FÉRIAS DE JULHO – MAM: Educativo tem programação voltada às férias escolares com oficinas artísticas e atividade em sinergia com a exposição Elementar

Em julho, o MAM Educativo tem uma programação voltada às crianças e a toda a família durante as férias escolares. O roteiro aborda diversos temas, como arte, ecologia e combate à discriminação racial. Além da diversidade de assuntos, as atividades abrangem variados formatos passando por música, sensorial, oficina de autorretrato, leitura coletiva, narração de história e outras.

O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (3 de julho) e o Dia da Mulher Negra Latino-Americana (25 de julho) inspiram a realização do Karaokê: Vozes Negras no Domingo MAM. O público está convidado no dia 9 de julho, às 14h, a soltar a voz com músicas compostas e interpretadas por mulheres negras.

Já a programação Família MAM promove a Oficina de autorretrato com elementos da natureza MAM Educativo, que propõe uma reflexão sobre como habitamos o espaço e como o espaço nos habita. Em uma brincadeira de olhar o mundo e se olhar, as crianças são convidadas a buscar elementos da natureza que estão presentes no Parque Ibirapuera para construírem o seu próprio retrato. A atividade Brinquedos da terra: oficina de construção de brinquedos com MAM educativo também trabalha a conexão com a natureza dessa vez pelo brincar. Os participantes poderão investigar o que a terra entrega e assim criar brinquedos que partam dela. Seria um jogo com pedras? Uma boneca de galho? Uma casa de terra e folhas?

Para aqueles que procuram algo fora da temática do meio ambiente, a Visita ao mundo MAM no Minecraft Education Edition com MAM Educativo é uma boa pedida. O passeio leva o público para explorar o acervo do Museu dentro da plataforma do jogo, trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.

O MAM Educativo também chama o público para o encontro virtual: Artistas mulheres no acervo do Museu de Arte Moderna. Nessa oportunidade, as artistas Amanda Falcão e Amanda Paralela, que fazem parte da história do acervo do Museu, conversam com os convidados sobre seus trabalhos, buscando a ampliação de repertórios e propondo reflexões sobre a diversidade e a potência da mulher no campo das artes.

O Domingo MAM também tem opção de atividade em sinergia com a programação do próprio Museu, como a visita mediada à exposição Elementar: fazer junto, em cartaz no Museu. O público pode conhecer as obras, experiências artísticas e educativas que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O MAM Educativo desenvolve programas e projetos em diálogo com seus públicos variados, com uma programação acessível e gratuita que busca equiparar oportunidades e reduzir barreiras físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou de diversidade mental. Sua equipe multidisciplinar se desenvolve por meio de um amplo e contínuo programa de pesquisa e formação em arte e educação que atravessa seus programas e projetos anualmente, na forma de conversas, práticas de ateliê, leituras e vivências que contam com a colaboração de artistas, educadores, curadores e pesquisadores parceiros. As atividades são todas de classificação livre e abertas ao público.

Veja a seguir a programação completa das atividades de julho:

1/7 (sáb) às 11h
Programa de Visitação
Visita aberta à exposição Elementar: fazer junto com MAM educativo

A exposição Elementar: fazer junto apresenta obras, experiências artísticas e educativas que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em um olhar dialógico para a história do Museu, a exposição resgata e reafirma ações institucionais que valorizam a ecologia de saberes que constituem a criação de artistas e não artistas. O MAM educativo convida o público a conhecer a mostra a partir de uma visita mediada que será acompanhada de experiências poéticas.

Atividade presencial, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.

Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do Museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

1/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Xirezinho: brincando com a natureza com Priscila Obaci

Xirê é uma palavra em yorubá que quer dizer “brincadeira”. Xirezinho é uma atividade musical, sensorial e formativa que propõe movimentações e interações a partir da relação dos elementos da natureza que cada Orixá representa. A proposta tem a relação entre adulto e criança como experiência, e/ou qualquer pessoa que queira entrar na brincadeira.

A atividade é conduzida com a introdução de uma poesia e em cada brincadeira, temos a música e o toque de cada Orixá é cantado. A música é feita ao vivo, sendo assim um espetáculo interativo que acontece como um grande círculo de vivência.

