Final de semana do feriado tem peça de teatro e performance circense para as crianças no Itaú Cultural 

O circo e o teatro dão o tom da programação presencial para crianças que o Itaú Cultural oferece em junho. Nos três primeiros domingos do mês, às 15h, a programação Arte na Rua se estende de dentro da sede para a calçada da instituição, na Avenida Paulista: o espetáculo Retirantes, aborda o sonho com uma vida nova cuja trama é contada por meio de poesia, música e arte circense. Nos sábados e domingos, às 16h, a peça Jogo de Imaginar segue em cartaz na Sala Vermelha, com novas sessões da bem-sucedida temporada estreada em outubro do ano passado na instituição.

As programações são gratuitas e livres para todos os públicos. O acesso para o Arte na Rua é sem ingresso, nem restrição de número de público. Para assistir a Jogo de Imaginar, os ingressos devem ser reservados na plataforma INTI pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Ainda em junho, no dia 17, estreia a segunda temporada do ano do IC para Crianças, com novos vídeos sempre aos sábados, a partir das 11h, no site e canal do YouTube do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural). A série, intitulada Elementos da natureza, é conduzida pela artista visual e educadora Luiza Zelada, que usa elementos orgânicos, como folhas e flores, para a criação de colagens e carimbos, pinturas mágicas, seres da natureza, lanternas de bexiga com plantas secas e papel, vitrais de flores com giz de cera e muito mais.

Arte na Rua

O espetáculo teatral-circense musical e poético da Trupe Baião de 2, Retirantes, apresenta um casal recém-chegado a uma nova cidade, que vai montando o seu lar enquanto apresenta ritmos, danças, poesias e objetos compondo suas lembranças. Os personagens ganham vida pela interpretação de Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, e o repertório musical é interpretado ao vivo pelos músicos Ivan Alves e Juliana de Deus.

Em clima de festa, o espetáculo começa com um pequeno cortejo, seguido de um número de perna-de-pau ao ritmo do coco, convidando o público a se aproximar e conhecer uma história composta por elementos típicos da cultura nordestina. Nesse contexto, as malas são elementos cênicos importantes, que carregam os sonhos desse casal e trazem a esperança e expectativa dessa vida nova.

Na encenação, técnicas circenses como equilíbrio, acrobacias e a perna de pau misturam-se a elementos da cultura popular para trazer uma memória afetiva à trama que se passa no universo sertanejo. Assim, provoca o público a refletir sobre os momentos de vida que forjam retirantes, que tem de abandonar os seus lugares de origem em busca de um sonho ou de uma vida melhor.

Jogo de Imaginar

Em cartaz no Itaú Cultural desde outubro de 2022, quando a Cia Barracão Cultural foi convidada a criar uma montagem para marcar a retomada das atividades presencias para crianças na instituição, Jogo de Imaginar segue com cadeira cativa na programação de sábado e domingo de junho.

O texto escrito por Lucas Moura e dirigido por Thais Medeiros leva à cena os atores Caio Teixeira e Guilherme Wander em uma brincadeira de imaginação guiada pela história de Eulindo, um garoto que não conhece a sua origem. Ele sabe apenas que o seu avô era uma pessoa incomum, esperta e que teve muitas profissões. A partir de um pedaço de máscara que herdou desse avô, o menino sai em busca de respostas sobre sua história e acaba entrando em um teatro, transformando essa procura em uma grande aventura de descobertas das origens do teatro e da sua própria ancestralidade negra.

Na viagem, Eulindo vai para o Egito e para a Grécia antiga, visita os homens das cavernas, aprecia a Commédia Del’Arte, peças de Shakespeare e as tradições do teatro nas Américas. Por fim, chega ao Teatro Experimental do Negro, criado pelo escritor, artista visual, teatrólogo, político e poeta brasileiro Abdias do Nascimento (1914-2011), um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras. Em 2016, Abdias foi homenageado em uma mostra da série Ocupação, no Itaú Cultural.

