Festival do Consumo Consciente terá primeira edição presencial e gratuita em SP

Com o objetivo de disseminar boas práticas e ações, o Festival do Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos surgiu para dar voz a uma revolução que está acontecendo em todos os lugares e para lembrar que, juntos, é possível fazer muito pela preservação do planeta. Idealizado por Naicle Leônidas e Fernando Beltrame e produção de Duas Marias e Eccaplan, o evento, que acontece em 15 de outubro no Parque Villa Lobos, São Paulo, contará com muitas atrações como palestras, feira de produtos sustentáveis, horta comunitária e grandes shows.
 

Com entrada gratuita, a programação também inclui oficinas de gastronomia, bate-papos sobre sustentabilidade, exposições de marcas e ONGs comprometidas com ações sustentáveis como EcoeBags, Alkimia e Instituto IA3 e espaço kids interativo para promover a consciência sustentável por meio de jogos, instalações e imersão com realidade virtual. No palco principal, será possível aproveitar shows de artistas como Negra Li, Chico César, Orquestra Sinfônica de Paraisópolis, Samba de Dandara e banda Cuca Monga.
 

“No momento que temos enfrentado eventos extremos em todo o planeta, como secas, incêndios, inundações etc, o consumo consciente e a redução do desperdício são as principais formas para enfrentarmos este desequilíbrio”, explica Fernando Beltrame, idealizador, diretor de sustentabilidade do evento e CEO da Eccaplan.
 

Aproveitando que em 15 de outubro também é celebrado o Dia Nacional do Consumo Consciente, no Festival, os participantes poderão conversar e debater temas importantes com especialistas, tais como Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS); Upcycling na prática que vai explicar como ressignificar roupas, tecidos e materiais; Como identificar um produto sustentável e demais talks e ações na feira de produtos sustentáveis.
 

“Nosso intuito é celebrar o Dia do Consumo Consciente com entretenimento e consciência socioambiental. Queremos aproximar as pessoas e o hábito de consumo à cultura, produtos, governo e empresas. Este pertencimento coletivo é fundamental para semearmos novos hábitos e práticas sustentáveis. E o festival funciona como essa ponte para aqueles que buscam gerar este impacto positivo”, afirma Naicle Leônidas, idealizadora e diretora geral do Festival.
 

Responsabilidade socioambiental
 

Juntamente com a Eccaplan, o Festival do Consumo Consciente contará com os Selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, cumprindo com suas responsabilidades socioambientais ao compensar 100% as emissões de CO2 e reduzir, reutilizar, reciclar ou compostar todos os resíduos gerados no festival.
 

Fernando Beltrame explica que será realizada a quantificação e compensação das emissões de carbono relacionadas à montagem, desmontagem, deslocamento de todo o staff, equipe de cenografia, gerador de energia, considerando inclusive o deslocamento dos veículos dos artistas. “A compensação ambiental será feita na mesma proporção e, por meio da compra de créditos de CO2, projetos ambientais auditados e certificados serão viabilizados com o incentivo financeiro”, explica o executivo.
 

Festival do Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos
 

Quando: 15 de outubro de 2023

Onde: Parque Vila Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

Horário: das 10h às 19h

Valor: entrada gratuita

Programação

Palestras

11h – O ciclo infinito da economia circular e seus benefícios para o planeta

12h – Como identificar um produto sustentável?

13h – Consumo consciente

14h – Upcycling na prática: como ressignificar roupas, tecidos e materiais

15h – PANC! O mundo das plantas selvagens alimentícias

16h – ESG

Shows

11h45 – Banda Cuca Monga

13h15 – Unidos de Paraisópolis

14h30 – Samba de Dandara

15h45 – Orquestra de Paraisópolis

16h45 – Negra Li

17h45 – Chico César + Orquestra
18h10 – Chico César + Negra Li + Orquestra


Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.

Após o lançamento da primeira plataforma de registro e negociação de créditos de carbono do país, a startup oferece soluções sustentáveis ao mercado por meio da criação dos programas Sou Resíduo Zero, Evento Neutro, Frete Neutro e a certificação selo CO2 Neutro, que garante que a compensação de carbono para empresas atingirem suas metas e compromissos ambientais. Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!