trucks, vídeos com brincadeiras musicais e a Visita ao Museu. Será exibido um trecho do espetáculo Sonhatório, da Cia Truks, utilizando a técnica de Teatro de Objetos, onde se muda o uso cotidiano do objeto para construir criaturas ou simbolizar personagens. O teatro de objetos promove uma rica experiência poética que a cia chama de “A Alfabetização para a Poesia”. Em Sonhatório três personagens são capazes de criar um mundo paralelo, em que coisas ganham vida e se transformam em companheiros de aventura.
Em seguida, a programação apresenta Brincadeiras com Haydeezita – Arte e Poesia. A proposta aqui é mergulhar nas brincadeiras e manifestações tradicionais da cultura popular do Brasil, de maneira lúdica e divertida. Um passeio pelos ritmos do cacuriá, do coco, do carimbó e das congadas. As músicas apresentadas são autorais e de domínio público, entremeadas de quadrinhas populares. Uma experiência musical e corporal, que por meio do encantamento e do movimento, farão do encontro um momento único e especial. É sobre beleza, liberdade e amizade. Com a educadora musical e pesquisadora da cultura popular Haydée Katzman e o músico e arte-educador Teo Menes es (Grupo Cupuaçu e Babado de Chita, entre outros).
Visitar um museu de arte é uma boa oportunidade para descobrir uma infinidade de novos significados e estimular a imaginação. Colocar em conjunção a curiosidade, a capacidade de análise, reflexão e criatividade. Tanto as crianças como adultos aprendem muito e descobrem novas perspectivas quando visitam um museu. Ponto de visita obrigatório no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo é a obra sem título, criada pelos grafiteiros OS GÊMEOS, em 2010, Fica na entrada do MAM e integra a coleção do museu. Você e seu filho serão recepcionados pelas cenas coloridas e inusitadas de autoria da dupla, i nstalada na parede entre a porta de acesso e a Aranha de Louise Bourgeois.
O mundo mágico de Atauara, Vanessa Bumagny e Tiquequê no domingo
No domingo, 11 de julho, as atrações infantis, entre 17 e 18h30, incluem o projeto Atauara, formado por contação de histórias a partir de filme de curta-metragem para aproximar as crianças, de forma lúdica, poética e sensível, das montanhas, dos rios, dos lagos, das árvores, das cavernas, dos oceanos, dos animais, dos ventos, das chuvas. O filme a ser transmitido é Conhecer o Mar. Atauara é um mundo fantástico protegido por cinco guardi& otilde;es: uma velha sábia chamada Raiú e quatro crianças, Toá, Talili, Lunelê e Kiruquiki. São muito amigos, leais e curiosos. Gostam de descobrir os segredos da natureza, e juntos vivem muitas aventuras.
No mesmo dia há a atividade musical Canções que guardam Poemas, com a cantora e compositora Vanessa Bumagny. É uma brincadeira divertida e feita a partir do poema Concha, do espanhol Federico Garcia Lorca. A artista convida o público a se expressar e se aproximar do poema através de uma brincadeira com desenho, mostrando que o conteúdo dos livros traz infinitas possibilidades além da leitura. Depois da brincadeira o expectador assiste o clipe da música que Vanessa Bumagny e sua banda gravaram, para inspirar crianças e adultos a se apaixonar pela literatura. Nos últimos anos, a artista colocou em prática uma vontade antiga de aproximar a literatura das crianças. E foi assim que nasceu o espetáculo Cecília, Clarice, Fernando e Federico – Canções que guardam poemas, com um rico repertório de poemas e textos em prosa musicados especialmente para o público infanto-juvenil. Os textos presentes no espetáculo são obras de Cecília Meireles, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Federico Garcia Lorca, e as composições musicais são de Vanessa Bumagny.
Encerra o evento no domingo o pocket show do Tiquequê, grupo musical com 20 anos de trajetória. Com Diana Tatit e Wem, o Tiquequê cria espetáculos que estimulam a capacidade visual, de movimento e de interação das crianças, integrando música, teatro, narração de histórias, dança e brincadeiras, com canções simples e divertidas, que se tornaram sucesso entre o público infantil.
FESTIVAL CAMPO D O BRINCAR 2021 – Edição Online no Youtube.
https://youtube.com/c/CampodoBrincar