Priscila Obaci é artista e educadora. Mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Transita entre teatro, dança e poesia. Formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC – SP e pós-graduanda em musicalização infantil. Professora da Dança Materna. Matrigestora de KISÂNSI- Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais e XIREZINHO- Os Bebês e a natureza, atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto e Umoja. Redatora e Social Média no Estúdio Gemma de Criação. Autora de Poesias Pós Parto (2020 – Oralituras) e a Calimba e Flauta em coautoria com Allan da Rosa. (2012 – Edições Toró)

Atividade presencial e gratuita, para crianças de 0 a 7, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

2/7 (dom) às 11h
Domingo MAM + Arte e Ecologia
Desenho de observação das plantas presentes no Jardim de Esculturas com MAM Educativo

A partir da observação ativa da paisagem do jardim das esculturas do MAM São Paulo, que extrapolam a visão, o público será convidado a desenhá-la. Para tal, contaremos com uma sensibilização e disparadores poéticos para a contemplação do jardim.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do Museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

2/7 (dom) às 15h
Domingo MAM
Jogar junto: Jogo de queimada + roda de conversa para corpos diversos com Coletivo Gaymada São Paulo Domingo MAM

A partir do jogo de queimada, a Gaymada São Paulo visa a acessibilidade do esporte para todas as pessoas, independentemente do tipo físico, idade, etnia, sexualidade ou gênero. Com foco na valorização e respeito à diversidade, este evento mescla ativismo e esporte com objetivo à democratização dos espaços públicos e ao direito às práticas esportivas. Primeiro, ocorrerá uma breve conversa sobre o coletivo. Logo após, jogaremos algumas partidas de gaymada e, em seguida, teremos uma roda de conversa sobre o tema “Comunidade LGBTQIAP+ nos espaços públicos”

Coletivo Gaymada São Paulo tem a ideia de trazer à Selva de Pedra mais cor em formato de partidas de queimada LGBTQIAP+ como forma de ocupar os espaços públicos. Além disso, os jogos também têm o cunho de unir a comunidade LGBTQIAP+ em um momento de descontração e ativismo em uma competição saudável.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo no local da atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

4/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Brinquedos da terra: oficina de construção de brinquedos com MAM educativo

A terra é um elemento que sustenta a vida. É a partir dela que as árvores surgem, as águas caem e nós caminhamos. Assim, propomos olhar para ela como uma ferramenta do brincar. Esta oficina presencial é um convite aos participantes para investigarem o que a terra nos entrega e assim criarem brinquedos que partam dela. Seria um jogo com pedras? Uma boneca de galho? Uma casa de terra e folhas? O fazer é livre e o brincar também.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

5/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Oficina de autorretrato com elementos da natureza MAM Educativo

Como nos vemos diante do universo que somos? Como nos identificamos enquanto parte da natureza? Nesta oficina propomos uma reflexão sobre como habitamos o espaço e como o espaço nos habita. Em uma brincadeira de olhar o mundo e se olhar, convidamos as crianças a buscarem elementos da natureza que estão presentes no Parque Ibirapuera para construírem o seu próprio retrato.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

5, 12, 19 e 26/7 (qua) às 16h
Programa de Visitação
Para ler junto com equipe MAM Educativo

Para ler junto é o espaço de encontro que acontecerá todas às quartas-feiras do mês de julho, cada data será dedicada à leitura dos textos do catálogo da exposição Elementar: Fazer Junto e/ou textos selecionados pelo MAM Educativo e convidadas/os. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões de mundo, levantando hipóteses sobre os desafios cotidianos e encontrarmos pistas e metáforas coletivas para enfrentá-los.

Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

6/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Riscadores com pigmentos naturais com Leonardo Sassaki

Diversos elementos que encontramos na natureza possuem potencial tintório e são usados para colorir o mundo. Como é o caso de alguns tipos de terras, temperos, flores e frutos. Com um pouco de alquimia é possível transformar esses elementos em riscadores para desenho e pintura, como lápis ou giz. Nesta oficina conheceremos técnicas de produção e experimentação dos riscadores naturais.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

6/7 (qui) às 19h
Família MAM
Histórias no Jardim com Cristino Wapichana

A série de vídeos “Histórias no Jardim” convida o público para uma relação do lúdico e do brincar com as obras do Jardim, com narrações de histórias e apresentações musicais que contam com a participação de Ana Luísa Lacombe, Grupo êBA! e Grupo Sementeira. Nesta edição contamos com a presença do artista indígena Cristino Wapichana.

