Fim de Semana em Família traz espetáculo, performances e experimentações sonoras em sinergia com o Setembro Azul

No mês dedicado aos direitos dos surdos, os ouvintes, as pessoas com deficiência auditiva e, claro, os surdos são convidados a se juntar na programação voltada para as crianças e seus acompanhantes e a vivenciarem as experiências um do outro em conversas, poesias, teatro e na percepção dos sons ao redor.

Nos dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo), o Itaú Cultural abre a programação do Fim de Semana em Família do mês em sinergia com o Setembro Azul, campanha realizada em todo o país voltada aos direitos das pessoas surdas. Com espetáculo, performances e experimentações direcionadas ao público de todas as idades, o evento tem a proposta de trazer novas formas de perceber as sonoridades, promover a inclusão e proporcionar a interação entre surdos e ouvintes.

Tanto no sábado quanto do domingo, a programação começa às 11h com Estação Sonoridades. O espaço instalado no piso térreo do Itaú Cultural permanece aberto à vivência do público em experimentar outras formas de perceber o som até às 18h. Por meio de diferentes estratégias, a equipe do Núcleo de Educação e Relacionamento, sob a liderança de dois educadores surdos, estimula surdos e ouvintes a sentirem as vibrações de músicas, objetos e do próprio corpo.

Às 13h, a programação segue para a calçada em frente ao instituto, onde acontece o Diálogo em Movimento. A partir da provocação “vamos conversar sobre ser surdo”, o mestre em estudos da tradução Rimar Segala convida o público para uma conversa sem barreiras colocando surdos e ouvintes em contato para se comunicarem livremente.

Na sequência, às 13h30, no piso térreo do instituto, o público acompanha Poesia Performática em Libras. Em diferentes entradas que acontecem até às 17h30, os slamers surdos Fábio Sá e Catharine Alencar realizam pequenas performances na língua brasileira de sinais propondo uma outra forma de fazer, entender e sentir a poesia.

Às 16h, acontece a apresentação da peça A Busca de Seo Peto e Seo Antônio, na Sala Itaú Cultural. A trama interpretada por três atores surdos conta a história de dois amigos de infância que vivem distantes: Seo Peto, um homem criativo que gosta de inventar pássaros para lhe fazer companhia, e Seo Antônio, que após a morte da sua mulher, não consegue se libertar do passado. Um dia, um dos pássaros criados por Seo Peto se liberta e foge. A busca pela ave acaba colocando os dois velhos amigos frente a frente, fazendo-os redescobrir o sentido da amizade e a motivação para superar os desafios diante da vida.

Sem Libras ou português para ser entendida, a narrativa desta peça nasceu no projeto Palavras Visíveis, coordenado pelo Grupo Teatral Moitará, no Rio de Janeiro, dedicado à capacitação de Atores Surdos a partir da linguagem da Máscara Teatral. O espetáculo é fruto do desejo em realizar um espetáculo com atores surdos que possa ser entendido, apreciado e vivido por espectadores surdos e ouvintes.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estão abertos ao público a partir das 11h do sábado e do domingo. Na Feirinha, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

No Cantinho da Leitura, estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas, que, neste mês, destaca a escritora, ilustradora, professora e arquiteta Eva Furnari. Nascida em 1948, na Itália, ela veio para o Brasil em 1950, onde fez e faz as suas criações. Vencedora de oito prêmios Jabuti, ela equilibra palavra e imagem, em títulos como Truks (1991) e A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos (1994), que foram adaptados para o teatro e que o público poderá conferir neste final de semana no Cantinho. Outros títulos da autora estarão disponíveis aos leitores nos próximos finais de semana do mês.

Às 12h acontece nesse Cantinho a contação de histórias Para Ver e Ouvir. Com narrativas contadas por Amarilis Reto e a educadora Mirela Estelles, simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português, a dupla se propõe a fazer o encontro entre estas duas linguagens oficiais do Brasil de modo a integrar surdos e ouvintes em uma experiência direta com a arte da narrativa.  Ao lado do Cantinho, os visitantes têm acesso ainda à Feirinha de Troca. Nela, a criançada é convidada a trocar livros, gibis ou DVDs em bom estado por outro disponível.

Fim de Semana em Família – Setembro Azul
​​Dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo)

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
Acesso para pessoas com deficiência física
Ar condicionado

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!