FÉRIAS DE JULHO nos Parques Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Lajeado, Jardim Felicidade, Horto Florestal e Cantareira

Marcado pelo período de férias escolares, o mês de julho é muito esperado pelos moradores da capital paulista e turistas de todo o País, já que é o momento ideal para vivenciar novas experiências e ter dias de lazer e descanso. Com isso em mente, a Urbia, gestora de oito Parques da cidade de São Paulo, preparou uma agenda completa de eventos para todos que irão aproveitar o tempo em família na metrópole.


A programação, que foi distribuída entre os Parques Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Lajeado, Jardim Felicidade, Horto Florestal e Cantareira, pode ser conferida abaixo:

Apresentações da Escola de Música e circuitos ambientais – Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, preparou uma programação especial que já começa neste sábado (1), com apresentações da Escola de Música Parque Ibirapuera (EMPI), das 9h30 às 12h30, no Palco Externo da Marquise do Ibirapuera. A Orquestra Brasileira e o Grupo K-Ximbinho, que também se apresentam, serão dirigidos pelo maestro Naylor Proveta e musicistas da EMPI. O evento é gratuito e aberto ao público visitante do Parque.
 

A grande novidade das férias do Ibirapuera nesse ano são os circuitos temáticos ambientais para toda a família. De 6 a 30 de julho, todas as quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, os visitantes do Parque viverão experiências únicas com a natureza. O circuito ‘O Parque e os Sentidos: experimentando a natureza’ é voltado para crianças de três a sete anos e será realizado sempre às 10h. O objetivo é explorar de forma lúdica cheiros, sons, sensações térmicas, texturas e identificar a fauna e a flora do caminho percorrido.
 

Já o circuito ‘O Parque e as plantas: o universo de nativas e exóticas’ é voltado para crianças com idade igual ou superior a oito anos e será realizado sempre às 14h30 (no mesmo período e dias da semana do circuito sobre Sentidos). Nessa atividade os participantes aprendem brincando sobre plantas nativas do Brasil e curiosidades da flora do Parque. Os circuitos têm duas horas de duração e as crianças devem estar acompanhadas de pelo menos um responsável. A saída para o passeio é do Centro de Visitantes, localizado ao lado do Planetário, próximo ao Portão 10. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas 30 minutos antes do início da atividade, na recepção do Centro de Visitantes. O ingresso custa R$ 50,00 por criança e ou adulto.
 

Sessões lúdicas, observação de astros e cursos – Planetário Ibirapuera | Parque Ibirapuera

Diversas sessões foram preparadas nessas férias no Planetário para que a criançada possa curtir com toda a família. A sessão infantil ‘Projeto Científico’ tem duração de 35 minutos e mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. As sessões acontecem às quartas, 15h e quintas, 13h.

O espetáculo ‘Show de Luna’ tem 40 minutos de duração e apresenta várias histórias de uma garota que ama ciências e usa a imaginação para descobrir respostas do universo, com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação, Cláudio. As apresentações acontecem às quartas, 13h; quintas, 11h; sextas, 13h e 15h; sábados, 13h e domingos, 11h e 13h.

‘Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez’ é um espetáculo que também integra as sessões da programação de férias: às quartas, 17h; quintas, 17h; sextas, 19h; sábados, 15h e 19h e domingos, 17h. Os visitantes poderão conferir o céu de São Paulo. A sessão das quartas-feiras é totalmente gratuita.

‘Planetas do Universo’ é uma apresentação que faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo? As exibições serão às quintas, 15h; sextas, 17h; sábados, 17h e domingos, 15h.

As entradas para os espetáculos custam a partir de R$ 15. Os ingressos para o Planetário Ibirapuera podem ser adquiridos no site Planetário ou presencialmente na bilheteria. Optando por comprar na bilheteria, o usuário fica sujeito ao número de ingressos disponíveis no momento da aquisição. O local abrirá sempre uma hora antes do início da primeira sessão do dia e fechará no início da última sessão. A programação está sujeita a alterações sem prévios avisos.

No dia 22 de julho, às 19h, a sessão especial, ao vivo, ‘Apollo 11: um grande salto para a humanidade’ será apresentada pela astrônoma Mirian Castejon Molina. A atividade é alusiva à comemoração dos 54 anos da chegada do ser humano à Lua em julho de 1969. Os visitantes vão aprender um pouco mais sobre como foi essa história sob o céu estrelado do Planetário.

De 10 a 13 de julho, acontecerá o curso ‘Telescópios: a visão além do alcance’, ministrado pelo astrônomo, João Eduardo Fonseca. As aulas são voltadas para iniciantes e interessados nesses instrumentos científicos, que auxiliam a enxergar mais longe as maravilhas do universo. Durante o curso, será abordado conceitos básicos de forma introdutória, incluindo aulas práticas com instrumentos de diversos modelos, com duração total de 10 horas.