Histórias no Jardim com Cristino Wapichana | Ceuci, a mãe do pranto
Histórias no Jardim com Cristino Wapichana | A Árvore do mundo Tomoromu
Histórias no Jardim com Cristino Wapichana | A onça e o fogo

07/7 (sex) às 15h
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM Educativo

A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.

Atividade presencial e gratuita, para bebês de até 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

8/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM
Narração de história: a onça e o fogo com Cristino Wapichana

Cristino Wapichana narra a história do seu livro A onça e o fogo, que resgata uma história indígena do povo Wapichana. O duelo entre a onça e o fogo é travado em um tempo fantástico, cheio de perigos e aventuras.

Cristino Wapichana (Boa Vista, Roraima, 1971). Contador de histórias, escritor, músico, compositor, produtor cultural. Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira.

Atividade presencial e gratuita, livre. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

9/7 (dom) às 14h
Domingo MAM
Karaokê: Vozes negras

Inspirados pelo mês que marca o dia Nacional de Combate à Discriminação Racial e pelo dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o MAM Educativo convida o público a soltar a voz com músicas compostas e interpretadas por mulheres negras.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

11/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Desenhando com elementos da natureza com MAM Educativo

Para os povos originários que já habitaram o local onde hoje é o Parque do Ibirapuera, objetos e paisagens que consideramos sem vida, são na verdade seres, que como a gente, tem sentimentos e se relacionam entre si. Nesta oficina, propomos um olhar atencioso para objetos que consideramos inanimados e sem vida na natureza, para construir coletivamente um quadro de proporção monumental.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

12/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM
Narrativas fantásticas com MAM Educativo

Quais histórias podemos criar juntos? O que uma imagem ou palavra contidas em revistas e materiais impressos pode nos contar? Aqui nesta experiência a ideia é juntar os imaginários de cada um e elaborar uma narrativa fantástica coletivo. Pensando o que acontece quando a gente se junta para criar junto?

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

13/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM
Percurso poético musical na exposição com Tamara David e MAM Educativo

Inspirada na exposição Elementar: Fazer Junto, o percurso poético musical com Tâmara Davi e MAM educativo propõem uma relação entre as artes visuais presentes na exposição e a música brasileira.

Tâmara David, mineira de Belo Horizonte, é atriz, cantora, educadora e produtora cultural radicada em São Paulo, atuando há mais de 17 anos no carnaval e nos palcos da cidade. Integrou grupos, cantou e gravou com artistas como Bukassa Kabengele, Lenna Bahule, Nega Duda, Ilú Obá de Min, Festa da Massa e Samba Negras em Marcha. Desenvolve preparação vocal dramatúrgica para grupos de Teatro e ministra aulas e oficinas voltadas ao estudo da voz e interpretação com ênfase em canto e consciência corporal para músicos, atores e educadores.

Atividade presencial e gratuita, livre. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

14/7 (sex) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM
Oficina de fotomontagem

A partir de imagens das obras da exposição Elementar: fazer junto faremos releituras poéticas das obras, alterando-as através de papéis transparentes e da colagem. Para tal, faremos uma breve visita pela exposição para identificarmos as obras e compartilharemos nossas leituras, a partir delas criaremos imagens relacionando as obras com o repertório pessoal e coletivo, assim, exercitando o nosso olhar para a nossa própria história e a nossa imaginação.

Atividade presencial e gratuita, livre. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

15/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM
“Passando de Raspão” com Núcleo Histórias de Comadres

O Núcleo Histórias de Comadres encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola a inspiração para criar narrativas e imagens. Em “Passando de Raspão” um velho mestre de capoeira conta histórias sobre o instrumento musical Reco-Reco para ajudar Onira, uma garota de 11 anos, a enfrentar com sabedoria, flexibilidade e malemolência as tempestades da vida.

O Núcleo Histórias de Comadres, criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens.

