A literatura infantil tem se tornado cada vez mais plural. Assuntos antes restritos apenas para discussão adulta têm chegado aos pequenos que, de forma lúdica, têm ciência para se atentarem a qualquer questão pertinente na sociedade. Neste Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Editora Melhoramentos listou quatro boas opções para tratar o assunto com os pequenos.
A primeira sugestão é da escritora Kiusam de Oliveira, reconhecida internacionalmente pela representatividade e força de suas obras que abordam questões étnico raciais e diversidade. Em “Akili Está Feliz” há situações comuns no cotidiano infantil para ensinar as crianças a reconhecerem os sentimentos e mostrar que os cuidados e o amor são essenciais para a alegria na primeira infância.
Já em Com Qual Penteado Eu Vou?, Kiusam de Oliveira, pauta a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independentemente de qual penteado escolher. E isso é uma lição e tanto para as bisnetas quanto para os bisnetos de Seu Benedito, que está prestes a fazer 100 anos e terá uma festa e tanto. Cada um deles um irá presentear o bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?
Outra dica é Griot – Histórias que Ouvimos na África, de Júlio Emílio Braz, ilustrado por Mozart Couto. O livro revive a cultura dos povos africanos, com seus incríveis contadores de histórias, os griots, que ensinam a preservar as tradições pela integração entre as gerações. Nela, Ubuntu, um griot que trabalha como motorista de táxi, terá de usar toda a sua força e sabedoria para salvar Martins e suas colegas dos violentos conflitos políticos e religiosos que aparecem na escola.
Kakopi, Kakopi, de Rogério Andrade Barbosa e ilustrações de Marilia Pirillo, apresenta ao leitor Korir e Chentai, dois irmãos que vivem e estudam no Quênia e estão sempre em busca de novas brincadeiras pelo continente africano. Dessa vez, eles pesquisaram e recolheram para um trabalho escolar vinte jogos de diversos países! Cada um mais interessante e divertido do que o outro.