Férias escolares: confira os benefícios desse período para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes

Depois de um semestre inteiro de aulas, deveres e atividades extracurriculares, chegou aquele momento tão esperado pelos estudantes: as férias escolares. Durante alguns dias, as obrigações são deixadas de lado e abrem espaço para brincadeiras, viagens e, claro, o merecido descanso.

Family in a forest. People by the car. Sunset background.

A legislação de cada país é a responsável por definir o período das férias e quanto tempo elas vão durar. Contudo, a verdade é uma só para todas as nacionalidades: essa fase é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, para aprimorar o convívio social e para potencializar as habilidades e competências de cada aluno. Ou seja, pode não parecer, mas as férias também contribuem para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e dos adolescentes, apesar de não focarem no conteúdo formal da sala de aula.

Mesmo sem livros didáticos ou sem o acompanhamento de professores e coordenadores, os estudantes aprendem sobre socialização, lazer, diversão, família, sem falar sobre as habilidades que os deixam mais seguros na hora de voltar à escola.

“Neste período, é importantíssimo que o estudante além de descansar o corpo, descanse a mente, e a melhor forma de fazer isso é sair da rotina. Coloque no planejamento do dia atividades leves como andar de bicicleta, caminhar, dançar ou até mesmo pular corda, atividades que além de proporcionar um momento de lazer ajudará a desenvolver habilidades essenciais como coordenação motora, força, ritmo, noção espaço-tempo dentre outras”, detalha Fabio Lambertucci, coordenador de educação física do Colégio Objetivo-DF.

Não se trata de abarrotar a agenda do aluno com várias atividades, porque o descanso é fundamental para a saúde mental. Também não significa dizer que a criança ou o adolescente vai estudar nas férias, porque isso pode comprometer sua motivação e autoestima. Oportunizar as experiências nesse período é vivenciar momentos prazerosos e que não sejam sinônimo de obrigação e responsabilidades, é estar com amigos e família e desfrutar desses momentos da melhor forma.

“Uma excelente dica: não preencha o seu dia, aproveite esse tempo para descansar a mente, faça atividades que te façam bem, assim, ao retornar, você terá mais disposição para aprender”, sugere Fabio.

Confira algumas atividades que podem ser realizadas nas férias para estimular o aprendizado:

Leitura

O estímulo da leitura, durante a infância, desenvolve a criança emocional e intelectualmente para o restante da vida. Mais que oferecer livros no contexto digital, ir a bibliotecas e livrarias, para que tenham o contato físico com os livros, é uma excelente ideia, pois dessa forma ficarão à vontade para escolher os que desejarem ler e ter a oportunidade de sair de casa.

Brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre são excelentes alternativas para a socialização e para o estímulo da imaginação. Amarelinha, pique-pega, esconde-esconde e pular corda são alguns exemplos dessas brincadeiras que também proporcionam um estilo de vida mais saudável.

Atividades de casa

Muitos pais preferem não envolver as crianças nas atividades domésticas. Porém, incluí-las nessas tarefas pode ajudá-las a desenvolverem habilidades importantes como coordenação motora, concentração, noção de quantidade e criatividade. É claro, sempre com a supervisão de um adulto. Cozinhar é sempre opção muito atrativa e que os pequenos adoram participar. Aprender a fazer receitas fáceis como cookies, bolos, biscoitos ou cupcakes são alternativas interessantes.

Jogos de tabuleiro

Os bons e velhos jogos de tabuleiro não deixam de fazer sucesso mesmo com as inúmeras opções tecnológicas. Jogos que trabalhem o pensamento e forcem as crianças a pensar em estratégias são ótimos para desenvolver o aprendizado. Xadrez, Detetive, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e War são alguns exemplos desses brinquedos importantes no desenvolvimento intelectual das crianças.

Filmes, desenhos animados e documentários

As obras cinematográficas são excelentes opções para aprender. Além de terem a capacidade de prender a atenção e estimular a imaginação das crianças, podem passar inúmeros conhecimentos que serão levados para toda vida. Também podem ajudar os pequenos a praticarem novos idiomas. São muitas opções disponíveis, deixe-as à vontade para escolherem o que querem assistir e mostre títulos clássicos e mais recentes.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!