Atividade presencial e gratuita. Aberta ao público. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

16/7 (dom) às 15h
Domingo MAM
Visita à exposição Elementar: fazer junto com experiência poética com MAM Educativo

A exposição Elementar: fazer junto apresenta obras, experiências artísticas e educativas que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em um olhar dialógico para a história do museu, a exposição resgata e reafirma ações institucionais que valorizam a ecologia de saberes que constituem a criação de artistas e não artistas. O MAM educativo convida o público a conhecer a mostra a partir de uma visita mediada que será acompanhada de experiências poéticas.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

18/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Folhario: oficina de construção de móbiles com elementos da natureza com Amanda Paralela

Móbiles são peças formadas por estruturas horizontais nas quais diferentes elementos são pendurados por fios ou cordões para assim oscilar e dançar com o sopro do vento. Para garantir que um móbile funcione, os elementos pendurados devem ser leves, por isso, folhas, flores e outros elementos naturais são ótimos para construção de móbiles. Os móbiles nos ajudam a perceber a presença do vento, e apreciar as formas como ele age nas mais diferentes coisas, com seus mais diferentes pesos e medidas. Nesta oficina construiremos pequenos e grandes móbiles, individuais e coletivos, a partir da coleta de elementos da natureza.

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

19/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM
Esse ateliê é pra dançar! com Amanda Paralela

Atividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Desenhar, pintar, modelar, bordar, recortar, escrever… num espaço de ateliê todas as linguagens artísticas são bem-vindas, por isso nesta oficina abriremos espaço para a dança! Enquanto se desenha, pinta ou escreve também se move, e organização de tais movimentos podem, quando há intenção, virar uma dança. O contrário também é possível, e é com essas possibilidades que brincaremos de dançar/desenhar, dançar/pintar, dançar/experimentar! Prepare um look confortável e contribua com a playlist da oficina inserindo suas músicas favoritas para dançar.

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

20/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM
Carimbo-mundo com elementos da natureza com MAM Educativo

Quais técnicas e possibilidades podemos experimentar a partir de materiais disponíveis na natureza? Esta atividade propõe o olhar investigativo para as diferentes texturas e formas dos elementos da natureza. Um convite para experimentar técnicas em que folhas, flores, galhos etc., que estejam disponíveis no espaço, se tornem matéria prima para composições de imagens. Neste percurso criativo iremos conhecer técnicas de carimbos naturais, frotagem e outras.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

21/7 (sex) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Gotas de flor: experimentações com tintas naturais com Leonardo Sassaki

Estamos acostumados a consumir produtos industrializados e nos esquecemos ou nem mesmo sabemos de onde eles vêm. Se apropriar de materiais naturais presentes em nosso cotidiano é uma potente forma de reforçar nossos vínculos com a natureza. Neste encontro será experimentado a aquarela com tintas de flores através do processo de maceração, como funciona a coleta consciente da matéria e suas possibilidades.

Leonardo Sassaki é educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

22/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM
Oficina de danças e brincadeiras populares brasileiras com Núcleo Histórias de Comadres.

A oficina explora passos, ritmos e musicalidade de diferentes danças populares e brincadeiras do Brasil como o Jongo, o Samba de Roda, o Afoxé, o Cacuriá, a Ciranda e o Coco. A metodologia inclui exercícios de consciência corporal e o contato com as distintas manifestações através de jogos e brincadeiras.

O Núcleo Histórias de Comadres, criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

23/7 (dom) às 15h
Domingo MAM
Breaking Ibira: Edição Lampião e Maria Bonita

Esta será uma competição mista onde um homem e uma mulher são convidados a formar um conjunto dentro de uma batalha

Breaking ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking), desde 2017 em parceria com o MAM tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.

Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo no local da atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

25/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM
Visita ao mundo MAM no Minecraft Education Edition com MAM Educativo

A partir da exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition visitaremos o museu, seu Jardim de Esculturas e diversas obras de seu acervo dentro da plataforma do jogo. Trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.

