Especialistas da SBP tiram dúvidas sobre vacinação de crianças contra covid-19, em novo episódio do Famílias em Pauta

A vacinação de crianças contra a covid-19 é realmente necessária? Existem riscos para a saúde e efeitos colaterais? As vacinas são seguras? Com o objetivo de esclarecer estas e outras dúvidas e orientar a população, o novo episódio do Famílias em Pauta — vinculado ao projeto “Pediatria para Famílias” da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) — debateu os principais questionamentos em relação à imunização infantojuvenil contra covid-19. O episódio especial sobre o tema estreará nesta quinta-feira (10) no site Famílias em Pauta.

Levar informações adequadas com base científica e de forma acessível para as famílias é um dos motes da SBP. A declaração foi feita pela presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva, durante a abertura do episódio. Para ela, é preciso conscientizar a população sobre o impacto das vacinas na saúde e bem-estar de todos. “O desenvolvimento das vacinas foi um dos avanços mais importantes que ocorreu no século XX. Esse fato mudou o panorama das doenças, tanto entre as crianças e adolescentes, quanto entre os adultos. Muitas doenças deixaram de existir ou reduziram de maneira significativa por causa da vacinação correta”, destacou.

Na oportunidade, a presidente declarou de forma enfática que os pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem manter a carteira de vacinação em dia e não temer a imunização contra covid-19. O alerta também foi reforçado pelo 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, que ressaltou o posicionamento da entidade em relação ao tema. “Somos totalmente favoráveis à vacinação das crianças e adolescentes contra covid-19. Não existe razão para que a gente não assuma a nossa posição sobre a vacina, ela se mostrou confiável, segura e diminuiu os índices de morbidade e mortalidade”, explicou.

Em seguida, a questão sobre a segurança e necessidade das vacinas em crianças previamente infectadas pelo coronavírus foi debatida pelos especialistas. O presidente do Departamento Científico (DC) de Infectologia da SBP, dr. Marco Aurélio Sáfadi, apontou que já existem dados na literatura científica que mostram os benefícios de seguir com o esquema vacinal. “Também há informações muito claras que uma infecção prévia não é capaz de impedir o risco de reinfecções. Portanto, assim como ocorre com os adultos, as crianças continuam sob risco de desenvolver a doença com sintomas e repercussões”, observou.

No que diz respeito a prevenção, o especialista ressaltou que as vacinas deixam as crianças muito mais protegidas do risco de desenvolver formas graves da doença. “Ao vacinar uma criança previamente infectada, você agrega um valor muito grande à imunidade e aumenta em quantidade e qualidade a resposta imune”, alertou.

O presidente do DC de Imunizações, dr. Renato Kfouri, respondeu as dúvidas sobre a eficácia das vacinas na faixa pediátrica de 5 a 11 anos. Na explanação, ele destacou que, nos estudos controlados, as vacinas têm mostrado eficiência parecida ao que observamos em adolescentes e adultos. “A expectativa é que vacinarmos as crianças trará benefícios muito semelhantes ao que vimos com o uso das demais vacinas em todas as faixas etárias”, explicou.

No episódio especial, o público terá acesso ainda a explicações das dúvidas frequentes relacionadas à vacinação contra covid-19 na pediatria, como: efeitos colaterais; impacto das vacinas a longo prazo; motivos para a demora na vacinação; complicações provocadas pela covid-19; entre outros.

PROGRAMAS ANTERIORES — Nas edições anteriores, o Famílias em Pautas também debateu outros temas relevantes para a sociedade. Com a participação de renomados especialistas, o programa já abordou: o retorno seguro às aulas durante a pandemia de covid-19; os benefícios do aleitamento materno; prática de atividades físicas pelas crianças e adolescentes; a importância de toda criança ser atendida por um pediatra na Atenção Primária à Saúde.; e os riscos da exposição da imagem dos filhos na internet.

Todos os episódios podem ser acessados gratuitamente por aqui. Para aumentar a interação com o público, o programa abre espaço para a participação de pais e/ou cuidadores, que podem enviar suas dúvidas sobre cada um dos temas abordados nas edições através do e-mail familiasempauta@sbp.com.br.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!