Crianças Dia da Consciência Negra

A literatura infantil tem se tornado cada vez mais plural. Assuntos antes restritos apenas para discussão adulta têm chegado aos pequenos que, de forma lúdica, têm ciência para se atentarem a qualquer questão pertinente na sociedade. Neste Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Editora Melhoramentos listou quatro boas opções para tratar o assunto com os pequenos.

A primeira sugestão é da escritora Kiusam de Oliveira, reconhecida internacionalmente pela representatividade e força de suas obras que abordam questões étnico raciais e diversidade. Em “Akili Está Feliz” há situações comuns no cotidiano infantil para ensinar as crianças a reconhecerem os sentimentos e mostrar que os cuidados e o amor são essenciais para a alegria na primeira infância.

Já em Com Qual Penteado Eu Vou?, Kiusam de Oliveira, pauta a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independentemente de qual penteado escolher. E isso é uma lição e tanto para as bisnetas quanto para os bisnetos de Seu Benedito, que está prestes a fazer 100 anos e terá uma festa e tanto. Cada um deles um irá presentear o bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?

Outra dica é Griot – Histórias que Ouvimos na África, de Júlio Emílio Braz, ilustrado por Mozart Couto. O livro revive a cultura dos povos africanos, com seus incríveis contadores de histórias, os griots, que ensinam a preservar as tradições pela integração entre as gerações. Nela, Ubuntu, um griot que trabalha como motorista de táxi, terá de usar toda a sua força e sabedoria para salvar Martins e suas colegas dos violentos conflitos políticos e religiosos que aparecem na escola.

Kakopi, Kakopi, de Rogério Andrade Barbosa e ilustrações de Marilia Pirillo, apresenta ao leitor Korir e Chentai, dois irmãos que vivem e estudam no Quênia e estão sempre em busca de novas brincadeiras pelo continente africano. Dessa vez, eles pesquisaram e recolheram para um trabalho escolar vinte jogos de diversos países! Cada um mais interessante e divertido do que o outro.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!