Com feriado prolongado em São Paulo, MOSTRA GIRO exibe filmes de 6 países

Na quarta-feira, 24 de janeiro, O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo promove a terceira semana da Mostra UM GIRO PELO MUNDO – NAVEGANDO NO CINEMA INFANTIL. O evento começou no dia 13 de janeiro e percorrerá todo mês, de quarta a domingo, terminando apenas em 4 de fevereiro. A ideia é que toda a família, mas especialmente as crianças, conheçam e assistam a filmografia de 8 países incluindo Brasil. A programação é variada, com a exibição de mais de 50 filmes, além de atividades criativas e culturais, como oficinas, espetáculos e atrações voltadas para a sustentabilidade, e com entrada gratuita.

A mostra propõe conectar pessoas por meio da narrativa do cinema e estimular a experiência audiovisual desde a infância, com a exibição de filmes de países como Suíça, Espanha, França, Alemanha, Austrália, Itália, Argentina e Brasil. Quando se trata de filme brasileiro, a ideia é expandir os horizontes, sair do eixo Rio-São Paulo e mostrar a riqueza cinematográfica de diversos estados do país, destacando as animações. Os filmes internacionais, em sua maioria, são exibidos sem diálogos ou dublados em português.

Carina Bini, realizadora e curadora da mostra, conta que o projeto transita em várias linguagens, como ficção, animação, curta-metragem, série de tv, documentários, entre outros. “A ideia é trazer filmes fora do blockbuster ou cinema comercial americano, trazendo um olhar novo sobre o cinema mundial para as crianças, já que muitos destes filmes não chegam no Brasil. Filmes que elas não teriam acesso no cotidiano e que fogem da linguagem padronizada a que tanto estamos acostumados, mas trazem produções fantásticas e enredos maravilhosos. A proposta da curadoria é ampliar o olhar das crianças para o audiovisual como um todo”.

O tema escolhido para esta edição foi “tolerância” e está presente nas histórias exibidas na tela do cinema durante toda a mostra e também nas atividades paralelas. “A temática escolhida é uma oportunidade para as crianças explorarem temas como diversidade, inclusão, respeito ao outro e ao meio ambiente, buscando inspirar crianças e jovens espectadores a valorizar a aceitação e a compreensão mútua, independente das diferenças culturais, sociais ou individuais”, acrescenta Bini.

As atividades paralelas, também gratuitas, serão experiências culturais únicas para toda a família. Oficina de brincadeiras africanas, contação de histórias, prática lúdica de yoga, oficina dançante e ainda um bate papo completam a programação de UM GIRO PELO MUNDO – NAVEGANDO NO CINEMA INFANTIL.

Ao realizar esse projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, por meio de uma mostra cinematográfica que expressa a pluralidade cultural, a diversidade, a riqueza de manifestações regionais brasileiras e internacionais, garantindo representatividade em suas produções.

Os filmes que fazem parte da Mostra são: A Raposa e a Orelha (Samuel Guillaume e Frederic Guillaume); Domingo (Samuel Guillaume e Frederic Guillaume); O Último Dia do Outono (Marjolaine Perreten); Cérebro Perdido (Isabelle Favez); Marea (Giulia Martinelli); Valentina (Chelo Loureiro); A galinha cega (Isabel Herguera); Girafa (Isabel Balsera, Marta del Valle, José María González-Madroño, Raúl J. Vila); Atenção ao Cliente (Marcos Valin e David Alonso); A Viagem do Príncipe (Jean-François Laguionie e Xavier Picard); Calamity (Remi Chayé); Vanille (Guillaume Lorin); Yakari – A Fantástica Viagem (Xavier Giacometti e Toby Genkel); Hurricane, Livre como o Vento (Lea Schmidbauer); Elders (Tony Briggs); Lost and Found ( Philip Hunt); Dreamweaver (Myles Conti); Jarli (Chantelle Murray e Simon Rippingale); Winx Club – A Magia da Itália (Iginio Straffi); Natacha (Eduardo Pinto); Pakapaka – um canal aberto dedicado ao público infantojuvenil ou “a televisão das crianças argentinas”, é assim que se define a TV pública Argentina; Tiago e Ísis – E os Segredos do Brasil – 3 Episódios: Mamulengo Presepada; Cânticos Fulni-ô; Festa das Flores (João Amorim); Fábulas Tortas (Dilea Frate); Tito e os Pássaros (André Catoto, Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar); Tuca, o Mestre Cuca (Waleska Ruschel); Tarsilinha (Celia Catunda, Kiko Mistrorigo); Napo (Gustavo Ribeiro); As Aventuras do Avião Vermelho (Frederico Pinto e José Maia).

