Os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 serão os primeiros a incluir a modalidade do skate. Doze brasileiros vão competir nas rampas na primeira experiência do esporte em Jogos Olímpicos. Os competidores (feminino e masculino) estão em duas categorias: park (com Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas) e street (com Letícia Bufoni, Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler).
O skate brasileiro escreveu o nome na história das Olimpíadas faturando a primeira medalha do Brasil nos Jogos de Tóquio. Kelvin Hoefler ganhou a prata na manhã deste domingo, no Japão (madrugada de sábado para domingo no Brasil). Um marco para a modalidade e um feito Mundial que estará para sempre gravado na memória do skate e das Olimpíadas.
E aos 13 anos, Rayssa Leal conquistou a prata e se tornou a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha olímpica.
A cidade de São Paulo é o maior centro de skate do Brasil e concentra algumas das melhores pistas do país.
Confiram a lista com cinco melhores skateparks públicos da capital, locais com a maior variedade de atrações e estrutura.
Parque do Chuvisco
O mais novo dos cinco skateparks da lista foi inaugurado em maio de 2019 e fica na região do aeroporto de Congonhas. A pista divide espaço com áreas de circulação, equipamentos de ginástica, ciclovia, quadras poliesportivas e pista de caminhada. Um espaço amplo para o skate com área de flow construída embaixo do viaduto, no meio uma área com obstáculos street ligada a seção de park no fundo da pista, com diversos tamanhos de transições. A Associação de skate do Parque Chuvisco – ASPC, informa que a pista tem projeto de expansão, prevendo a construção de um bowl.
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h
Estrutura: banheiros, bebedouros, segurança
Av. Doutor Lino de Moraes Leme, próximo à avenida jornalista Roberto Marinho
Vans Skatepark / Parque Estadual Cândido Portinari
Por meio de um convênio entre o governo de São Paulo com a Vans, o pico foi inaugurado em maio de 2018, no Parque Cândido Portinari – vizinho do Parque Villa-Lobos. Construída especialmente para a modalidade park, tem uma área de 830 metros quadrados. O local já recebeu competições internacionais, inclusive a final mundial de park 2019. Aprovada pelos melhores do mundo.
Funcionamento: de segunda a domingo, das 5h30 às 19h
Estrutura: banheiros, bebedouros, segurança e estacionamento (pago)
Parque Estadual Cândido Portinari
Avenida Queiroz Filho, 1365, Vila Hamburguesa
Centro de Esportes Radicais
É o complexo com mais opções. O parque une pistas de skate, academia ao ar livre, espaço para parkour, ciclovia, playground, área de convivência para piqueniques e outras atrações distribuídas em 38,5 mil metros quadrados, que inclui o único ginásio de sumô fora do Japão. Para o skate há uma área de street, um banks, um bowl, uma minirrampa e três circuitos de pump track divididos em três níveis: iniciantes; intermediário e avançado.
Funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h
Estrutura: banheiros, bebedouros, segurança e estacionamento (gratuito)
Centro de Esportes Radicais
Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro
Parque Chácara do Jockey
Inaugurada em 2016, a pista de skate tem uma área de street completa e um belo bowl espalhados por um espaço de 1,4 mil metros quadrados. O local já recebeu importantes competições profissionais, como o Vans Waffle Series e o Oi Stu Qualifying Series. A pista é conhecida pela qualidade dos obstáculos e pela boa estrutura do parque, que inclui também campos de futebol.
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h
Estrutura: banheiros, bebedouros, segurança
Parque Chácara do Jockey
Av. Prof. Francisco Morato, 5257, Vila Sônia
Skate Park da Mooca/ Clube Escola Mooca
A elaboração do projeto e o acompanhamento na construção deste espaço teve a participação de skatistas profissionais da região, como Mailton dos Santos e Rony Gomes. A área de street e o bowl são alguns dos lugares mais divertidos para se andar de skate na cidade. Além de possuir alguns dos obstáculos mais atuais é a pista que conta com a melhor sombra, proporcionada pelas enormes árvores do antigo clube onde o pico foi construído.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados e domingos, das 9h às 18h
Estrutura: banheiros, bebedouros, segurança e estacionamento (gratuito)
Clube Escola Mooca
Rua Taquari, 549, Mooca
Fonte http://www.cbsk.com.br/
Fonte https://www.redbull.com/