Como seus filhos brincam ?

Um estudo global lançado no Brasil demonstra que a quantidade de tempo que as crianças passam brincando livremente está em declínio, e que atualmente a maioria delas passa menos tempo ao ar livre que um presidiário[1].

Realmente eu fiquei chocada quando vi essa frase.

E pensei imediatamente se meus filhos se encaixavam nesse perfil .  E sim por mais que eu não queira admitir eles se encaixam.

Em média, as crianças passam, por dia, uma hora ou menos ao ar livre.

Moro em casa , e na rua nem possibilidade de brincadeiras por ser movimentada com muitos carros. Ainda bem que tenho quintal , mas eles estudam a tarde isso significa que acordam tarde .

A Manu durante dois dias tem aulas de ballet e o Tuco vai com ela um dia para a aula de tennis, o que significa que o tempo nesse percurso já ocupa esse tempo.

Como são irmãos percebo que mesmo brigando preferem brincar juntos, ele principalmente. Então a sexta de manhã são sempre de muitas brincadeiras.

E no fim de semana sempre procuramos locais públicos como parques para que possam brincar e aproveitar o ar livre.

Não estão distantes da minha infância, porque desde pequena tive de assumir a responsabilidade de ficar com meus irmãos enquanto minha mãe trabalhava fora.

Mas com certeza eles tem novas oportunidades e vivem em um mundo diferente da minha realidade na infância.

Sempre procuro não deixar com que tv e tablet fiquem disponíveis durante a manhã e de noite a tv é do pai. E isso nunca foi uma barreira para o estímulo do brincar livremente.

Sir Ken Robinson, especialista em educação, criatividade e desenvolvimento humano e presidente do Conselho Consultivo de OMO para o Desenvolvimento da Criança, comenta: “Há um preocupante desequilíbrio surgindo no brincar. As telas podem ser uma importante fonte de educação e entretenimento, mas a criança precisa brincar de diversas formas para exercitar plenamente a mente e o corpo e para, a partir dele, aprender sobre o mundo à sua volta. Permita que as crianças brinquem de forma segura, mas livremente, usando estruturas simples, e você ficará surpreso com a capacidade que elas têm de empreender, imaginar e criar. Temos que garantir um espaço para o brincar livre na vida de nossas crianças, para enriquecer seu desenvolvimento agora e ajudá-las a se tornarem adultos bem equilibrados, prósperos e felizes”.

Para chamar a atenção para o déficit do brincar livre, OMO criou o instigante filme “Libertem as Crianças”, que ilustra nitidamente este desequilíbrio. O filme foi rodado em uma prisão de segurança máxima nos EUA, e mostra presidiários falando sobre o que o tempo ao ar livre significa para eles. O intuito foi trazer os dados da pesquisa “Valor do Brincar Livre” para a realidade, por meio de uma comparação metafórica que provocasse uma reflexão sobre a importância do brincar livre.
#LivreParaDescobrir

É por isso que OMO lançou no Brasil, dentro da sua plataforma de causa “Se Sujar Faz Bem”, o movimento #LivreParaDescobrir: um compromisso da marca com o reequilíbrio nos hábitos das crianças. Em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, a marca está investigando e disseminando as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias, para que possam descobrir, aprender e se desenvolver em todo o seu potencial.

Para transmitir essa mensagem, lança também um filme Manifesto para inspirar os pais.

Assista clique aqui

Junte-se ao movimento #LivreParaDescobrir. Visite www.SeSujarFazBem.com.br, encontre dicas para “libertar” suas crianças e ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira.

SOBRE A PESQUISA “VALOR DO BRINCAR LIVRE”

A pesquisa foi conduzida pela Edelman Berland, uma empresa independente de pesquisa de mercado. As entrevistas foram feitas entre fevereiro e março de 2016, com 12.170 pais de crianças entre 5 e 12 anos. 10 países participaram: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Turquia, Portugal, África do Sul, Vietnã, China, Indonésia e Índia. A pesquisa, entre outros dados, aponta fatores que despertaram a atenção dos nossos especialistas e embasam o movimento #LivreParaDescobrir:
1. Os pais reconhecem a importância do brincar
•98% dos pais brasileiros concordam que as brincadeiras permitem que as crianças se tornem adultos melhores. (Dado global: 96%).
•94% dos pais brasileiros acreditam que, sem oportunidades para brincar, a aprendizagem das crianças pode ser prejudicada. (Dado global: 93%).
•98% dos pais, globalmente, acreditam que brincar livre ajuda crianças a desenvolverem habilidades importantes
•87% dos pais acreditam que as crianças deveriam brincar mais (Dado global 84%)
2. O brincar livre, espontâneo, sem regras ou direcionamentos está em declínio, especialmente o brincar ao ar livre:
•63% dos pais no Brasil acreditam que seu filho tem menos oportunidades para brincar do que eles tinham quando eram crianças. (Dado global: 64%).
•84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre durante 2 horas ou menos em um dia. (Dado global 81%).
•40% das crianças no Brasil têm uma hora ou menos por dia ao ar livre. (Dado global: 56%).
•6% das crianças nunca brincam ao ar livre em um dia normal. (Dado global 8%)
3. Os motivos para o declínio do brincar são diversos:
•Metade dos pais diz não contar com ambientes amigáveis onde seus filhos possam brincar. (Dado global: 40%)
•95% dos pais concordam que conforme a tecnologia fica mais popular, as brincadeiras tradicionais estão desaparecendo (Dado global 92%)
•85% dos pais concordam que as crianças normalmente não querem brincar sem tecnologia (Dado global: 78%)
•9 em cada 10 pais dizem que seus filhos preferem esportes virtuais a esportes na “vida real”. (Dado global: 81%).

Vamos pra Rua digo Para o Parque ou Play ou Quintal brincar muito !!

Sampa Abraços

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!