GRATUITO – Mundo Energia evento sobre sustentabilidade com entretenimento e diversas atividades e brincadeiras educativas

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, realiza na capital paulista o Mundo Energia.

A ação será composta por dois eventos gratuitos e abertos ao público com objetivo de proporcionar entretenimento e diversas atividades e brincadeiras educativas sobre os temas da sustentabilidade e do consumo consciente de energia.

A iniciativa é voltada para toda a família: crianças, jovens e adultos das comunidades e bairros nas zonas Norte e Sul de São Paulo.

Com expectativa de três mil visitantes em cada evento, o Mundo Energia ocorre nos finais de semana dos dias 26 e 27 de novembro no Parque da Juventude, e nos dias 3 e 4 de dezembro no Parque Praia do Sol — Guarapiranga, em ambas as datas das 9h às 17h.

Dividido em espaços temáticos (Mundo para Preservar, Mundo para Criar, Mundo para Aprender e Mundo para Energizar), o Mundo Energia será organizado em três áreas de atividades em cada um dos espaços.

A primeira com ações educativas e abordagens lúdicas para que as crianças aprendam brincando.

A segunda área trará propostas de entretenimento didático como jogos e brincadeiras, envelopados com uma narrativa sustentável.

Já a terceira área será informativa para adultos com acesso a conteúdos e atividades relacionados ao tema.

A primeira tenda que o visitante terá contato será a “Mundo Enel”, formada por pufes de descanso; exposição de fotos apresentando os programas socioambientais da Enel; área com wi-fi e torres para carregamento de celular; espaço para pequenas apresentações; e parede de escalada, ilustrada com os símbolos das 17 metas que compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). E mais: as crianças ainda poderão participar da Oficina de Pipas do Juca Energia, mascote Enel, que enquanto ensina como se faz uma pipa também dá dicas aos pequenos de como brincar com segurança e bem longe da fiação da rede elétrica.

O Mundo Energia ainda traz o lounge Enel Compartilha, com informações e uma gama de projetos e serviços oferecidos pela Enel à população, viabilizados pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, como: pontos educativos para coleta seletiva de resíduos recicláveis; totens informativos e promotores treinados para dar todas as informações sobre economia e consumo consciente de energia, onde as pessoas poderão trocar lâmpadas comuns por modelos em LED, além de se cadastrar para concorrer a troca de geladeiras. No lounge Enel Compartilha, os visitantes ainda poderão aproveitar para buscar oportunidades no mercado de trabalho e fazer inscrição em programas de capacitação. Os participantes também poderão fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto na conta de luz de famílias de baixa renda. Para se cadastrar nos diversos serviços Enel, o participante deverá levar um documento com foto e a conta de energia da Enel mais recente.

No espaço “Mundo para Preservar”, os temas vão girar em torno de atitudes sustentáveis que, quando aplicadas no dia a dia, geram impactos positivos na vida de todos. E, para aprender brincando, as crianças participarão de uma oficina de brinquedos com peças descartáveis, tobogã e oficina de pequeno confeiteiro.

Na tenda “Mundo para Aprender”, as atividades serão pautadas em torno de economia e consumo consciente de energia elétrica e outros recursos naturais. No local, as crianças terão acesso à oficina de instrumentos com material reciclável; carrossel alimentado por uma estação de bicicletas que poderão ser pedaladas pelos adultos; jogo de perguntas; e o desligooool, desafio cujo objetivo é chutar bolas para acertar (ou desligar) os eletrodomésticos que mais consomem energia.

No “Mundo para Criar”, as novas tecnologias e alternativas energéticas serão os temas abordados, mostrando aos visitantes que as soluções para o futuro dependem das atitudes de agora. No local, as pessoas poderão entrar em um ônibus, a Nave Educacional Enel, com óculos de realidade virtual que vai transmitir conteúdos com mensagens sobre sustentabilidade, além de jogo da memória de energias alternativas. Os pais e filhos também poderão competir em uma gincana com circuito de provas e desafios que vai testar o conhecimento dos presentes sobre energias renováveis.

Com o tema “Mundo para Energizar, essa tenda vai mostrar que gestos e atitudes simples do dia a dia têm grande importância para que todos tenham um futuro melhor com acesso à energia boa e abundante. No espaço, que encerra o circuito de atividades, haverá oficina de desenho; pula-pula gigante, produzido com matéria-prima reciclada e dentro das normas de compensação de carbono; e oficina de customização de vasos e plantio de mudas de suculentas.

A programação do Mundo Energia também prevê as seguintes apresentações: Escola de Samba Mocidade Alegre, banda Batuque do Gato, Coral Infantil Trovadores Mirins, Batalha de Rapper, Mágico Caetano Miranda, Dr. Plástico, H quase dois ó, Jogos Corporais Curumim, Fantoche Sr. Mia Gato e Contação de Histórias – Cia Mala de Ébano, além de praça de alimentação, corridas infantis, espaço de exposição e venda para empreendedores e seus produtos, fonte de economia criativa, distribuição de algodão doce e muito mais.


Ao visitar cada “Mundo”, o visitante recebe um carimbo e no final do circuito, munido de todos os carimbos de cada espaço, a criança levará para casa um kit de material escolar.

Toda a ação será carbono neutro, ou seja, a Enel fará a compensação dos gases de efeito estufa emitidos durante as ações nos dois parques.

Evento: Mundo Energia

Dias 26 e 27 de novembro Parque da Juventude Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 — Carandiru

3 e 4 de dezembro Parque Praia do Sol Av. Atlântica — Jardim Três Marias, São Paulo – SP, 04772-001

Horário: das 9h às 17h.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Escola de Teatro

Agende uma aula experimental
Whatsapp 11 96591 9915

Sampa com Família

Parceiros

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!