GRATUITO. Sites e apps para aprender programação de forma divertida

Manter as crianças longe das telas é, muitas vezes, uma tarefa difícil. Mas se não pode vencê-las, que tal se juntar a elas e usar o computador, o tablet ou o celular para desenvolver uma habilidade necessária para o futuro?
Cada vez mais nossa vida está cercada pelos códigos e algoritmos e decifrá-los é uma habilidade fundamental para quem quer criar coisas novas.
E quem fala isso não é só a gente. Olha só…
“Aprender a programar não é só importante para o seu futuro. É importante para o futuro do país. Não compre um videogame apenas, faça um.
Não fique apenas jogando no celular, aprenda como programá-lo!”.
Essas foram as palavras do então presidente dos EUA, Barack Obama, ao se referir ao projeto A Hora do Código (leia mais sobre isso abaixo).
Se você não pensa que programar é chato, esta é a oportunidade exata para conferir que dá pra fazer tanta coisa – de arte a jogo, de sistemas a apps – que o “coding” é muito, mas muito divertido!
Separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a dar o primeiro passo no maravilhoso mundo do zero e um.
Let’s code!!!!
Separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a dar o primeiro passo no maravilhoso mundo do zero e um.
< Scratch >
O nosso queridinho aqui na Explore é a plataforma do gato laranja mais simpático da Aprendizagem Criativa: o Scratch. Com ele você pode programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas. O legal é que dá para hospedar seus projetos na plataforma e compartilhar com todos.
Segundo seus criadores, “o Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente – habilidades essenciais para a vida no século XXI”.
Disponível para diversas plataformas (Windows, macOS, ChromeOS, Android).
< A Hora do Código >
Aprender a programar com a ajuda de personagens de Star Wars, Angry Birds e MInecraft fica muito mais divertido. Isso é possível na plataforma A Hora do Código.
A plataforma começou “como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e ampliar a participação na área desta ciência”.
code_combat.jpg
Disponível na versão web
< Light bot >
Neste aplicativo, comandamos um robozinho na missão de fazê-lo chegar a um quadrado azul e acender uma luz.
Durante as diversas fases do jogo, cada vez mais complexas, desenvolvemos o raciocínio lógico, fundamental em qualquer linguagem de programação.
Lightbot.png
Como acessar: https://lightbot.com/
Disponível para diversas plataformas (Android, iOS, web)
< Code Monkey >
Seguindo a linha dos personagens simpáticos e carismáticos, o Code Monkey talvez seja o que melhor trabalhe a questão da história por trás dos objetivos do jogo.
Começamos assistindo uma curta animação em que vemos um gorila grande e “malvado” roubando as bananas do nosso personagem, um pequeno macaco indefeso.
Code Monkey Print.png
Após chorar e não conseguir impedir o roubo, resolve ir atrás do gorila para recuperar as bananas. Mas para isso precisamos dar os comandos corretos para avançar fase após fase até conquistar esse objetivo. É um dos meus preferidos.
Disponível na versão web
E você, conhece algum outro site ou app similar? Conta para a gente, vamos adorar conhecer.

Tags

Busca

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anália Franco: 11 99568-7320
Morumbi: 11 93040-2110

Sampa com Família

Parceiros

Desconto com o código SAMPACOMCRIANCAS
Clique no Banner

Lektrik: Um Festival de Luzes - São Paulo - Reserve seus Ingressos
Clique no Banner

Facebook

Arquivos

Quem Escreve

Ana Paula

Sou Ana Paula Alcântara Porfírio, trabalho em horário integral como mãe, sou casada, com um príncipe chamado Júnior, tenho dois filhos a Manuella e o Arthur, que fazem meus dias mais felizes!

Vou dividir com vocês nossos passeios, dicas de programas com crianças, experiências e sentimentos da maternidade!