CARNAVAL. Bloco da Pracinha online

Chico Buarque nos ensinou que amanhã há de ser outro dia. E apesar de você, corona, enquanto o futuro não chega, o Bloco da Pracinha segue se reinventando para não deixar passar em branco o seu aniversário de 15 carnavais. Nascido e criado na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, o bloco com repertório totalmente infantil, idealizado pela produtora cultural Chris Martins, vai continuar a sua tradição de “concentra, mas não sai”.  Só que agora, no YouTube, no canal Barbara Lau  Música e Educação, da cantora e educadora musical que faz a direção musical do bloco há seis anos.  O Bloco da Pracinha on-line é um projeto contemplado no edital da Lei Aldir Blanc – Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

–  O primeiro carnaval do bloco foi em 2006 e não podia deixar passar seus 15 anos em branco. Por isso, veio a ideia de criarmos um evento virtual, para as crianças e seus pais pularem em casa – afirma Chris, que criou o bloco para pular com sua foliã mirim, a filha Carolina Martins Brandão,hoje, com 21anos.

Em vez de ganhar as ruas, o Bloco da Pracinha on-line está dividido em dois programas, com 10 minutos de duração cada, tendo como público alvo crianças até 10 anos que curtem carnaval, com seus pais. O primeiro estreia no YouTube dia 3 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 12h, e funcionará como um “esquenta” de carnaval.  Além da história dos 15 anos de folia na Praça Pio XI, contará com Barbara Lau ensinando a fazer um chocalho e promovendo momentos de interação com o ritmo da marchinha. Quem quiser acompanhar a oficina é só preparar uma garrafa pet pequena com tampa, fitas adesivas coloridas, além de miçangas ou grãos de alimentos como feijão e milho.

E no dia 6 de fevereiro, sábado, a partir das 10h, como é feito tradicionalmente há 15 anos, terá início o Bloco da Pracinha on-line. Serão 10 minutos de muita animação que irão proporcionar a sensação de estar na Pio XI, com Barbara Lau cantando aqueles clássicos que todo mundo gosta, em ritmo de marchinha, como ‘O Sapo não lava o pé’, ‘Mamãe, eu quero’, ‘Dona Aranha’, ‘Borboletinha’, além do Tema do Bloco, especialmente reformulado para esse momento on-line. A ideia é promover a interação entre as famílias e convidar todas as crianças a brincar com seus instrumentos e fantasias, para manter acesso o espírito folião, mesmo que do outro lado da telinha.

Mas Barbara Lau não estará sozinha na folia.  Através de recursos de edição, os músicos e crianças que a acompanham na Pio XI, estarão também presentes no bloco on-line, interagindo cantando e dançando.

– Jamais imaginei viver essa situação de estar longe das crianças, porém, não podemos perder a esperança jamais! Por isso, vamos realizar esse carnaval virtual com a mesma animação do presencial! Queremos que elas curtam o Bloco da Pracinha, mesmo dentro da telinha, por isso tudo foi pensado com muito carinho, desde o repertório até o cenário colorido e coreografias. – explica Barbara, cantora e educadora musical há 20 anos e há seis à frente do bloco.

Vai ter carnaval virtual? Vai, sim senhor! Então é só entrar no canal Barbara Lau Música e Educação, no YouTube, se inscrever e acionar o sininho. E as novidades podem ser acompanhadas também pelas redes sociais @BlocodaPracinha (facebook e instagram).

 

COMO TUDO COMEÇOU….

Foi em um carnaval de 2006, que a produtora cultural Chris Martins teve a ideia de criar um bloco de carnaval como antigamente, para as crianças pularem com seus familiares.  E assim surgiu o Bloco da Pracinha, que “concentra, mas não sai”, no sábado anterior ao carnaval, no horário de 10h e 14h.  A primeira edição contou com a bateria mirim do Santa Marta, os palhaços do Circo Pio Onzinho e oficina de customização de fantasias, comandada pelas moradoras do entorno, Tereza Nabuco, Rosa Geszti e Andrea Bacellar.

De lá para cá, o bloco contou com várias atrações, entre Meleka de Jacaré, Meninas do Nós, Circo Macaco Prego e até o DJ Marcelinho da Lua, já participou do carnaval infantil da Praça Pio XI, com um setlist próprio para a garotada. Até que um dia, Barbara Lau, cantora e educadora musical, apareceu na praça para ver o bloco e deu uma canja. No ano seguinte, apareceu para outra participação e foi ficando….

E lá se vão seis anos de pura animação, que ajuda a consagrar o evento como o principal bloco infantil do carnaval carioca, com um repertório totalmente voltado para turma pequena de 0 a 10 anos.  Para completar a brincadeira, Barbara montou uma banda formada só por arte-educadores. E a oficina de customização de fantasia hoje é comandada pelo Gato Mia e se reveza com a oficina de percussão. E todos brincam animados na Praça Pio XI.  Evoé, que o Bloco da Pracinha está na área! 

 

BLOCO DA PRACINHA ON-LINE

Dia 3/2 – quarta-feira -a partir das 12h  – Esquenta carnaval infantil com  Oficina de instrumento e de  musicalização

Dia 6/2, sábado, a partir das 10h 

Bloco da Pracinha – 15 anos de alegria da Praça Pio XI –com apresentação de Barbara Lau

YouTube Barbara Lau  Música e Educação

https://www.youtube.com/channel/UClgnlqE2beUiEiS49ftNJVQ

Redes Sociais: @blocodapracinha (Facebook e Instagram)

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!