Para o ator Caio Teixeira, o espetáculo apresenta um olhar que muitas vezes não está presente com qualidade na academia ou na escola. “É legal falar de Shakespeare ou estudar a Commédia Del’Arte, mas também tem outras partes, como o teatro de Abdias do Nascimento, de Benjamim de Oliveira ou os griôs, que não são tão estudados”. E o também ator Guilherme Wander complementa sobre a importância de trazer esses olhares também para as crianças: “Muitas vezes o diálogo preto não é visto como algo de fato relevante. Mas é a nossa história que também sendo contada ali”, reflete.

Sobre os convidados

Ivan Alves é ator, músico, mimico, diretor musical e criador de trilhas sonoras, em especial trilhas circenses.

Guilherme Awazu é educador físico e acrobata. Dedica-se às portagens (pegadas e criação de figuras corporais em conjunto) e ao reconhecimento da perna de pau como materialidade de virtuose circense.

Rachel Monteiro é arte educadora dedicada à prática e ao ensino de acrobacias coletivas e perna de pau – seja de forma isolada ou misturadas. Criou o coletivo de estudos na perna de pau Pernaltas de Quinta.

Juliana Eva é cantora, letrista e intérprete. Dá aulas de canto, voltadas à compreensão de que o corpo é voz.

Luiza Zelada é artista visual e educadora, formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Atua como educadora em cursos e oficinas de artes gráficas realizadas por instituições culturais de São Paulo. Em paralelo, é dona da marca Luze Prints, que produz de forma independente peças de estamparia artesanal. Usando a técnica da serigrafia, cria estampas originais, divertidas e um tanto provocadoras.

Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção proposto a realizar projetos que priorizem pesquisas de temas e de linguagem que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Há mais de 20 anos tem um exercício permanente de criação e produção de espetáculos – seja para o público adulto ou infanto-juvenil, concebidos para ruas e espaços abertos –, sempre com boa acolhida de crítica e da plateia.

SERVIÇO:

Arte na Rua

Retirantes, com Trupe Baião de 2

Dias 11 e 18 de junho (domingos), às 15h

Local: calçada do Itaú Cultural

Duração: 30 minutos

Capacidade: livre

Classificação Indicativa: livre

Gratuito

https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923

FICHA TÉCNICA:

Artistas circenses: Rachel de Boa e Guilherme Awazu

Músicos: Juliana Eva e Ivan Alves

Espetáculo Jogo de Imaginar

Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho (sábados e domingos), às 16h

Local: Sala Vermelha (3º andar do Itaú Cultural)

Duração: 50 minutos

Capacidade: 70 pessoas

Classificação Indicativa: Livre

Gratuito
Ingressos: reservas pela plataforma INTI: https://itauculturaleventos.byinti.com/#/ticket/

https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923
FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Lucas Moura

Direção: Thaís Medeiros

Atuação: Caio Teixeira e Guilherme Wander

Trilha sonora e canções originais: Morris

Direção de Arte (cenografia, figurino e adereços): Eliseu Weide

Luz: Ayra Flores

Voz off: Eloisa Elena

Orientação corporal: Thiago Andreuccetti

Coordenação Técnica: Maurício Mateus

Confecção de cenografia, figurinos e adereços: Atelier Bordel

Confecção de adereços de luz: Tetê Ribeiro e Emerson Fernandes

Projeto gráfico: Raoni Bessa

Fotos de divulgação: Sabre Fiorentino

Assistência de Produção: Alê Picciotto e Tetê Ribeiro

Concepção do projeto e coordenação geral: Eloisa Elena

Produção: Barracão Cultural

Realização: Itaú Cultural

IC para Crianças

Nova temporada a partir de 17 de junho (sábado), às 11h

Em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

https://www.itaucultural.org.br/presskit/mostra-rumos-2017-2018/images/resized_libras.jpg?crc=3894348923

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

Terças-feiras a sábados, das 11h às 20h

Domingos e feriados, das 11h às 19h

Informações: telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!