Expedição Brasiliana no Itaú Cultural agita as férias das crianças

O Itaú Cultural retoma a programação para as crianças em 2023 com nova temporada da Expedição Brasiliana, atividade presencial que chega para embalar as férias da garotada. Com mediação dos educadores da organização, ela será realizada em todos os finais de semana do mês de janeiro, aos sábados e domingos, sempre das 15h às 16h30, tendo início nos dias 7 e 8. Começando pelo sétimo andar do prédio, a brincadeira segue para dentro da exposição, nos pisos 4 e 5, percorrendo alguns de seus módulos. Ao final, cada participante recebe o Certificado do Aventureiro. As inscrições serão realizadas com 30 minutos de antecedência, ou seja, a partir das 14h30, no balcão de informações, no piso Paulista.

itaú cultural

Este projeto do Núcleo de Formação do Itaú Cultural começou em 2020 no ambiente virtual e em julho de 2022 estreou no formato presencial. Ele se inspira na Coleção Brasiliana, cujo recorte está em exposição permanente, desde 2014, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens lá exibidos retratam o país desde a chegada dos portugueses e percorrem cinco séculos, mostrando diversas etapas das histórias do Brasil.

Sábados

Tudo começa com uma oficina de binóculos de papel, utilizando cola, barbante, fitas coloridas e canetinhas. Depois, a equipe passa para a próxima etapa: uma brincadeira de caça aos detalhes no hall da exposição, em que é preciso encontrar uma obra a partir de um detalhe previamente mostrado. Partindo para o módulo quatro da mostra, chamado Brasil dos Naturalistas, os aventureiros exploram o território brasileiro e seus animais nativos. Seguindo o padrão de jogos investigativos, um dos participantes terá a imagem de um animal na testa e com perguntas tentará adivinhar qual deles é.

No módulo três, Brasil Secreto, inspirado no tempo em que o governo português proibiu a circulação de informações sobre o Brasil, os participantes recebem um enigma cuja resolução leva a uma das obras presentes no espaço. No módulo cinco, Brasil da Capital e Brasil das Províncias, as crianças devem montar o quebra-cabeças do panorama do Rio de janeiro. As peças estão espalhadas e com o auxílio de uma lupa elas devem procurá-las. Reunindo todas elas e formando a figura, tem de descobrir qual é o lugar representado.

Domingos

Também começando pela construção de um binóculo, os educadores do Núcleo de Formação propõem a observação da paisagem da Avenida Paulista para depois comparar o cenário com fotografias antigas, refletindo sobre a transformação da paisagem. Na sequência, os participantes recebem fotos atuais de alguns lugares retratados, há séculos, em pinturas expostas no módulo cinco da Coleção Brasiliana com o objetivo de relacionar cada um deles.

No módulo sete, Brasil do Império, os aventureiros brincam de Cara a Cara com a família real e outros personagens que fizeram parte da história do Brasil, como Luiz Gama, Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga.

SERVIÇO:

Expedição Brasiliana

Dia 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de janeiro (sábados e domingos), das 15h às 16h30

Local: 4º, 5º e 7º andares

Classificação: livre

https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!