Férias: Memorável – Histórias Notáveis no Sesc Bom Retiro

Memorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem Fronteiras Brasil e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?

“Imaginar para construir, rir para transformar” – este é o mote que inspira a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil (PSFB) a levar risadas, alegria e esperança para crianças, adolescentes e adultos em situação de alta vulnerabilidade social e econômica, desde que iniciou suas atividades no país em 2016.

Depois de circular por cinco unidades dos CEUs na cidade –  São Miguel –  Luiz MelodiaBarro Branco – Cidade TiradentesVila Curuçá  – Irene RamalhoCarrão/Tatuapé – Carolina Maria de Jesus e Parque do Carmo – João Cândido (Almirante Negro) – , Memorável continua sua temporada no Sesc Bom Retiro, com ingressos a preços populares, e as rodas de conversas, que proporcionam o compartilhamento de experiências e aprofundando o tema do espetáculo junto à audiência. O espetáculo poderá ainda ser visto no Centro Cultural Olido – que receberá também a exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, em parceria com o Centro de Memória do Circo e no Teatro Alfredo Mesquita, em sessões gratuitas, seguidas de conversas com o público, nomeadas “conversas notáveis”.

O texto de Memorável promove a reflexão sobre o acolhimento e a transformação através da arte circense, especificamente a palhaçaria, com base em pesquisas desenvolvidas pela organização desde seu surgimento. A criação e a direção cênica, a cargo da premiada diretora Cristiane Paoli Quito, resultam em uma montagem que alcança a empatia dos espectadores com histórias reais vividas pelos artistas, nas figuras dos palhaços, colhidas e registradas durante os projetos realizados em contextos de crises humanitárias, tanto em território brasileiro como em diferentes países do mundo.

Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil  praticam a diversidade e a inclusão em sua atuação, tanto em campo como nos palcos. Recursos de acessibilidade nos espetáculos e rodas de conversas, parcerias com organizações de base comunitária para mapear e convidar grupos em vulnerabilidade social nos entornos dos espaços a receberem as ações e contribuir para a promoção de projetos com diversidade em sua ficha técnica, aumentam a representatividade de grupos minoritários em espaços de protagonismo e poder.

Exposição

Paralelamente à realização do espetáculo, o Centro de Memória do Circo, que está localizado dentro da Galeria Olido, receberá uma exposição com fotografias e objetos interativos relacionados às histórias vivenciadas pela rede de artistas dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. intitulada Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, também com entrada gratuita, é uma maneira poética de convidar o público a se emocionar e vivenciar de perto o papel da palhaçaria em crises humanitárias e no enfrentamento a traumas. As fotos expostas contam a trajetória da Organização durante esses anos e compartilham essas experiências com o público, de forma a sensibilizar a população para a importância e relevância de projetos artísticos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.

“A exposição Andanças é um convite para que se possa viajar junto com os Palhaços Sem Fronteiras, podendo sentir, de diferentes maneiras, como adentramos em cada lugar. Rememorando os afetos alegres, os momentos de  celebração e a potência de rir juntos. E como, através disso, podemos lidar com os desafios sociais”,afirma Aline Moreno, fundadora e diretora executiva dos PFFB.

Sobre Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Presente no país desde 2016, a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil  atua no Brasil e em países da América Latina, levando espetáculos profissionais e atividades pedagógicas a áreas de vulnerabilidade socioeconômica e crise humanitária.

A operação no Brasil foi a primeira da América Latina a fazer parte da entidade internacional, os Clowns Without Borders International. Desde então, realiza espetáculos e formações de palhaçaria e artes circenses que valorizam o trabalho artístico pedagógico e geram impactos sociais nas comunidades afetadas pelas crises humanitária, climática, socioeconômica e de violência.

Logo no início de suas atividades, os PSFB atuaram com o projeto Riso Doce, em parceria com a Cia Cromossomos, nas comunidades ribeirinhas do Rio Doce, que abrangem áreas impactadas pelo desastre ambiental decorrente do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG) e Espírito Santo. A iniciativa ganhou três edições, nos anos de 2016, 2017 e 2019.

Com uma rede de 80 artistas profissionais, a organização já realizou projetos em 10 estados brasileiros. Estes receberam oficinas, apresentações e formações para profissionais sociais. Só em 2023, foram 28 ações entre espetáculos, oficinas de formação e intervenções artísticas,  que impactaram mais de 20 mil pessoas.

Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil existem para que crianças e jovens tenham o direito ao riso, à imaginação e ao brincar nas situações mais adversas do planeta.

SinopseMemorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem Fronteiras Brasil e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?

Memorável – Histórias Notáveis

Espetáculo com  os Palhaços sem Fronteiras Brasil

Sessões abertas ao público, com ingressos populares:

Sesc Bom Retiro

End.: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos

Tel.: (11) 3332-3600

14, 21 e 28/07, domingos, às 12h

9/7, terça-feira, às 12h

Ingressos (disponíveis a partir de 11/6): de R$ 9 a R$ 30

https://www.sescsp.org.br/programacao/memoravel-historias-notaveis

Sessões abertas ao público, com entrada gratuita:

Teatro Alfredo Mesquita

End: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana

Tel.: (11) 2221-3657      

24 e 25/8, sábado e domingo, às 16h

27/8, terça-feira, às 14h30

Exposição

Centro Cultural Olido / Centro de Memória do Circo     

End: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000

Tel.: (11) 98397-3767

Espetáculo Memorável – histórias notáveis: 10, 11, 17 e 18/8, sábados e domingos, às 16h

Exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras:  de 5/08 a 18/8, segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18; sábado e domingo, das 13h às 18h; às terças-feiras, o Centro Cultural permanece fechado.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!