Atividade presencial e virtual, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do Museu para participantes no presencial e inscrições no site do MAM para participantes no virtual. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

25/7 (ter) às 19h
Contatos com a arte
Ressoar vozes de mulheres negras com Sansorai Oliveira

Neste encontro que comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data com o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela. Iremos apresentar artistas visuais que utilizam esta linguagem como manifestação de suas experiências cotidianas. Tendo como fonte de inspiração as poéticas presentes em suas obras, iremos construir coletivamente ações para a aplicação das leis federais 10.639/03.

Sansorai Oliveira é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP. De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

26/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM
Brincar junto no Jardim de Esculturas com MAM Educativo

A partir de um repertório especialmente selecionado pelo MAM Educativo, a atividade convida as crianças para uma maratona de brincadeiras ao ar livre no espaço do Jardim de Esculturas do MAM.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

27/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Ser bebê é natural com Ana Thomé

Com ambiente planejado e propostas simples de exploração livre, vamos oferecer aos bebês um momento para brincarem com a natureza junto de suas famílias. Guiados pelos olhares e gestos dos pequenos vamos acompanhá-los neste momento de descoberta pelo ambiente natura, observando suas percepções e sensibilizando nosso olhar.

Ana Carol Thomé é pedagoga, especialista em Educação Lúdica e Psicomotricidade. Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã, desde 2013. Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido, e pesquisa iniciativas que relacionem Educação e Natureza pelo mundo. Estuda a abordagem Pikler, e desenvolvimento infantil. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

Atividade presencial e gratuita, para bebês de até 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

27/7 (qui) às 16h
Contatos com a arte
Artistas mulheres no Museu de Arte Moderna com Amanda Falcão e Amanda Paralela

É reconhecendo e valorizando o legado de mulheres, que lutaram e lutam pela equiparação de direitos políticos, civis e sociais, que convidamos todas e todos a participarem do encontro virtual: Artistas mulheres no acervo do Museu de Arte Moderna. Neste encontro convidamos o público para uma conversa sobre algumas artistas que fazem parte da história do museu, buscando a ampliação de repertórios e propondo reflexões sobre a diversidade e a potência da mulher no campo das artes.

Amanda Harumi Falcão é artista educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

28/7 (sex) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM
Elementar: tecer junto com Amanda Falcão

Como as linhas e narrativas se encontram no ato de tecer junto? Assim como os contos e as histórias, os trabalhos manuais estão presentes em nossa sociedade há milhares de anos, costurando fios entre gerações. Neste encontro propomos a interação entre as duas tramas assim como a ativação de um grande tear coletivo. Em diálogo com a obra da Lia Menna Barreto na exposição em cartaz Elementar: fazer junto, vamos tecer a narração de uma história e a construção de um mini tear. Venha participar com a gente!

Amanda Harumi Falcão é artista educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

29/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM
Uma gota de rio: criando pinturas líquidas

Você já encontrou algum rio pelos caminhos que atravessa? Em São Paulo os rios estão por toda parte, por mais que não seja possível vê-los a céu aberto. Muitos se encontram canalizados, debaixo do concreto e da terra. Imagine se São Paulo e outras cidades se abrissem para seus rios, quais caminhos eles desenhariam na cidade? Nesta oficina brincaremos com gotas de tintas como se fossem as gotas dos rios, criando pinturas e desenhos líquidos para percorrer nossos caminhos.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

30/7 (dom) às 15h
Domingo MAM
Criação de ficções: Oficina de experimentação com tinta spray com Daniel Cruz

Se quem olha para fora, sonha, e quem olha para dentro, desperta, quais são os mundos que vivem na nossa cabeça? Quais histórias que contaríamos, e quais suas cores? Nesta oficina, iremos utilizar nossa liberdade de composição para construir cenários com tinta spray, inspirados no graffiti e na arte de rua, e os personagens de nossas histórias. Além disso, a atividade também irá pensar nas sensações e memórias que as cores trazem para cada indivíduo, a fim de colaborar com as diversas identidades do público e suas manifestações no mundo.

Daniel Cruz é graduando em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, onde centraliza seus estudos no afrofuturismo, um movimento cultural que usa o conceito da tecnologia para projetar um futuro do ponto de vista da comunidade negra, e as diversas culturas de linguagem urbana. Além disso, também é arte educador em formação no MAM São Paulo.

Atividade presencial, gratuita e livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo no local da atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Mais informações: www.mam.org.br

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!