Férias de julho do Museu da Língua Portuguesa

A programação cultural do mês das férias estará recheada no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O principal destaque é a atividade Estação Férias – Palavra com Raiz, que oferecerá oficinas, brincadeiras e intervenções interativas sobre as presenças das culturas africanas na identidade cultural brasileira para a criançada e toda a família.  

Ao longo do mês de julho, a entrada para o Museu aos fins de semana será gratuita. Ou seja, o público não pagará nada tanto no sábado, como já ocorre desde a sua reabertura, quanto no domingo – neste dia da semana, a promoção será válida até 31 de agosto.  

Brincadeiras e oficinas diárias que dialogam com o tema da exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil e apresentações especiais aos sábados e domingos integram a programação da Estação Férias – Palavra com Raiz. A ação, criada exclusivamente para o mês das férias do meio do ano de 2024, terá início no dia 9 de julho (terça-feira, feriado em São Paulo) e se estenderá até o dia 28 de julho, sempre de terça a domingo, das 10h às 17h. 

Uma grande árvore Baobá, símbolo de resistência e ancestralidade africana, será instalada no centro do Saguão B. Partindo dos troncos desta árvore, que representarão as línguas bantu, as oficinais e intervenções interativas e afetivas apresentarão as influências e presenças das culturas africanas na cultura brasileira. Aos sábados e domingos, haverá apresentações artísticas. 

As ações da Estação Férias – Palavra com Raiz serão oferecidas em parceria com a organização Piraporiando, cujo trabalho se baseia na educação antirracista. 

Mais atrações 
Além da Estação Férias – Palavra com Raiz, o Museu também promoverá uma série de outras atrações. Entre elas, contação de histórias, sessão de cinema ao ar livre, clube de leitura, feira de troca de livros e apresentações artísticas. 

O espetáculo Palavra Brinquedo é a atração do projeto É Hora de História do dia 2 de julho (terça-feira), das 10h às 11h. Nesta performance, dois contadores e musicistas contam histórias e propõem jogos interativos, tendo como inspiração poetas como Manoel de Barros, Haroldo de Campos e Adriana Falcão. 

O Núcleo Educativo promove atividades gratuitas às quartas-feiras no Museu. No dia 3 de julho, o público poderá montar uma história em cordel com xilogravuras disponibilizadas pelos educadores e educadoras. Já no dia 17, será realizada a brincadeira Palavras Bantu, que instiga os visitantes a descobrirem que palavras de nosso vocabulário têm origem em línguas africanas. Gratuita, as atividades acontecem no Saguão B, das 12h às 13h. 

Com mediação da poeta e tradutora Lubi Prates, o 4º encontro do Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa vai debater o livro Poemas da Recordação e Outros Movimentos, de Conceição Evaristo. Trata-se do clube de leitura do Museu, que se reúne uma vez por mês. Em julho, ele está programado para acontecer no dia 13, das 14h30 às 16h30, com tradução em Libras e sorteio de livros. 

A 4ª Feira de Troca de Livros do Museu acontece no dia 20 de julho (sábado). A cada edição, as pessoas são estimuladas a trocar com o Museu até oito livros em bom estado: sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Caso a pessoa queira doar mais livros ao Museu, não há limite, desde que respeitadas as categorias literárias indicadas. Também podem trocar livros entre si. A atividade ainda promove mediação de leitura e conta com um espaço infantil. 

Também no dia 20, das 12h às 14h, no Saguão Central da Estação da Luz, acontece o 5º Sarau Africanizar no Museu, com curadoria do Samba D’KetuOs convidados serão o DJ Pedrinho, a professora de dança Raquel Barcossa e o Grupo Vaib Boa. 

Na última quinta-feira do mês, dia 25, os amantes do cinema estão convidados a assistir, em película 16 mm e em versão dublada, o clássico King Kong, lançado em 1933. A exibição acontece dentro do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu. A curadoria é do Museu Soberano – Rua do Triunfo. A sessão tem início às 19h30, com distribuição gratuita de pipoca e guaraná. 

No último fim de semana de julho, nos dias 27 e 28 de julho, haverá uma apresentação de dança e contação de histórias. No sábado, a atração é o Tambor de Crioula Dona Teca, que integra a programação do Plataforma Conexões, que selecionou trabalhos de novos artistas. Das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz, o público poderá conferir uma performance de dança, cantos e ritmos de uma das manifestações mais importantes do Maranhão. 

Já no domingo, dia 28, encerrando a programação especial do mês das férias de julho do Museu, é a vez do espetáculo Fantasmas da SP Antiga, da Cia. Mapinguary. A trilha sonora da peça é executada ao vivo, relembrando alguns compositores nascidos na capital paulista. A apresentação acontece das 11h às 12h, no Saguão B do Museu. 

Exposições 
Quem vier ao Museu ainda tem acesso à sua exposição principal e à mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil

A exposição principal aborda a diversidade da língua portuguesa falada no território brasileiro por meio de experiências audiovisuais, imersivas e interativas. Um dos destaques é o Beco das Palavras, um jogo em que o público é instigado a juntar pedaços de palavras por meio da sombra do braço projetada em uma mesa: a experiência, uma das mais populares do Museu, ensina por meio da brincadeira. 

Já a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil apresenta a presença do iorubá, fon, quicongo e outras línguas de África no português falado no Brasil. Isso se dá por meio de obras de arte de nomes como Aline Motta e J.Cunha e de recursos audiovisuais e interativos encontrados em uma sala na qual o visitante é surpreendido ao falar em voz alta termos como afoxé e acarajé. A curadoria da exposição é de Tiganá Santana. 

A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.   

SERVIÇO 
Estação Férias – Palavra com Raiz
De 9 a 28 de julho (de terça a domingo), das 10h às 17h 
No Saguão B e Pátio B 
Grátis  

Palavra Brinquedo – É Hora de História 
Dia 2 de julho (terça-feira), das 10h às 11h 
No Saguão B 
Grátis 

Atividades com o Núcleo Educativo 
Dias 3 e 17 de julho (às quartas-feiras), das 12h às 13h 
No Saguão B 
Grátis 

4º Papo literário: narrativas negras em língua portuguesa 
Livro Poemas da Recordação e Outros Movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates 
Dia 13 de julho (sábado), das 14h30 às 16h30 
No Saguão B 
Grátis 

4ª Feira de Troca de Livros do Museu 
Dia 20 de julho (sábado), das 14h às 17h 
No Saguão B e Pátio B 
Grátis 

5º Sarau Africanizar no Museu 
No dia 20 de julho (sábado), das 12h às 14h 
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis 

4º Luz na Tela – Exibição do filme King Kong (1933), em película 16mm e dublado 
No dia 25 de julho (quinta-feira), às 19h30 
No Pátio B 
Grátis 

5º Plataforma Conexões – Tambor de Crioula Dona Teca 
Dia 27 de julho (sábado), das 12h às 13h 
No Saguão Central da Estação da Luz  
Grátis 

Fantasmas a SP Antiga – Domingo no Museu 
Dia 28 de julho (domingo), das 11h às 12h 
No Saguão B 
Grátis 

Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados 
Grátis aos domingos (até 31 de agosto)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!