Criançada de férias e os avanços das doenças virais: como entreter os pequenos dentro de casa!

Janeiro é o mês preferido da criançada. Sair para brincar com os amigos e familiares, correr no parque, ir ao cinema, se divertir em brinquedotecas, correr, jogar futebol, entre várias outras atividades tomam de conta da rotina deles durante esta época do ano. Contudo, tal realidade que toda população mundial imaginava que teria de volta, está sendo assombrada novamente pelo surto de doenças virais e grandes níveis de contágios da Covid-19 e Influenza. Logo, a preocupação dos pais voltam à tona em como conseguir dividir a rotina de trabalho no período de férias dos pequenos.

Cheerful children playing with skateboard at home. Blonde adorable girl pushing her two playful brothers. Happy kids riding on board and having fun. Childhood, game activity and weekend concept

Manter a criançada entretida não é uma tarefa fácil, principalmente dentro de casa, já que elas têm muita energia para gastar durante o dia. Por isso a importância do brincar. Segundo a orientadora educacional do Colégio Objetivo DF, Keila Espíndola, durante o período de férias é muito importante que os pais se façam presentes nas brincadeiras dos filhos, participem e venham ter mais contato com eles, para proporcionarem momentos de alegria, amor e diversão se torna essencial. “Com o diálogo, os pais conseguem entender mais o que a criança gostaria de fazer naquele momento e a partir disso, estabelecer uma rotina familiar para as férias”, explica.

Para ajudar os pais a pensarem um pouco fora da caixinha e poderem proporcionar experiências únicas para seus filhos, a psicopedagoga do Colégio Objetivo DF, Márcia Regina Fonseca, a educadora física Ketelly Nonato, da Bodytech Sudoeste, a ilustradora Lulu Marillac, e a nutricionista Beatriz Fausto,da Clínica Corporeum, criaram uma série de sugestões com brincadeiras lúdicas, atividades esportivas e culturais, além de dicas alimentares, para você e seu filho poderem ter uma férias inesquecíveis em casa!

Motive as crianças a pensarem

Na escola, as crianças desenvolvem inúmeras habilidades e isso não precisa parar nas férias. A psicopedagoga Márcia Fonseca, também do Colégio Objetivo DF, sugere os jogos de tabuleiro, dama, xadrez, quebra-cabeça, mímica, adedonha e desenho são brincadeiras que estimulam diversas habilidades, como a fala, a expressão e até a função motora.

A psicopedagoga ainda explica que o brincar é um motivador lúdico, e os brinquedos e brincadeiras são estimuladores da aprendizagem. “Eles funcionam como instrumentos que favorecem a contextualização da aprendizagem que ocorre naturalmente quando a criança brinca. As brincadeiras desenvolvem também o lado emocional da criança, além de criar ótimas lembranças em família, tornando o momento acolhedor e feliz”, acrescenta.

Márcia ainda ressalta que a brincadeira pode ajudar no processo de alfabetização, já que a família pode ajudar estimulando a criança com jogos, desenhos, brincadeiras de adivinhação e faz de conta. “A criança tem necessidades de se desenvolver emocionalmente, e desenvolver habilidades motoras, que são fundamentais para o processo de aprendizado da escrita e da leitura”, aponta a psicopedagoga.

Brincando e se exercitando

A prática de atividade física é importante para a qualidade de vida de todos e, inclusive, das crianças. Para elas o ideal é apostar no lúdico, estimulando o interesse através da diversão. Para isso, a educadora física Ketelly Nonato, da Bodytech Sudoeste, propõe três brincadeiras para se divertir em casa.

Aranha acordando

“A criança faz o agachamento, coloca as mãos no chão, caminha até a frente, pega um brinquedo, volta até a linha de chegada e faz um salto.” Esse é um exercício de quadrupedia, trabalha a força dos membros inferiores e superiores, flexibilidade e coordenação motora.

Terra e mar

“Um espaço separado por uma corda, de um lado é terra e do outro lado é mar, do lado terra a criança fica abaixada, do lado mar a criança fica em pé, parecido com vivo ou morto, porém saltando de um lado para o outro.” Essa atividade desenvolve as habilidades motoras básicas da criança como saltar e agachar, além da habilidade cognitiva de assimilar e obedecer ao comando do mestre.