De 18 a 20 de julho e de 25 a 27 de julho, será realizado o curso ‘Introdução à Radioastronomia’, conduzido pelo professor, Denis Zoqbi. Nas aulas, os alunos aprenderão como a radioastronomia ajuda os cientistas a desvendarem diversas áreas e astros do Universo. Além disso, os participantes também saberão como as ondas de rádio podem contar a história do cosmos, com duração total de 12 horas.

Os cursos são indicados para jovens a partir de 15 anos e os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável nas aulas. Haverá emissão de certificado do curso. Cada curso tem um valor específico e pode ser consultado no site Urbia Pass. Para se inscrever, é muito fácil: basta acessar o site e selecionar o curso desejado. É necessário ler com atenção os detalhes de cada curso. As aulas serão realizadas no período noturno, na Escola de Astrofísica, que fica ao lado do Planetário Ibirapuera.

Observação de astros – Os visitantes do Parque poderão participar de observações de céu totalmente gratuitas. Todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, haverá ‘Observação do Sol’ e das 18h30 às 20h30, ‘Observação Noturna’. Ambas as atividades utilizam um telescópio para ter maior clareza e proximidade do alvo. Na observação solar, o participante verá o astro rei, o Sol, e as manchas solares e como ele se comporta. Já na observação noturna, o céu estrelado é o protagonista, sendo possível, ver a Lua e planetas próximos da Terra. As condições meteorológicas influenciam na realização dessas atividades e, por esse motivo, podem ser canceladas e ou remarcadas sem aviso prévio. Para participar da observação é necessário comparecer à Rosa dos Ventos, localizada próximo ao Planetário e à Escola Municipal de Astrofísica.

Trilha, vivências e oficinas de brinquedos – Parque Jacinto Alberto

Nos dias 18 e 25 de julho, às 11h, a ‘Trilha das Espécies’, voltada ao público em geral, abordará a variedade de espécies que podem ser encontradas no Parque. E nos dias 21 e 22 de julho, às 13h, a atividade ‘O que tem dentro da caixa’ tem como objetivo proporcionar a vivência de sensações a toques de diversos objetos, sem o uso dos demais órgãos do sentido. Nos dias 28 e 29 de julho, às 13h, será realizada a ‘Oficina dos Brinquedos’ com a confecção de objetos fáceis de fazer e usando poucos materiais. O Parque Jacinto Alberto, que fica localizado na Rua Talófitos, 16, Jardim Pirituba, tem entrada gratuita e abre diariamente das 6h30 às 18h.

Oficinas de reciclagem, pintura e caminhada – Parque Eucaliptos

No domingo (2), das 13h às 16h, acontece a ‘Oficina de Reciclagem’ com a elaboração de extintores feitos com garrafas pet para a brincadeira das crianças, em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. Já nos dias 7 e 8 de julho, das 11h às 16h, será realizada a ‘Oficina de Pintura Ciclo d’água’ com tintas naturais e consumo consciente. As duas atividades são destinadas ao público em geral e acontecem no Parquinho Infantil. No dia 12 de junho, das 13h às 15h, é a vez de aprender como calcular a idade de uma árvore, em homenagem ao Dia do Engenheiro Florestal. A atividade acontece na Rua Principal interna do Parque.

Nos dias 17 e 21 de julho, das 11h às 15h, haverá contação de histórias sobre florestas e cuidados com a natureza, comemorando o Dia de Proteção às Florestas, durante uma trilha no Parque, com parada na folhagem ao lado da composteira. No dia 20 de julho, às 9h, na área de Piquenique, a programação é encerrada com um café da manhã comunitário, alusivo ao Dia do Amigo. As atividades são abertas aos frequentadores do local. O Parque Eucaliptos tem entrada gratuita, abre todos os dias das 7h às 19h, e fica localizado na Rua Ministro Guimarães, 280, Morumbi.

Trilha, brincadeiras tradicionais e ginástica – Parque Lajeado

Nos dias 14 e 15 de julho, às 11h e às 14h, o público terá a oportunidade de participar de uma trilha monitorada. O objetivo é mostrar as curiosidades da fauna e da flora do Parque. De 17 a 21 de julho, das 10h às 15h, acontece o ‘Brincando no Parque’ onde os visitantes terão a oportunidade de reviver ou, pela primeira vez, ter contato com brincadeiras tradicionais infantis como amarelinha, pula corda, bolinha de gude.

O Parque também tem atividades esportivas todas as segundas, quartas e sextas, das 7h30 às 8h30 quando são realizadas as aulas de ginástica com música, voltadas para terceira idade. E todas as terças-feiras, das 8h às 10h30, acontecem as aulas de Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa com movimentos lentos e em silêncio. As atividades são realizadas no Espaço de Convivência e abertas ao público e pessoas de todas as idades podem participar. Diariamente, das 6h às 18h, o Parque Lajeado está em funcionamento com entrada gratuita na Rua Antônio Thadeo, 712, Guaianazes.

