CINEMA. TARSILINHA, animação inspirada na obra de Tarsila do Amaral, em fevereiro

Com trilha de Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro, a animação de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirada na obra de Tarsila do Amaral, estreia nos cinemas em 10 de fevereiro. O lançamento do filme coincide com as comemorações de 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Tarsilinha é uma animação para toda a família, assinada pelos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna. O filme é uma aventura fantástica, inspirada na obra de Tarsila do Amaral, a artista mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. A animação aproxima ainda mais crianças da obra da artista, que já é muito conhecida entre este público.

Tarsilinha é uma garota de oito anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos especiais que foram roubados da caixa de lembranças que pertence a ela. Em sua aventura, Tarsilinha terá que ter muita coragem para enfrentar seus medos e superar desafios para voltar para casa em segurança com todas as lembranças da caixa.

Tarsilinha e seus amigos vão mergulhar nas profundezas do Abaporu para recuperar as memórias de sua mãe e de muitas outras pessoas. A obra, que se tornou um símbolo do Movimento Antropofágico Brasileiro, representa a ideia de devorar as diferentes culturas para produzir algo novo, único e autêntico.

Produzido pela Pinguim Content, o filme traz personagens de lendas brasileiras, com elementos das culturas nativas indígena, africana e dos colonizadores portugueses, tão presente na formação da identidade do país. Apesar de não ser um longa biográfico, a personagem Tarsilinha carrega a coragem da artista que ousou na linguagem visual e formas desconhecidas.

Tarsila do Amaral é hoje um grande nome da pintura no cenário internacional e traz na sua obra elementos e temáticas populares em uma arte genuinamente brasileira. Em 2019, a exposição Tarsila Popular reuniu 92 obras da pintora e superou o recorde de visitação do Masp: 400 mil pessoas em três meses de exposição.

TARSILINHA

Brasil, 2021, 93 min, animação

Produção: Pinguim Content
Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Roteiro: Fernando Salem, Marcus Aurelius Pimenta

Produção Executiva: Ricardo Rozzino
Produtora Associada: Tarsila do Amaral
Trilha Sonora: Zezinho Mutarelli, Zeca Baleiro

Vozes: Tarsilinha – Alice Barion, Lagarta – Marisa Orth, Sapo – Ando Camargo, Saci – Skowa, Bicho Barrigudo – Rodolfo Dameglio, Pássaro – Marcelo Tas, Mãe – Maíra Chasseraux

Distribuição Brasil: H2O Films

Trailer

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!