Faber-Castell cria websérie na qual especialistas tiram dúvidas e dão dicas para estimular a criatividade de crianças e adolescentes

Um tema recorrente de conversas entre pais é como definir as atividades adequadas para encorajar crianças e adolescentes a desenvolverem um pensamento criativo e, assim, capacitar adultos para serem felizes e bem-sucedidos na vida pessoal e profissional. Para apoiar essas conversas, que ganharam ainda mais força no momento atual, a Faber-Castell lança no YouTube o SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade) . Uma websérie com minidocumentários, no qual especialistas respondem questões reais de mães, pais e responsáveis.

O SAC inclui seis episódios, nos quais, de forma leve e descontraída, especialistas respondem a perguntas ligadas à criatividade de crianças e adolescentes. A cada minidocumentário é debatido um tema diferente, incluindo: como entender o que é a criatividade; como é possível estimular o pensamento criativo na quarentena; como o excesso de conteúdo (multi tela) impacta no desenvolvimento de habilidades criativas; como equilibrar as tarefas no dia a dia; qual o papel da escola em relação ao tema; e como a criatividade impacta no desenvolvimento emocional.

Quem abre e encerra o ciclo de conversas é a psicóloga, arte educadora e arte terapeuta, Bianca Solléro. Além dela, outros cinco especialistas, também referências no assunto, conduzem as conversas: Ana Carolina Dorigon, pedagoga e especialista em neurociência; Alessandra Mazotta, psicanalista e educadora; Patrícia Marinho, fundadora do canal Tempo Junto; e Rosa Bertholini, pedagoga, fundadora e diretora da Casa de Aprendizagens.

Vale destacar que, atualmente, a Faber-Castell já oferece uma série de atividades voltadas a estimular o pensamento criativo. Entre elas, a marca oferece em sua plataforma de cursos online um leque de aulas interativas. Para as crianças, alguns dos temas mais procurados são: Qualquer coisa é qualquer forma, ensina como um traço qualquer pode se tornar uma ilustração incrível; Criatura vs Monstro, ensina a criar animais surreais a partir de formas geométricas; e Criatividade nas Redes Sociais, ensina a criar gifs, stories criativos, stickers e muito mais. Já para os adolescentes, o curso de Criatividade é ideal para desmistificar a complexidade dessa habilidade. Entre as temáticas abordadas estão ambientes criativos, bloqueios, exploração de repertório, entre outros. Tudo isso de maneira divertida, lúdica e contextualizada com práticas criativas.

Além disso, a empresa oferece o Hora da Invenção, uma dinâmica de 1h30 ministrada para pequenos grupos de crianças ao vivo, que traz a experiência do Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell para o ambiente virtual. Voltado a crianças de 6 a 12 anos, a atividade desenvolve habilidades socioemocionais importantes para o século 21 como a criatividade, pensamento crítico e comunicação.

Outra iniciativa importante é o Programa de Aprendizagem Criativa presente nas escolas. Com ele a sala de aula se transforma em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. No cenário atual, o plano de atividades também foi ajustado para o ambiente virtual. Assim como no modelo presencial, os Micromundos são usados como “fios condutores” para que cada atividade estimule e favoreça a criação de projetos que sejam pessoalmente significativos para os alunos, dentro de um contexto que incentive a colaboração, a expressão pessoal e a exploração livre dos materiais, técnicas e ideias.

Segue o roteiro de conteúdo do SAC (Serviço de Atendimento à Criatividade):

Tema 1 – Criatividade: que história é essa?

https://youtu.be/y6OQfKseKcM

Especialista: Bianca Solléro

Tema 2 – Quarentena: como as crianças podem estimular a criatividade no isolamento?

https://youtu.be/Zdfd590rtNk

Especialista: Ana Carolina Dorigon

Tema 3 – Geração multitela: o excesso de conteúdo desenvolve ou atrapalha a criatividade?

https://youtu.be/WNMKN017f2Y

Especialista: Alessandra Mazotta

Tema 4 – Rotina: como equilibrar tarefas, liberdade e ócio criativo?

https://youtu.be/E183jHsRIos

Especialista: Patrícia Marinho

Tema 5 – Escola: qual é o papel no desenvolvimento criativo?

https://youtu.be/R2JGBXrxq0k

Especialista: Rosa Bertholini

Tema 6 – Lidando com as emoções: como o desenvolvimento criativo ajuda o desenvolvimento emocional?

https://youtu.be/msZcrI64qj8

Especialista: Bianca Solléro

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!