Monitorias guiadas – Parque Jardim Felicidade

As monitorias guiadas são as atividades de férias do Parque Jardim Felicidade e acontecerão nos dias 17 e 28 de julho e 3 de agosto. Sempre em dois horários: às 10h e às 15h, voltadas ao público em geral, no Playground – portaria 3.

A primeira monitoria será voltada à observação e identificação de árvores e suas características, no Dia de Proteção às Florestas. A segunda será no Dia Mundial de Conservação da Natureza, sobre resíduos sólidos e estratégias de sustentabilidade e a terceira sobre observação e identificação de abelhas nativas, sem ferrão, alusiva ao Dia Nacional das Abelhas. O público de todas as idades pode participar. O Parque Jardim Felicidade abre diariamente das 7h às 18h, e a entrada gratuita. O espaço fica na Rua Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade.

Visitas ao Museu Florestal e Urbiatour especial – Parque Horto Florestal

A agenda cultural do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal conta com as visitas guiadas ao Museu Florestal Octávio Vecchi, composto por um acervo de madeiras dos mais diversos tipos: entalhadas, sementes, peças de xilografia, aquarelas, entre outras. O local também abriga um grande painel a óleo que ilustra parte da história de São Paulo, de autoria de Helios Seelinger, uma pintura mural de espécies nativas, realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, e outras obras expostas.

Em julho, o Museu abrirá de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h, e para acessar o local, é necessário adquirir ingressos, que custam R$ 15 (inteira) ou R$7,50 (meia-entrada, mediante comprovação), pelo site da Urbia Pass ou diretamente na bilheteria localizada no próprio espaço. Vale ressaltar que todas as sextas-feiras a entrada é gratuita e o ingresso deverá ser retirado no ponto de venda física.

A programação também contará com atividades gratuitas especiais em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas e ao Dia Mundial de Conservação da Natureza, celebrados em 17 e 28 de julho, respectivamente. Em ambas as datas, das 10h às 12h e das 14h às 16h, serão realizados Urbiatours que têm como proposta educar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e de todos os elementos que lhe pertencem, como: a floresta, os animais e os recursos naturais de forma geral.

Durante o passeio, serão abordados conceitos de educação e conscientização ambiental, apresentadas as diversas espécies da flora e fauna nativas da Mata Atlântica com suas características e curiosidades, além da história do Horto Florestal. Com limite de 30 vagas por horário, definidas por ordem de chegada, a atividade é livre para todos os públicos e não é necessário realizar inscrição prévia. Os frequentadores interessados devem se direcionar ao Centro de Visitantes do Parque no horário de início do passeio.

Com entrada gratuita, o Parque Horto Florestal abre diariamente, das 5h30 às 18h, e a portaria de entrada fica localizada na Rua do Horto, 931 – Horto Florestal.

Caminhada Noturna, transporte interno para a Pedra Grande e extensão dos dias de funcionamento – Parque Estadual da Cantareira

No dia 22 de julho, das 19h às 23h, a Urbia realizará a 7ª edição da Caminhada Noturna no Parque Estadual da Cantareira. A rota do passeio tem 7km de extensão, contando ida e volta, os visitantes passarão por parte da trilha da Pedra Grande, além de desfrutarem de uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. As vagas para o passeio são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site Urbia Pass, com valores entre R$60 (meia-entrada, mediante comprovação) e R$ 120,00 (inteira).

Para quem busca mais conforto durante a visita à Pedra Grande, o transporte interno para acesso ao mirante é oferecido todos os dias de funcionamento do local, das 9h às 16h. Com embarque e desembarque a cada 30 minutos, no Portão 5 do Parque Horto Florestal, o ingresso do veículo custa R$20. A aquisição pode ser na bilheteria do local, situada no próprio Portão 5, ou pelo site Urbia Pass. Crianças até três anos são isentas de pagamento.

Além disso, as áreas de visitação Pedra Grande e Engordador abrirão diariamente durante todo o mês de julho. O Parque, que normalmente abre de quarta-feira a domingo e feriados, realizará a extensão nos dias de funcionamento, garantindo mais uma opção de lazer e entretenimento aos seus frequentadores. Vale ressaltar que, apesar da portaria principal da área Águas Claras permanecer com funcionamento apenas aos sábados, domingos e feriados, o acesso pode ser feito durante a semana também pela Pedra Grande, já que as duas áreas se conectam internamente. O horário de abertura e fechamento permanecem iguais, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h.

O Parque Estadual da Cantareira conta com três portarias de acesso, sendo uma para cada área de visitação. Para chegar à Pedra Grande, é necessário se dirigir à Rua do Horto, 931. Para visitar a área Águas Claras, a entrada se dá pela Av. Sen. José Ermírio Moraes, S/N – Sítio Barrocada, Mairiporã. Já o endereço da área Engordador, é Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100. O ingresso para o Parque é R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada, mediante comprovação) e pode ser adquirido pelo site Urbia Pass ou diretamente na bilheteria.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!