As sessões dos filmes são dubladas, com exceção as de língua espanhola (Espanha e Argentina). Nessas, a exibição ocorre com o áudio original e sem legenda.

Confira a programação da Mostra:

24/01 – quarta-feira
15h – Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
16h – Giro pela França – Calamity

25/01 – quinta-feira
14h – Giro pela França- Vanille
15h – Giro pelo Brasil – Fábulas Tortas
16h – ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – Aqui&Aqui e Penda – SÓ PAPO
17h – Giro pela França: A Viagem do Príncipe

26/01 – sexta-feira
14h – Giro pela Argentina: Bons Tratos
15h – Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
16h – ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – A Lenda da Cobra Traíra e o Homem Sol – GRUPO DE ARTES DYROÁ BAYÁ
17h15 – Giro pela França – Yakari – A Fantástica Viagem

27/01 – sábado
13h30 – Giro pela França – Calamity
15h – ATIVIDADE CULTURAL: Yoga com Histórias – JOÃO SOARES E ROSA MUNIZ
16h – Giro pela Espanha – Valentina

28/01 – domingo
13h30 – Giro pela Argentina – Não-Discriminação
14h15 – ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – Como Capturar e Gildo está fora de ritmo – SÓ PAPO
15h30 – Giro pela França – Yakari – A Fantástica Viagem

31/01 – quarta-feira
14h – Giro pela Espanha: Curtas animação
15h – Giro pela Austrália: Curtas
16h – Giro pela Argentina – Natacha

01/02 – quinta-feira
15h – Giro pela França- Vanille
16h – Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
17h – Giro pelo Brasil – Tito e os Pássaros

02/02 – sexta-feira
14h – Giro pela Argentina – Não-Discriminação
15h – Giro pela Alemanha: Hurricane – Livre como o Vento
17h – Giro pela Espanha – Valentina

03/02 – sábado
14h – Giro pelo Brasil – Fábulas Tortas
15h05 – ATIVIDADE CULTURAL: Bate-Papo com diretora do filme Fábulas Tortas, Dilea Frate
16h30 – Giro pelo Brasil – Curtas Animação (Tuca, o Mestre Cuca 2 episódios e Napo) – Sessão Acessível Libras

04/02 – domingo
13h – Giro pela Suíça: Animações (Marea / Cérebro Perdido / O último dia de outono / Domingo / A Raposa e a Orelha)
14h – Giro pela Austrália: Curtas (Jarli / Fabricante de Sonhos / Anciões / Achados e Perdidos)
14h45 – ATIVIDADE CULTURAL – Oficina É frevo, pirráia! – SÉMADA RODRIGUES
16h – Giro pelo Brasil – As Aventuras do Avião Vermelho

Observação:

Giro pela Argentina: Não Discriminação consiste na exibição de “Tenemos Derechos – No discriminacion”; “Rap del Consejo – Un mundo para todes”; “Encontrarnos nos hace crescer”; “Receta para el dia de las infancias”; “Abuelas”; “Abrazos – Capoeira”; e “Sonhadores – Fina”.

Giro pela Argentina: Bons Tratos consiste na exibição de “Tenemos Derechos – Buen trato”; “Poemas de la Tierra”; “Abrazos – Roles Adultos”; “Amores” “Yo te adopto”; e “Sonadores – Emi”.

SERVIÇO

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 13 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024

Ingressos: Gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!