Como a poluição do ar afeta a saúde das crianças?

Cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes estão expostos a mais de um risco ambiental no país, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A poluição do ar – que impacta 24,8 milhões de pessoas até 18 anos – está diretamente ligada às mudanças climáticas. No Brasil, o cenário é agravado pelas queimadas e secas. Devido à situação alarmante, o Hospital Pequeno Príncipe chama atenção sobre os impactos da exposição aos poluentes e os cuidados com a saúde do público infantojuvenil.

pneumologista pediátrica Raísa Elena Tavares Pinheiro, do Hospital Pequeno Príncipe, pontua como a exposição precoce à poluição do ar pode afetar o desenvolvimento pulmonar em curto, médio e longo prazo. “No decorrer da vida, já há associações entre essa exposição e evolução de patologias pulmonares por faixa etária. Por exemplo, prematuridade e a doença pulmonar crônica ao nascimento; asma, queda da função pulmonar, alergia e infecções respiratórias na infância; e doença pulmonar obstrutiva crônica na fase adulta”, esclarece.

O aparelho respiratório humano é projetado para receber ar puro e limpo. Mas, em razão da industrialização e poluição urbana, as pessoas estão constantemente expostas à inalação de poluentes. O nariz desempenha um papel crucial como a primeira barreira de defesa contra esses agentes. Para isso, utiliza pelos nasais e muco para capturar e eliminar partículas nocivas e encaminhá-las para o aparelho digestivo, onde são neutralizadas.

No entanto, frente ao aumento da poluição ambiental, esses mecanismos de defesa se tornam insuficientes, especialmente em crianças. Os poluentes variam em composição e podem incluir partículas ultrafinas, que transportam componentes tóxicos, além de vírus e bactérias presentes, para dentro do organismo. E isso impacta a saúde de diferentes formas.

Impacto da poluição do ar na saúde das crianças

Em crianças, a exposição a poluentes em altas concentrações e/ou por longos períodos pode afetar:

  • cérebro, causando atrasos no desenvolvimento, problemas de comportamento e até mesmo de desenvolvimento intelectual;
  • pulmões, que não se desenvolvem completamente, com a piora de pneumopatias crônicas, como fibrose cística;
  • sistema imunológico, que fica fragilizado;
  • infecções respiratórias, como asmabronquite e pneumonia, que já são comuns em crianças, ficam mais severas e frequentes.

Dicas para proteger a saúde

A poluição do ar é um fator de risco prevenível e modificável para doenças pulmonares. Nesse sentido, inclui ações ambientais relacionadas à comunidade e à saúde pública. Entre elas, tráfego veicular, exposição a queimadas e incêndios e emissões industriais. Além disso, medidas individuais nas residências, como exposição passiva ao tabaco e emissões por fornos, aquecedores ou lareiras.

No dia a dia, os pais e cuidadores podem adotar iniciativas simples de cuidados para amenizar os impactos da poluição do ar na saúde das crianças, como:

  • incentivar a hidratação com água em vários momentos ao dia;
  • controlar o ambiente de odores, poeira, fumaça, tabaco e outras emissões;
  • utilizar umidificadores, que precisam ser limpos diariamente para não acumular mofo. Ou usar toalhas molhadas e bacias com água;
  • realizar a umidificação nasal, seja por meio de nebulizações ou lavagem nasal com soro fisiológico, ao menos uma vez ao dia, mesmo sem sintomas;
  • para reduzir a inalação de partículas finas, em locais próximos aos focos de queimadas, o Ministério da Saúde indica as máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100. Além disso, permanecer, se possível, dentro de casa, em local ventilado, com ar-condicionado ou purificadores de ar;
  • por fim, quem tiver contato direto com áreas próximas às queimadas deve procurar atendimento caso apresente sintomas como falta de ar, chiado no peito, tontura e dor de cabeça.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!