Memorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem Fronteiras Brasil e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?
“Imaginar para construir, rir para transformar” – este é o mote que inspira a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil (PSFB) a levar risadas, alegria e esperança para crianças, adolescentes e adultos em situação de alta vulnerabilidade social e econômica, desde que iniciou suas atividades no país em 2016.
Depois de circular por cinco unidades dos CEUs na cidade – São Miguel – Luiz Melodia, Barro Branco – Cidade Tiradentes, Vila Curuçá – Irene Ramalho, Carrão/Tatuapé – Carolina Maria de Jesus e Parque do Carmo – João Cândido (Almirante Negro) – , Memorável continua sua temporada no Sesc Bom Retiro, com ingressos a preços populares, e as rodas de conversas, que proporcionam o compartilhamento de experiências e aprofundando o tema do espetáculo junto à audiência. O espetáculo poderá ainda ser visto no Centro Cultural Olido – que receberá também a exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, em parceria com o Centro de Memória do Circo e no Teatro Alfredo Mesquita, em sessões gratuitas, seguidas de conversas com o público, nomeadas “conversas notáveis”.
O texto de Memorável promove a reflexão sobre o acolhimento e a transformação através da arte circense, especificamente a palhaçaria, com base em pesquisas desenvolvidas pela organização desde seu surgimento. A criação e a direção cênica, a cargo da premiada diretora Cristiane Paoli Quito, resultam em uma montagem que alcança a empatia dos espectadores com histórias reais vividas pelos artistas, nas figuras dos palhaços, colhidas e registradas durante os projetos realizados em contextos de crises humanitárias, tanto em território brasileiro como em diferentes países do mundo.
Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil praticam a diversidade e a inclusão em sua atuação, tanto em campo como nos palcos. Recursos de acessibilidade nos espetáculos e rodas de conversas, parcerias com organizações de base comunitária para mapear e convidar grupos em vulnerabilidade social nos entornos dos espaços a receberem as ações e contribuir para a promoção de projetos com diversidade em sua ficha técnica, aumentam a representatividade de grupos minoritários em espaços de protagonismo e poder.
Exposição
Paralelamente à realização do espetáculo, o Centro de Memória do Circo, que está localizado dentro da Galeria Olido, receberá uma exposição com fotografias e objetos interativos relacionados às histórias vivenciadas pela rede de artistas dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. intitulada Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, também com entrada gratuita, é uma maneira poética de convidar o público a se emocionar e vivenciar de perto o papel da palhaçaria em crises humanitárias e no enfrentamento a traumas. As fotos expostas contam a trajetória da Organização durante esses anos e compartilham essas experiências com o público, de forma a sensibilizar a população para a importância e relevância de projetos artísticos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.
“A exposição Andanças é um convite para que se possa viajar junto com os Palhaços Sem Fronteiras, podendo sentir, de diferentes maneiras, como adentramos em cada lugar. Rememorando os afetos alegres, os momentos de celebração e a potência de rir juntos. E como, através disso, podemos lidar com os desafios sociais”,afirma Aline Moreno, fundadora e diretora executiva dos PFFB.
Sobre Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Presente no país desde 2016, a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil atua no Brasil e em países da América Latina, levando espetáculos profissionais e atividades pedagógicas a áreas de vulnerabilidade socioeconômica e crise humanitária.
A operação no Brasil foi a primeira da América Latina a fazer parte da entidade internacional, os Clowns Without Borders International. Desde então, realiza espetáculos e formações de palhaçaria e artes circenses que valorizam o trabalho artístico pedagógico e geram impactos sociais nas comunidades afetadas pelas crises humanitária, climática, socioeconômica e de violência.
Logo no início de suas atividades, os PSFB atuaram com o projeto Riso Doce, em parceria com a Cia Cromossomos, nas comunidades ribeirinhas do Rio Doce, que abrangem áreas impactadas pelo desastre ambiental decorrente do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG) e Espírito Santo. A iniciativa ganhou três edições, nos anos de 2016, 2017 e 2019.
Com uma rede de 80 artistas profissionais, a organização já realizou projetos em 10 estados brasileiros. Estes receberam oficinas, apresentações e formações para profissionais sociais. Só em 2023, foram 28 ações entre espetáculos, oficinas de formação e intervenções artísticas, que impactaram mais de 20 mil pessoas.
Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil existem para que crianças e jovens tenham o direito ao riso, à imaginação e ao brincar nas situações mais adversas do planeta.
Sinopse: Memorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem Fronteiras Brasil e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?
Memorável – Histórias Notáveis
Espetáculo com os Palhaços sem Fronteiras Brasil
Sessões abertas ao público, com ingressos populares:
Sesc Bom Retiro
End.: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos
Tel.: (11) 3332-3600
14, 21 e 28/07, domingos, às 12h
9/7, terça-feira, às 12h
Ingressos (disponíveis a partir de 11/6): de R$ 9 a R$ 30
https://www.sescsp.org.br/programacao/memoravel-historias-notaveis
Sessões abertas ao público, com entrada gratuita:
Teatro Alfredo Mesquita
End: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana
Tel.: (11) 2221-3657
24 e 25/8, sábado e domingo, às 16h
27/8, terça-feira, às 14h30
Exposição
Centro Cultural Olido / Centro de Memória do Circo
End: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000
Tel.: (11) 98397-3767
Espetáculo Memorável – histórias notáveis: 10, 11, 17 e 18/8, sábados e domingos, às 16h
Exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras: de 5/08 a 18/8, segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18; sábado e domingo, das 13h às 18h; às terças-feiras, o Centro Cultural permanece fechado.