GRATUITO e ONLINE. Grupo Rosas Periféricas, abre programação para crianças e jovens

O Grupo Rosas Periféricas, atuante no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, dá início ao projeto Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro, contemplado na 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, com a realização de saraus, oficinas e grupos de teatro convidados. O projeto tem duração de dois anos e a primeira etapa está em andamento. As atividades online abertas ao público (todas grátis, pelas redes sociais do grupo) já começaram.

Em abril, acontecem três oficinas de arte para crianças e jovens, que se estendem até final de maio, com inscrições pelo Facebook do Grupo Rosas Periféricas: Brincadeiras de Rua com Fellipe Michelini (03/04 a 22/05, sábados, às 11h); Escrita Criativa – Cenopoesia com Jô Freitas (7/4 a 26/5, quarta, às 19h); e Percussão Afro-brasileira com Adriana Aragão (09/04 a 28/05, sextas, às 19h).

Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro busca visibilidade e possibilidade de pesquisa para o grupo de teatro que trabalha em um dos extremos da grande metrópole. Sua produção parte de pesquisas e estudos imersivos no universo da mulher e da criança, no trabalho e na memória do bairro. Durante dois anos, reunirá profissionais, artistas e projetos atuantes no mesmo universo do grupo, que compartilham experiências e trabalhos, tecendo uma rede cultural na periferia. Uma mostra de repertório do Grupo Rosas Periféricas acontecerá ao longo do projeto com produções realizadas entre 2009 e 2019, incluindo os infantis Rádio Popular da Criança (2013), e Ladeira das Crianças – TeatroFunk. Na programação tem ainda a edição de um livro com a trajetória do grupo e a produção de um filme com todo o processo do projeto Rosas Faz 10 Anos. Com esta jornada, o Rosas Periféricas pretende refletir sobre o próprio trabalho, a partir do distanciamento produzido pelo tempo e pela revisitação de sua obra, além de concretizar diálogos artísticos e comprovar que o público periférico pode e deve acessar a arte, mesmo que pareça algo distante.

Para crianças e jovens

Oficina: Brincadeiras de Rua

Ministrante: Felipe Micheline

03, 10, 17 e 24 de abril. Domingos, às 11h

01, 08, 15 e 22 de maio. Domingo, às 11h

Inscrições: Online – Facebook/rosas.perifericas (plataforma Google Meet).

Grátis. Público alvo: a partir de 7 anos. 20 vagas. Duração: 1h.

A oficina Brincadeiras de Rua convida crianças a partir de 7 anos para a criação de um espaço online de jogos, brincadeiras e construção de brinquedos. Com muita diversão, alegria e arte, Felipe Michelini conduz os pequenos pelo universo lúdico dos jogos, das cantigas e dos brinquedos de diferentes regiões do Brasil. A oficina é composta por oito encontros online. A cada aula, Felipe e as crianças vão brincar de imaginar, contar histórias, reinventar os espaços das casas, construir brinquedos e criar jogos. A oficina promete ser um espaço online para todos contarem suas histórias, levar suas vivências e inventar novas brincadeiras para descontrair nesse momento de isolamento social.

Oficina: Escrita Criativa – Cenopoesia

Ministrante: Jô Freitas

Jô Freitas  é atriz, poeta e escritora. 

07, 14, 21 e 28 de abril. Quarta, às 19h

05, 12, 19 e 26 de maio. Quarta, às 19h

Inscrições:  Online – Facebook/rosas.perifericas (plataforma Google Meet).

Grátis. Público alvo: a partir de 14 anos. 20 vagas. Duração: 1h.

A oficina Escrita Criativa – Cenopoesia ocorre a partir do cenário de saraus literários e slams de poesia, onde o corpo se torna um elemento fundamental para a expressão da palavra. Nessa oficina, por meio de jogos cênicos e exercícios de construção poética escrita e corporal, as(os) participantes vivenciam exercícios de consciência e expressão corporal individual e coletivamente, aliados à concepção de construção poética. Ao final, acontece apresentação de performances, cenas e poesias desenvolvidas na oficina.

Oficina: Percussão Afro-brasileira

Ministrante: Adriana Aragão

09, 16, 23 e 30 de abril. Sexta, às 18h

07, 14, 21 e 28 de maio. Sexta, às 18h

Inscrições:  Online – Facebook/rosas.perifericas (plataforma Google Meet).

Grátis. Público alvo: a partir 14 anos. 20 vagas. Duração: 1h.

Ministrada por Adriana Aragão, a oficina de Percussão Afro-brasileira tem o objetivo de proporcionar aos jovens da comunidade uma vivência da cultura, da música e dos ritmos afro-brasileiros. O foco é a preservação de nossa diversidade cultural por meio de vivências e exercícios rítmicos com abordagem histórica (oralidade e prática da cultura de matriz africana), habilitando os participantes à prática de tocar um instrumento ou um objeto sonoro de forma consciente. Serão trabalhados os ritmos maracatu, samba reggae e coco.

  

Os demais eventos da programação de Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro estão disponível nas redes sociais do Grupo Rosas Periféricas: Instagram/rosasperifericas; Facebook/rosas.perifericas; Youtube/RosasPeriféricas

 

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!