Etnocidade realiza oficina MITÃ HANGA e MBARAKA em Campinas e dá visibilidade às culturas indígenas

O coletivo e ponto de cultura Etnocidade promoveu em Campinas oficinas com experiências que unem memória, ancestralidade e criação coletiva. Os encontros aconteceram em diferentes locais em Campinas durante o mês de outubro.



Mais do que um brinquedo, o Mbya é carregado de histórias, afetos e saberes transmitidos de geração em geração. O termo significa “pegar no colo”
e remete a uma prática ancestral que convida crianças, jovens e adultos a desenvolverem brinquedos manuais a partir de materiais simples e naturais.

Durante a oficina, cada participante  confeccionou sua própria bonequinha, aprendendo técnicas tradicionais e compreendendo os simbolismos que fazem parte desse objeto cultural.

Já o Mbaraka é um instrumento musical feito com elementos da natureza, que traz o som da terra, das raízes e da cultura ancestral. Cada toque é um jeito de contar histórias e se conectar com o mundo ao nosso redor.
Nesta oficina, os participantes aprenderam como o Mbaraka é feito e como sentir de perto sua força e sua música. Uma experiência única que desperta os sentidos e fortalece  as ligações com a natureza e com as origens!

“Cada ponto, cada detalhe, é também um ato de preservação cultural e de fortalecimento das nossas raízes coletivas”, destaca Lu Ahamy Mirim, doutora Honoris  Causa, liderança indígena, guerreira do povo Guarani Mbya, atuante em várias frentes pela defesa e visibilidade das culturas originárias, sendo reconhecida pelo seu trabalho como artesã, chefe de culinária ancestral, educadora, oficineira, atriz, escritora e militante de causas indígenas. A atividade conta também com o trabalho de Awa Mbarete, guerreiro do povo Pataxó Kamakã,  artesão, chefe de culinária ancestral, oficineiro palestrante, vice-diretor da Etnocidade.

As atividades são parte do compromisso do coletivo em dar visibilidade às culturas indígenas na região de Campinas, fortalecendo vínculos comunitários e reafirmando a importância da diversidade cultural na formação das identidades brasileiras.

A oficina MITÃ HANGA e MBARAKA são acima de tudo, um espaço de aprendizado coletivo, encontro entre tradição e criatividade, e uma oportunidade de manter viva a força da ancestralidade por meio do gesto simples e simbólico de criar com as próprias mãos.

É importante destacar que: as crianças indígenas Mbya ,são educadas com bases ancestrais, pertencimento, respeito, equilíbrio e fé . Quando chegam a esse existir ,ela passa a fazer parte de um povo enquanto todo o povo faz parte dela ,entendendo que toda aldeia se torna responsável por ela ,todos são responsável em educar, orientar,proteger ,ensinar.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!