Conheça os benefícios de brincar e dicas de brinquedos seguros

Brincar é fundamental para o desenvolvimento pleno de uma criança. É por meio da brincadeira que meninos e meninas aprendem, desde cedo, a construir relações sociais, organizar suas emoções, respeitar as regras e lidar com frustrações e conquistas.  

Estudos comprovam que a prática frequente do brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. Pesquisadores da Universidade norte-irlandesa de Ulster constataram que a brincadeira na infância reflete diretamente na qualidade da saúde e no estilo de vida ativo dos adultos.  

No entanto, para que a brincadeira ocorra de forma positiva para contribuir com o desenvolvimento infantil, é necessário estar atento aos riscos que alguns brinquedos podem trazer, sobretudo ao dar um presente no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. 

Por isso, para que pais e mães se divirtam em segurança com seus filhos nessa data especial, Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores do Instituto Bem Cuidar, unidade de ensino e pesquisa da Aldeias Infantis SOS, lista abaixo alguns benefícios da brincadeira na vida das crianças e dá dicas práticas para a proteção e prevenção de acidentes com brinquedos. 

Benefícios do brincar para o desenvolvimento das crianças

Cognição

A brincadeira estimula o cérebro para habilidades intelectuais, como memória, percepção, habilidades de reflexão e entendimento.

Habilidades de Sociais 

A socialização durante as brincadeiras ajuda as crianças a aprenderem a conviver em sociedade, respeitando o outro, desenvolvendo empatia, bem como a capacidade de seguir ou de ser o líder, de aguardar a sua vez de jogar e perceber que regras devem ser seguidas em benefício de todos os envolvidos. 

Aprendizado

Enquanto brincam, as crianças desenvolvem habilidades de linguagem, ampliam o vocabulário e a capacidade de construção de frases, além de exercitarem o raciocínio lógico.

Capacidade de enfrentar obstáculos e resolver problemas

É brincando que meninos e meninas aprendem a enfrentar desafios e encontrar soluções. Dessa forma, atravessar os obstáculos impostos se torna parte da própria diversão. 

Coordenação motora fina e bruta

As habilidades motoras são essenciais para o desenvolvimento geral da criança. Durante as brincadeiras, há um frequente estímulo de grandes grupos musculares, especialmente quando se corre, pula ou dança, por exemplo. Brincadeiras com blocos de construção, desenhos ou manuseio de objetos pequenos ajudam na lapidação da coordenação motora fina, importante para atividades comuns do dia a dia, como na alimentação, com o uso dos talheres, e escrita, com o uso de caneta e lápis.

Criatividade

A brincadeira estimula o desenvolvimento sensorial das crianças e, com isso, ela é capaz de explorar os objetos e o mundo. Após o primeiro ano de vida, a criatividade é aguçada e impulsiona a construção de coisas com objetos e brinquedos, na realidade concreta ou imaginativa.

Como evitar acidentes com brinquedos

  • Ao escolher um brinquedo, leve em consideração a idade da criança. A faixa etária adequada deve estar claramente indicada na embalagem, com informações sobre o conteúdo, instruções de uso, montagem e quaisquer riscos potenciais.
     
  • Certifique-se de que os brinquedos tenham o selo do Inmetro, que é obrigatório. A certificação é uma garantia de que o objeto foi aprovado em testes e atende aos critérios mínimos de segurança, como a utilização de materiais atóxicos na fabricação.
     
  • Evite brinquedos com bolinhas de metal, pontas e bordas afiadas e que apresentem projéteis, como dardos e flechas. Correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm não são recomendados para evitar riscos de estrangulamento. 
     
  • Para crianças menores de oito anos, não são aconselhados brinquedos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, uma vez que podem causar queimaduras. 
     
  • Presentear com bicicletas, patins, patinetes e skates é uma boa oportunidade para estimular a mobilidade das crianças e a responsabilidade de brincar de forma segura.  Mas lembre-se de incluir no presente os equipamentos de segurança necessários, como capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e buzina.
     
  • Dê atenção especial aos brinquedos que contenham hidrogel em sua composição. Os médicos têm alertado que a substância tem grande capacidade de absorção de água e, no caso de ingestão pela criança, pode causar lesões ou infecções graves.
     
  • Certifique-se de verificar o prazo de validade do brinquedo. Embora essa informação não seja amplamente divulgada, é importante lembrar que os brinquedos também têm um limite de vida útil. 
     
  • Evite brinquedos que emitam ruídos excessivos, pois esses sons podem prejudicar a audição. Além disso, fique atento a brinquedos que tenham formas e cheiros que se assemelham a alimentos, isso pode incentivar a criança a colocá-los na boca, o que pode ser perigoso. 

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!