Pensa rápido

“Duas crianças sentadas com um brinquedo no meio. As duas ficam com os braços para trás, o mestre orienta o que fazer em cada cor. Por exemplo, amarelo faz prancha, verde dá um salto e vermelho segura o brinquedo. A criança que pegar o brinquedo mais rápido vence.” Essa atividade desenvolve, além da habilidade motora básica de saltar, força e noções de espaço e agilidade.

Atividades culturais

Filmes, curtas-metragens, animações e desenhos animados, sempre carregam como pano de fundo uma mensagem de reflexão ou ensinamento para quem assiste, principalmente para as crianças a partir de uma narrativa adaptada. De acordo com a artista, Lulu Marilac, oportunidades como essas são ótimas para os pais poderem conversar com seus filhos a respeito desses temas. Pensando nisso, a ilustradora selecionou um filme e dois livros que propõem essa oportunidade para pais e filhos.

O Lorax — Em Busca da Trúfula Perdida (Amazon Prime) – “Um dos meus filmes preferidos para assistir com as crianças, a partir de uma história ele mostra as consequências do desrespeito ao meio ambiente, o que proporciona uma ótima oportunidade para os pais conversarem com as crianças e propõem reflexões a respeito da conscientização sobre o desmatamento e poluição”, conta Lulu.

O longa apresenta como personagem principal o pequeno Ted, é uma criança que vive em Thneedville, uma cidade feita de plástico, ali tudo é industrializado, artificial, processado. Ted se apaixona por Audrey, uma menina que sonha em encontrar uma árvore de verdade. O menino sai em busca da árvore para conquistar Audrey. Nessa ele atravessa os muros da cidade e vai ver o cenário da destruição ambiental. Ali ele encontra Lorax e juntos vão buscar a restauração da floresta.

Um livrinho que vale a pena ler: O problema de Mariana Caltabiano – Esse título fala sobre um menino que paralisava diante de um monstrinho, o problema. Ele ia falar com alguém e o monstro aparecia em cima das pessoas, e ele paralisava. É um livro muito gostoso e traz uma problemática de superação. E a constatação que todos passam pela mesma situação.

Impressionismo com Clô – “Essa é uma obra de minha autoria, é um livro que traz intimidade com a arte de forma lúdica e leve. Um dia Clô engoliu uma estrela, da noite estrelada de Van Gogh, desde então, ela tem fome de arte”. Nesse livrinho ela conta como começou o Impressionismo de forma simples e sem alterar a história. Arte é um prato cheio! Lembrando que o livrinho da Clô está em três idiomas pela Amazon. Basta digitar Lulu Marillac para ter acesso a todos os idiomas.

Muitas brincadeiras e atenção com a alimentação!

Para evitar exageros de açúcar, sal, gordura e outros componentes que podem ser prejudiciais ao corpo quando consumidos em excesso, o ideal é tornar as receitas de lanches e bebidas saudáveis ainda mais atrativas para os pequenos. Com os nutrientes necessários, a criançada terá disposição e a atenção necessárias para as brincadeiras neste período de férias, além de manter desenvolvimento adequado do corpo.

“Alguns lanchinhos saudáveis são ótimas substituições para os salgadinhos ultraprocessados tão queridos pelas crianças, que costumam pesar na quantidade de sódio e outras substâncias. Chips de batata, beterraba, cenoura e couve, assim como grão-de-bico, quando assados no forno, são alternativas interessantes tanto em aspectos nutricionais como no paladar”, indica a nutricionista Beatriz Fausto, da Clínica Corporeum, de Brasília.

Nas saladas, sanduíches e outros tipos de receitas salgadas, vale cortar os vegetais em formatos lúdicos e ousar com opções bem coloridas, para deixar tudo ainda mais divertido. Em relação aos doces, uma dica é aproveitar o calor do verão para fazer receitas refrescantes, como vitaminas com misturas de frutas. Que tal congelar pedaços de banana, manga, morangos, uvas e preparar deliciosos sorbets sem adição de adoçantes? Para isso, o segredo é bater as frutas ainda congeladas no processador, aproveitando o sabor natural de cada uma.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!