Um labirinto labiríntico explora diversas linguagens — denotativa, conotativa, verbal e não verbal — e transgrede as convenções da realidade e da lógica, celebrando a ludicidade e valorizando a imaginação.
O livro tem formato inovador, em que a virada das páginas de diferentes tamanhos instiga a curiosidade do leitor a respeito da narrativa, repleta de surpresas. Na história criada por Jacques Fux, um menino detetive deve usar toda a sua perspicácia para decifrar o enigma que o ajudará a sair de um labirinto nada convencional: um labirinto labiríntico. Em sua jornada, o protagonista conhece personagens inusitados, faz amizades, vive aventuras fantásticas e, mesmo assim, determinado a resolver o mistério, permanece atento a todas as pistas, inclusive nas circunstâncias mais desafiadoras ou ilógicas.
Jogos de palavras, um toque de humor e as ilustrações divertidas de Henri Campeã compõem os caminhos que o leitor vai trilhar nesse labirinto. A obra é inspirada no conto “A escrita do deus”, do aclamado escritor argentino Jorge Luis Borges, e dialoga ainda com outras narrativas da literatura e da mitologia.
A interação entre texto verbal, ilustrações e projeto gráfico demonstra a potência de Um labirinto labiríntico na construção de sentidos. Os eventos insólitos são reproduzidos em ilustrações vibrantes que criam um mundo fantástico e ilógico. O projeto gráfico costura narrativa e imagens de forma que as páginas de diferentes tamanhos ora revelam, ora ocultam elementos visuais.
Sobre o autor
Jacques Fux nasceu em 1977, em Belo Horizonte (MG). Escritor, pesquisador, professor e tradutor, fez doutorado na Universidade de Lille, na França, e pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Já ganhou diversos prêmios, como o São Paulo de Literatura, o Manaus, o Cidade de Belo Horizonte, o Paraná, o FNLIJ e o Capes, além de ter sido finalista do Jabuti, do APCA e do Barco a Vapor.
Sobre o ilustrador
Henri Campeã nasceu em 1993, em São Paulo (SP). É artista visual especializado em ilustração e animação 2D. Seu principal interesse é representar ideias, conceitos e emoções em imagens únicas; para isso, mistura cores vibrantes, surrealismo e bom humor. Em sua carreira, já colaborou em importantes publicações, como The New York Times e The Washington Post, e também teve produções expostas em Seul, na Coreia do Sul.
Ficha Técnica:
Título: Um labirinto labiríntico
Autor: Jacques Fux
Ilustrador: Henri Campeã
Páginas: 56
Formato: 15 cm × 25 cm
ISBN: 978-85-96-04241-3
Preço: R$ 45
Editora: FTD